Husqvarna Vitpilen 901 2024: Uma nova tentativa para vingar nas naked!

By on 17 Abril, 2023

Já no final deste ano, os responsáveis da Husqvarna querem iniciar uma nova tentativa de ganhar uma posição na categoria média das motos naked – com a ajuda de uma nova Vitpilen 801 ou 901 há muito aguardada, e com a sua homóloga Svartpilen, ambas impulsionadas pelo potente motor de dois cilindros em linha da KTM!

Depois do Pierer Mobility Group, proprietário da KTM, assumir a Husqvarna da BMW em 2013, a Vitpilen e a Svartpilen 401, bem como a Vitpilen e a Svartpilen 701, foram os primeiros modelos desenvolvidos sob a égide da Pierer. É verdade que esses modelos do sistema modular da KTM usaram os monocilíndricos da 390 Duke e da 690 Duke, mas no seu próprio posicionamento e com seu próprio estilo.

A mesma receita agora também é usada na Norden 901, que é baseada na KTM 890 Adventure. No entanto, quando foram introduzidas, a Vitpilen e a Svartpilen 701 já haviam desaparecido – a produção da café racer Vitpilen e da prima scrambler foi descontinuada após apenas dois anos e meio devido à falta de sucesso.

Husqvarna Vitpilen 901 ou 801?

Já no final deste ano, os austro-suecos vão a tentar uma nova abordagem para ganhar uma posição na classe média das motos naked – com a ajuda de uma nova Vitpilen há muito esperada e a sua contraparte Svartpilen, movida pelo motor LC8c KTM de dois cilindros em linha.

Isso mesmo pode ser visto claramente nas fotos que os nossos colegas austríacos da 1000PS tiraram de uma moto de pré-produção. Neste momento, no entanto, ainda há informações conflituantes sobre a configuração exata: uma variante significa adotar o bicilíndrico usado na 790 Duke da KTM. Isso significaria 95 cv de  potência e 799cc de cilindrada, assim como a possibilidade de limitar o motor a 48 cv para utilizadores de licença A2. No entanto, achamos que a segunda variante é mais provável – a Vitpilen 901, como deve vir a ser chamada, seria motor na mesma configuração da Norden 901. Isso significa 90cc a mais de cilindrada do que no 790 Duke e com pouco mais de 105 cv, um pouco menos de potência de pico, mas um pouco mais de binário do que a KTM 890 Duke.

Ambas as opções têm em comum o quadro tubular de aço e a maior parte da componente ciclística, como o braço oscilante da roda traseira, suspensão e amortecimento WP, além dos travões J.Juan da 890 Duke. A suspensão ajustável dianteira, é aparentemente retirada da 890 Duke R.

Linguagem de design independente e refinada

Estilisticamente, a KTM e Husqvarna têm muito pouco em comum e, em comparação com os seus antecessores, a equipa de design liderada por Gerald Kiska parece ter dado um passo em direção a uma aparência geral mais agradável. Tanto a Vitpilen 801 quanto a 901 e a sua homóloga Svartpilen são baseados na conhecida linha de design Husqvarna, que foi originalmente introduzida nos antecessores monocilíndricos e desenvolvida com a Norden 901.

Numerosos elementos bem conhecidos, como as já conhecidas lâmpadas dianteiras e traseiras, o design típico do design, o design do escape e também o design do sub-quadro traseiro de alumínio fundido, aparentemente também são usados ​​nesses dois modelos. Pelo menos é o que sugere uma observação atenta nos modelos pré-série das fotos, que parecem estar quase prontos para produção em série.

No geral, no entanto, ambas as motos parecem mais musculosas e geralmente mais agradáveis ​​do que os modelos anteriores. No entanto, os dois modelos não diferem um do outro tão claramente quanto antes: a Svartpilen, como antes, destaca-se da Vitpilen com o seu guiador mais alto e o assento acolchoado um pouco mais confortável.

A Vitpilen ainda será a versão um pouco mais desportiva, mas sem atrapalhar muito a contraparte da KTM. Ambos os modelos serão apresentados no outono de 2023.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments