QJ Motor SVT 650 X: Crossover versátil e fácil
Bem construída, a crossover chinesa surpreende com um vigoroso V-twin bom para viajar, graças ao rico equipamento de série.
A QJ Motor está em força no segmento altamente disputado das crossovers de aventura com uma gama de oito modelos diferentes, desde a “pequena” SRT 550 SX à média SRT 700 até à sua ponta-de-lança SRT 800, todas com motores de dois cilindros voltados para a frente.
A estas junta-se a SVT 650, a única com um motor de dois cilindros em V e uma oferta vasta de equipamento. Para além das protecções para as mãos e das barras de proteção, existem punhos e assento aquecidos, blocos retroiluminados, kit de bagagem lateral e mala superior, tudo em alumínio. Esteticamente, distingue-se das outros crossovers da gama pela ausência do “bico” na frente, caracterizando-se, em vez disso, por faróis totalmente em LED e uma ciclística concebida para uma proteção máxima.
Rica em equipamento e com bom preço
O pára-brisas é regulável manualmente e o depósito de combustível (20 litros) tem encaixes profundos para as pernas e proporciona um bom abrigo ao condutor. A altura do assento é de 795 mm ao solo e o peso, com todos os líquidos, é de 218 kg.
A SVT 650 é movida por um motor em V de 645cc com potência declarada de 76 cv @ 9.000 rpm (uma versão de 48 cv também estará disponível para licenças A2) e 65 Nm de binário @ 8.000 rpm.
O quadro é um estrutura em tubo de aço e a suspensão ajustável. O sistema de travagem é fornecido pela Brembo, com discos de 320 mm e pinças radiais na dianteira e disco único de 260 mm na traseira. As jantes raiadas são de 19″ na dianteira e 17″ na traseira e estão equipadas com pneus mistos para enfrentar terrenos offroad leves. Além da tela colorida de 7 polegadas que utiliza tecnologia TFT (com brilho ajustável em 5 níveis), a SVT também possui controles de guiador retroiluminados. Estará disponível em duas cores: preto e verde ou preto e dourado, com um preço na ordem dos 7.490 euros em Itália.
Apetecível nas curvas e nas estradas de terra
A posição de condução da SVT 650 X é invulgar. O assento é confortável, a distância ao solo não é exagerada, mas os pés estão perto da superfície do assento e as pernas ficam muito juntas, especialmente para os condutores mais altos. O motor de dois cilindros empurra com força, com uma entrega linear a todas as rotações (e um ligeiro efeito on/off quando se abre o acelerador novamente). A gama de rotações também não desilude, mas é acompanhada por ligeiras vibrações no guiador, mas nada de muito exagerado.
Entre as curvas é eficaz. O acerto da suspensão (regulável) favorece uma condução alegre, a frente está bem assente no solo e é precisa, mas não se deve exagerar porque o peso sente-se sobretudo nas curvas apertadas e nas mudanças de direção, onde deve ser conduzida com movimentos mais decididos. A caixa de velocidades é precisa, a travagem é potente e controlável. Com uma jante dianteira de 19 polegadas e pneus ligeiramente esculpidos, a SVT também se dá bem fora de estrada, desde que não sejamos demasiado exigentes.
A SVT 650 X da QJ Motor ainda não é comercializada em Portugal. O preço acima referido é o valor a que está a ser comercializada em Itália.
Fonte: InSella.it
0 comments