Pneus poluem mais do que os gases de escape

By on 28 Fevereiro, 2023

Cientistas britânicos dizem que os pneus poluem o meio ambiente 1.850 vezes mais do que as emissões dos motores de combustão interna.

A Emissions Analytics, uma empresa de pesquisa independente do Reino Unido, publicou os resultados de testes de pneus, segundo os quais o material particulado que ocorre durante o processo de desgaste da borracha causa danos ambientais 1.850 vezes mais graves do que os gases de escape. Uma declaração séria, especialmente no contexto de uma tendência à eletrificação universal.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores testaram quatorze jogos de pneus no mesmo carro. Segundo os pesquisadores, o grau de poluição é influenciado por muitos fatores: a composição do composto do pneu, o grau de desgaste, o estilo de condução e, claro, o peso do veículo. O último ponto é uma pedra pesada no jardim dos veículos elétricos, cuja grande massa se deve ao uso de baterias pesadas.

É claro que um valor tão exato – um excesso de 1850 vezes – implica reforço com factos. A Emissions Analytics afirma que se refere neste estudo aos malefícios do material particulado; nos seus estudos não levam em consideração, por exemplo, o dióxido de carbono emitido pelos motores. E as partículas sólidas resultantes da combustão de combustível (especialmente pesado, diesel) são capturadas com bastante eficiência pelos modernos sistemas de filtragem. Além disso, os novos padrões Euro-7, cuja introdução não está longe, já obrigaram os fabricantes de automóveis a limpar ainda mais profundamente os gases de escape das partículas sólidas, o que significa que a proporção declarada só aumentará no futuro.

Que conclusão os motociclistas podem tirar disto? Tudo é simples aqui: as motos e o assunto em questão são visivelmente mais ecológicos do que os carros. As motos têm apenas duas rodas contra quatro, enquanto a área de contato de uma roda de moto também é infinitamente menor do que a de uma roda de carro. As motos são muito mais leves que os carros. Por fim, e quanto ao estilo de condução, não depende do veículo, mas sim da pessoa!

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments