Os pioneiros de Hamamatsu: Suzuki Katana e Jimny
A Suzuki continua a sua ronda pelos veículos míticos que criou, tanto em duas como em quatro rodas. No segundo capítulo desta série de pioneiros, destaca a GSX 1100 S Katana e o 4×4 Suzuki Jimny LJ10, lendas afiliadas cujo espírito se mantém mais vivo do que nunca e se vê refletido nos seus descendentes atuais.
O espírito e o design básico de ambos continuam vivos até hoje com a moderna Katana e o Jimny PRO, que se podem encontrar nos concessionários da marca e continuam a cativar os amantes de automóveis e motos de caráter único.
Suzuki Katana: a primeira naked moderna
Lançada no final da década de 1980 (como a série SJ do Jimny), a Suzuki Katana é uma das motos mais míticas da história. Este modelo marcou um antes e um depois na história do design e das motos esportivas. Foi a moto mais rápida do mundo e quebrou todos os esboços, com um design icônico e inovador que atraiu todos os olhares e fez dela um sucesso imediato de vendas. A GSX 1100 S Katana criou, décadas antes de atingir sua popularidade atual, o segmento das naked esportivas, muitas das quais se inspiraram no seu design e conceito.
O design da Katana original é obra da equipa Target, liderada por Hans Muth. A versão de produção era quase idêntica ao protótipo, com uma espetacular “flyline”, que fundia quatro componentes principais de uma moto (carenagem, farol dianteiro, tanque de combustível e assento) em uma unidade de design e aerodinâmica.
Esta filosofia de design foi aplicada em toda a moto, com o objetivo de torná-la mais simples e leve. O chassi e o motor, derivados da GSX 1100, passaram por muitas modificações para dar ao conjunto um comportamento mais esportivo e um peso de 272 quilos. Com 110 cv às 8.500 rpm, a Katana conquistou acelerações extraordinárias e foi a primeira moto de produção da história a ultrapassar os 230 km/h.
O modelo foi ganhando tanta popularidade em todo o mundo que a gama Katana foi crescendo incluindo variantes com motores de 750, 650, 400, 250 e 125 cc. A herança deste modelo mantém-se ainda hoje com a nova Suzuki KATANA, lançada em 2019 e desenvolvida sob o conceito “Criar uma nova lenda de rua”.
Suzuki Jimny: o primeiro todo terreno ultracompacto
A Suzuki começou a desenvolver em 1968 o primeiro protótipo do que hoje usamos como Suzuki Jimny. Entre 1971 e 1980 fabricou-se a primeira geração de um pequeno gigante cujo conceito inicial era tão simples quanto inovador: “um mini automóvel 4×4 que pode rodar por estradas difíceis e ir a lugares onde os veículos não podiam ir no passado”.
O LJ10 Jimny ((Light Jeep 10) tinha uma carroçaria estreita, com teto e portas removíveis. No seu interior tinha três assentos, mais um espaço para o pneu suplente, que não podia sobressair da carroçaria para manter o comprimento total abaixo dos 3 metros e poder ser homologado como ‘Kei Car’ no Japão. Assim nasceu o Jimny da série LJ 10, o primeiro veículo 4WD da Suzuki, que também se tornou no primeiro todo-o-terreno de tamanho mini, rompendo a tradição de um segmento habituado aos veículos de dimensão elevada e cilindrada.
O conceito básico começou a ser apurado e em 1972 o LJ20 foi lançado com um motor mais potente refrigerado a líquido e com a frente redesenhada. Para demonstrar a sua capacidade e robustez, um Jimny LJ20 participou na mítica Baja 1000, terminando intacto após 34 horas de competição todo-o-terreno.
0 comments