O programa Yard Built da Yamaha apresentou oito estreias europeias no Wheels & Waves

By on 22 Junho, 2017

O programa Yard Built da Yamaha apresentou  neste verão no Wheels & Waves 2017 com nada menos do que oito novas construções personalizadas, todas elas focadas nas máquinas XSR700 e XSR900 da gama Sport Heritage da Yamaha.  Esta nova geração de criações Yard Built tem um envolvimento nacional marcado, tendo sido desenvolvida em colaboração com: um distribuidor Yamaha nacional, um construtor de motos personalizadas local e uma revista de motos personalizadas nacional.

Dando continuidade aos valores fundamentais do programa Yard Built, os oito projetos provêm da Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Grécia, Suíça, Reino Unido e França. A filosofia Yard Built de personalização sem modificações significativas no quadro e no motor foi respeitada por todos os envolvidos e simplificada pela potente XSR, uma máquina que recebe a personalização de braços abertos sem perder a sua capacidade de proporcionar uma condução envolvente e emocionante.

“Este é um projeto realmente fascinante para nós”, comenta Cristian Barelli, Coordenador de Marketing da Yamaha Motor Europe. “À medida que a plataforma Yard Built evolui e ganha raízes em cada um dos países europeus, verificamos que as construções apresentam-se cada vez mais originais. A conjugação de todas estas qualidades é uma excelente oportunidade para ver os projetos feitos com máquinas XSR que unificam a potência e a diversão, apresentando muitas diferentes abordagens e visões dos construtores dos diferentes países. Cada uma destas construções também transmite uma mensagem simples mas incisiva. Ou seja, embora a XSR seja uma moto muito simples de personalizar, oferece possibilidades quase ilimitadas para uma experiência realmente pessoal e única, proporcionando ao mesmo tempo uma experiência incomparável, com as motos padrão.”

A Yamaha Motor Italy contou com a colaboração dos construtores de motos personalizadas OMT GARAGE e dos parceiros da área da comunicação social da Ferro Magazine para fazerem um projeto com base numa XSR900. Decidiram transformar a XSR numa “scrambler de alta performance” que exibe a versatilidade da máquina para uma utilização dupla.

“A XSR é uma excelente base de personalização”, comenta a OMT. “É uma mota de estilo clássico com uma alma agressiva com imensas possibilidades de personalização. Adoramos o bloco do motor compacto e musculado, e o design do quadro que, com apenas um tratamento de polimento elegante, ficará perfeito. Em suma, a nossa filosofia é: “Menos é mais”.”

A Ferro Magazine acrescenta: “A nossa scrambler XSR900 é um conceito totalmente novo. Para a Ferro Magazine, uma moto especial deve ser encantadora, maravilhosa e rebelde. O trabalho em parceria com a OMT Garage foi uma experiência única; os irmãos Troiano conseguiram conjugar uma forte manobrabilidade com uma visão marcante numa única moto. Esta mentalidade de empenho absoluto em cumprir o objetivo e estabelecer novos limites é fulcral para enfrentar os desafios apresentados por nós e pela Yamaha Italy, para que seja concebida uma Yard Built ambiciosa para o público super qualificado do Wheels & Waves.”

A Yamaha Motor Germany contactou um nome de confiança que não requer qualquer tipo de apresentação no mundo Yard Built da Yamaha: o icónico construtor Marcus Walz da WalzWerk Motorcycles. Tendo já contribuído há dois anos com a espetacular interpretação da Yamaha XV950 para o programa, “El Raton Asesino”, Marc está bastante familiarizado com a filosofia Yard Built. Em parceria com a CustomBike Magazine, os colaboradores focaram-se na XSR700 para construir uma máquina ao estilo Tracker.

“Na minha opinião, a XSR700 é a moto de lazer perfeita”, afirmou Marcus Walz. “É super leve, super fácil de manobrar e bem equilibrada. Todas estas caraterísticas são a base ideal para uma moto personalizada espetacular!”

“É impressionante vermos até onde a plataforma Yard Built da Yamaha conseguiu chegar e a quantidade de motos personalizadas espetaculares baseadas na filosofia da Yamaha que foram criadas desde o início”, prosseguiu a CustomBike. Como representantes da revista mais antiga de motos personalizadas da Europa, queremos acompanhar a Yard Built deste ano com Marcus Walz e mal podemos esperar pelo resultado final. Por essa razão, decidimos criar um artigo sobre a construção da Yard Built Yamaha XSR 700 pela WalzWerk que pode ser acompanhado nos próximos três números da nossa revista.”

A Yamaha Motor Spain optou por colaborar com os construtores da Cafe Racer SSpirit devido à sua confiança nestes mestres artesãos espanhóis para criarem algo verdadeiramente único. Optaram pela XSR700 e utilizaram a sua magia para construir um ícone moderno que presta homenagem às motos de competição dos anos 70 e 80, uma verdadeira café racer.

O projeto foi claro”, confirmaram. “Queríamos construir algo completamente diferente. Não queríamos realizar apenas ligeiras modificações, mas sim uma personalização completa. Tivemos como objetivo construir uma moto de “competição” inspirada nas motos dos anos 70/80 com um único banco, guiadores rebaixados e escape de competição, respeitando os requisitos de construção de uma moto legal para circulação na via pública.”

“Por darmos maior ênfase ao aspeto de “competição”, optámos por dar o nome de “XS700-R” à nossa criação.

Depois de removermos toda a carenagem, banco, luzes e acessórios, começámos por analisar como o kit de carroçaria impresso em 3D poderia ser instalado no quadro. Em seguida, começámos a trabalhar na carenagem, dobrando e adaptando as peças metálicas e simulando o visual final do depósito de gasolina e o banco monocoque. Depois de aprovada a simulação, em vez de continuarmos o processo com a convencional “fibra de vidro”, contactámos uma empresa de impressão em 3D local (Tumaker 3D) para a digitalização e impressão do kit de carroçaria. Tudo, exceto a base do banco devido à rigidez necessária, foi elaborado em 3D. Com um kit de carnagem digitalizado e pronto para impressão, a nossa intenção consiste em oferecer este kit ao público juntamente com instruções de montagem (instalação fácil com design “plug and play”).”

A Yamaha Motor Portugal associou-se aos construtores locais Maria Riding Company e à revista REV para concretizar o projeto que comprova a facilidade de transformação que a XSR700 permite e fizeram uma máquina ao estilo Tracker divertida e versátil. Deram-lhe assim um toque Yard Built com um nome aventureiro adequado, “The Orbiter”.

“A Orbiter é uma nova abordagem da moto de todo-o-terreno”, afirmaram. “Esta moto foi concebida para descobrir e explorar campos com liberdade e diversão. A combinação do intenso motor de 689 cc com um quadro leve, juntamente com a nova suspensão dianteira, proporciona uma moto de resposta imediata e fácil de conduzir em terrenos e pistas desconhecidos.”

“Desprovida dos componentes desnecessários e reformulada para atingir todo o potencial de agilidade das XSR, a Orbiter é perfeita para as missões de reconhecimento em terrenos irregulares e inóspitos.

O visual inspira-se nos veículos de exploração espacial e na tecnologia militar e, com um toque de motocross vintage, resulta num visual original e desportivo.”

Na Grécia, a distribuidora da Yamaha, a Motodynamics, contactou uma das vencedoras das competições Yard Built do ano passado, a Jigsaw Customs. Tendo já chamado a atenção com a sua transformação da XJR1300 no último verão, a Motodynamics sabia que estava em boas mãos nesta nova construção. A Jigsaw Customs optou por uma nova abordagem para a sua construção ao trabalhar na XSR700, inspirando-se nas motos “flat trackers” americanas dos anos 70.

“Baseando-nos na TZ750 de 1975, o nosso conceito consistiu em ajustar o chassis leve, o motor potente e as dimensões compactas de uma XSR700 para os padrões das motos “flat trackers” americanas. A XSR foi completamente simplificada, com jantes de 19″, pneus especiais “flat track”, carenagem feita à mão compacta inspirada nas cores vibrantes dos anos 70 e centro de gravidade baixo que quase toca no solo.”

O distribuidor Hoestettler da Swiss Yamaha associou-se a um nome que é imediatamente reconhecível pelas pessoas que visitaram qualquer uma das principais exposições de motos personalizadas nos últimos dois anos, a Young Guns Speed Shop. Os talentosos jovens construtores também optaram por focar os esforços e a sua visão na criação de uma moto estilo Tracker moderna utilizando a XSR700 como base.

“Pensámos em construir algo que correspondesse exatamente ao ADN que a Yamaha conferiu à XSR700: uma condução diária simples, leve e útil”, afirmaram. “Uma vez que a Yamaha desenvolveu uma base muito descontraída e tecnicamente simples, quisemos mantê-la assim. Não quisemos interferir na ideologia dos engenheiros da Yamaha, porém quisemos apenas adicionar as melhores peças, como jantes Borani, um sistema de travagem Nissin e, obviamente, o excelente escape Akrapovič concebido especialmente para a XSR700.”

“Quisemos, acima de tudo, construir uma street tracker com uma excelente performance e um visual bonito e elegante, com algumas belas peças acessórias, ECU e sistema ABS reposicionados, depósito de alumínio, um banco e uma chapa de matrícula e até mesmo a luz.”

A Yamaha Motor UK não teve quaisquer dúvidas em relação à sua escolha para a construção personalizada, unindo forças com os conceituados construtores de motos personalizadas, a Down & Out Motorcycles. Também optaram por chamar a Bike Magazine, trabalhando em conjunto na XSR700 como uma base para criar a derradeira máquina de aventuras urbana funcional.

O parceiro de comunicação social Bike Magazine tem um sólido histórico de projetos de motos personalizadas, pelo que teve todo o prazer em acompanhar a construção deste projeto divertido e acrescentar bastantes mais milhas à máquina acabada.

A XSR é uma moto tão moderna”, comentou a Down & Out Motorcycles. “A personalização representa um desafio, pois a Yamaha fez tudo bem logo desde o início. Apesar disso, tudo resultou bem e é algo que as pessoas podem facilmente copiar ou até obter inspiração.”

Por fim, a Yamaha Motor France confiou na visão criativa do construtor de motos personalizadas George Woodman para fazer magia na XSR700 e assim criar uma máquina de competição moderna.

“A filosofia estabelecida pela Yamaha é inspiradora e destacou a enorme colaboração entre a música e as motos”, afirma George. “As linhas e o acabamento das guitarras Revstar são o par perfeito para uma café racer e são para mim uma fonte de inspiração. As diferenças subtis que explorámos entre as superfícies brilhantes e escovadas e a madeira inspiram-se diretamente no espírito de duas guitarras da coleção de guitarras Revstar. Achamos que as guitarras são um peça de arte de alta performance e quisemos que a XSR tivesse o mesmo espírito, misturando a nova tecnologia com o estilo vintage com materiais modernos e madeira. O conceito é motivado pela performance subjacente, com características elegantes e provocadoras. Não quisemos esconder a máquina, mas sim expor e celebrar as suas características mais subtis.”

As oito construções concluídas serão apresentadas em toda a sua glória nacional no evento Wheels & Waves 2017 na cité de l’océan, Biarritz, em França, de 14 a 18 de junho

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments