Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

QJ Motor SRK 600 RR 2024: A ‘bomba’ asiática com assistência à condução e flaps!

By on 19 Julho, 2023

A nova QJ Motor SRK 600 RR acaba de ser apresentada na China, o ‘Novo Mundo’ onde o relógio do tempo parece mais acelerado que em qualquer outro ponto do globo. Esta supersport média, inclui um eficiente sistema ABS da Bosch com controle de estabilidade em curvas de série pela primeira vez visto na marca.

A QJ Motor volta a ser notícia, o que significa que esta empresa segue a toda a força. Na Europa, ouvimos cada vez mais sobre esta empresa da Geely Holding, proprietária da Qianjiang Mortorcycle, uma gigante na China com números de vendas vertiginosos. A QJ Motor exporta apenas alguns modelos específicos para a Europa que cumprem com as exigências do nosso mercado.

A mais recente novidade da QJ Motor apresentada na China é a SRK 600 RR, uma desportiva de quatro cilindros que possui um equipamento técnico nada trivial.

Evocação às icónicas ‘seiscentos’ dos 80-90

A SRK 600 RR da QJ Motor evoca-nos lembranças do tempo em que as 600 Supersport eram muito mais que um nicho, verdadeiramente apreciadas e impulsinadas por 4 cilindros com potencias que passavam a barreira dos 100 CV para pesos muito baixos. Marcas japonesas e europeias entraram numa guerra sem quartel, com máquinas verdadeiramente talhadas para a estrada e os circuitos.

O motor desta ‘seiscentos’ entrega uns módicos  81 cv a 11.000 rpm e 51 Nm de binário máximo a 10.500 rpm. Se não fosse pelo pacote eletrónico, esta 600 pareceria-se muito com uma supersport dos idos anos 1980-90. O peso de 225 kg são os quilos da supersport SRK RR, algo acima das icónicas supersport japonesas que conhecemos no passado, do qual a Yamaha R6 exclusiva para circuito e a regressada Kawasaki ZX-6RR são as últimas ‘sobreviventes’ em solo europeu.

No entanto, a SRK RR tem injeção, é apoiada por uma forquilha da japonesa KYB (Kayaba) invertido e é equipada com um moderno sistema de travagem. O pneu dianteiro é 120/70, enquanto na traseira encontramos uns generosos 180/55. Não há comparação com o equipamento simples dessas supersport empolgantes dos anos 80-90, mas em números de potência e peso elas surpreendiam muito mais. Então, o que faz a diferença? A eletrónica dos novos tempos, pois claro.

Pacote eletrónico avançado

Até hoje, a QJ Motor sempre equipou as suas motos com ABS de 2 canais da Bosch. A atualização do MSC na SRK 600 RR é um grande passo e traz consigo  o conhecido “Cornering ABS”. Além deste avançado sistema de segurança, o controle de tração também deve estar disponível em conjunto com outras ajudas eletrónicas , como a regulação do travão-motor e assistente de partida em subidas.

Os sistemas podem ser configurados por meio de um display TFT e as marchas também podem ser trocadas sem embraiagem, graças ao sistema quickshifter. Para completar o pacote, encontramos blocos de interruptores retroiluminados e luzes LED. A SRK tem partida sem chave e a moto pode ser localizada até 50 metros de distância, por via de um transponder.

Chegará à Europa?

São muitos os nostálgicos das 600 quatro cilindros entre os quais nos incluimos, mas infelizmente teremos que esperar um pouco mais para ver o regresso de motos desta natureza. Este modelo em particular pode não encontrar espaço no nosso mercado tão competitivo, será muito mais provável ver as 700’s com motores leves de dois cilindros no Velho Continente.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments