Qual o Melhor Pneu para Track Days ?
O ter participado recentemente num Track Day, onde tive a oportunidade de rodar nas novas Kawasaki Z900 do Troféu ZCup, pôs-me a pensar qual seria exactamente o melhor pneu para utilizar em pista, sem cair obviamente em pneus de competição pura e dura , slicks e afins.
Nesse sentido decidi realizar uma pesquisa e obter informação de várias fontes tentando aferir que pneu reuniria a melhor combinação entre aderência, durabilidade e custo.
Faz também algum sentido, para quem roda uma vez por outra em pista, considerar que o investimento que vai fazer em pneus possa também ser amortizado em utilização normal no dia a dia e fora do circuito.
Com esse objectivo em mente tratámos de reunir informação de vários fabricantes que incluem na sua gama de pneus referências específicas para uma utilização ao limite e com níveis de aderência extrema para poderem ser utilizados em circuitos de velocidade.
Devemos considerar que hoje em dia todos os fabricantes produzem pneus ao mais alto nível tecnológico e que aqueles que pretendemos identificar já são muitas vezes utilizados em campeonatos regionais e nacionais.
Para além das características dos pneus que iremos analisar, há também a considerar a questão “budget” disponível, já que a diferença de preços entre alguns modelos pode não justificar, quer pelas características semelhantes dos mesmos quer pelo nível de pilotagem e o regime de quem os vai utilizar, investir no mais caro.
Introdução feita passemos então aos pneus !!!
METZELER RACETEC RR
O Metzeler RaceTec RR foi lançado em 2015 como sucessor do pneu RaceTec Interact. Está especialmente dirigido ao segmento da competição e dos Track Days e inclui os mesmos compostos de borracha que o anterior.
A diferença reside no no tipo de opções de perfis para além de um novo desenho dos rasgos que aumentam a drenagem da água em pisos molhados. O Metzeler RACETEC RR está essencialmente destinado a pisos secos pese embora a marca afirme que tem um bom desempenho em qualquer situação.
Os testes têm revelado um excelente comportamento e a Metzeler afirma que a durabilidade do pneu aumentou em cerca de 20% em relação à versão anterior.
Diferentes compostos disponíveis no RACETEC RR
K1 SOFT – normalmente utiliza-se esta versão de borracha mais macia no pneu da frente em conjunto com um K2 na roda traseira.
K2 MEDIUM – Esta é a versão mais utilizada nos TrackDays precisamente pela combinação de uma aderência excepcional com uma maior duração do pneu.
K3 HARD – Esta versão de borracha mais dura é normalmente utilizada em estrada e não em pista pela sua maior duração.
PIRELLI SUPERCORSA SC
Se perguntarem a um especialista de pneus sobre que tipo de pneus recomendaria para competição ou TrackDays certamente que o SUPERCORSA SC da Pirelli será um dos pneus da sua lista de sugestões. O Supercorsa é de facto um pneu muito popular.
Podem pensar que eventualmente este pneu possa estar ultrapassado, considerando os anos que já existe no mercado. No entanto a Pirelli tem todos os anos actualizado o seu modelo referência com novos compostos e diferentes combinações de borrachas de forma a mantê-lo no topo dos pneus desportivos.
Diferentes Compostos disponíveis no SUPERCORSA SC
SC1 SOFT – Como o RR K1 , o SC1 é normalmente utilizado como pneu da frente exclusivamente.
SC2 MEDIUM – A versão mais escolhida já que proporciona uma combinação de excelente aderência com maior duração que o SC1.
CONTINENTAL CONTI RACE ATTACK COMP
O CONTI RACEATTACK já se encontra no mercado há uns tempos e tem vindo pouco a pouco a ganhar reputação nas pistas e nos TrackDays.
Desenvolvido exactamente pelos mesmos “cérebros” que conceberam os dois pneus anteriores, o Conti RaceAttack tem vindo a ser constantemente actualizado e reconhecido pelos seus utilizadores como ao nível dos anteriores.
A grande vantagem dos Conti é que são consideravelmente mais baratos que os restantes, em cerca de 30% menos, dependendo do local onde os comprem.
Se estão a comprar pneus novos então os Conti RaceAttack são uma opção séria a considerar.
Diferentes Compostos disponíveis nos CONTI RaceATTACK COMP
SOFT – Novamente a opção certa para o pneu dianteiro em conjunto com um pneu Mediumpara tráa.
MEDIUM – Excelente grip, mais durabilidade, é a opção da maioria dos pilotos.
DUNLOP D212 GP Pro
Se falarmos de pneus slick de competição ou para Track Days as opções caem normalmente sobre os Dunlop KR/106/108.
Poderemos praticamente assumir que os D212 GP Pro são as versões com rasgos ou desenho desses mesmos pneus. Incluem exactamente a mesma tecnologia nomeadamente o sistema NTEC da Dunlop de construção sem juntas de união.
A Dunlop não deixa os seus créditos por mãos alheias e afirma categoricamente que os seus pneus são superiores a todos os outros… e há que acredite que sim.
O único senão é precisamente o custo elevado dos mesmos. Mas se o dinheiro não é problema então os Dunlop são uma opção muito séria a considerar.
Diferentes Compostos disponíveis nos DUNLOP D212 GP Pro
A segmentação de diferentes compostos de borracha não é tão linear na Dunlop como nos anteriores fabricantes.
O número total de diferentes compostos são 5, numerados de 1 a 5, mas nem todas as medidas estão disponíveis em todos os compostos de borracha. Para melhor entenderem as diferentes referências e possibilidades deverão consultar a tabela do fabricante.
BRIDGESTONE BATTLAX R10
Outro dos pneus que existe no mercado já há certo tempo e embora lançado no ano 2011 a Bridgestone tem vindo a investir periodicamente na sua renovação para acompanhar a concorrência.
O R10 bate-se de igual para igual com os demais em termos de performance, e a única crítica é o facto de levarem mais tempo que os restantes a entrarem na temperatura ótima de rodagem. Para além dessa realidade são também uma excelente opção se o preço for atractivo.
Diferentes Compostos disponíveis nos BRIDGESTONE BATTLAX R10
Tipo 2 – A opção mais macia e normalmente escolhida para montar na roda dianteira.
Tipo 3 – Borracha de dureza média para montar na roda traseira
MICHELIN POWER CUP EVO
O Power Cup EVO foi um dos 5 pneus novos lançados em 2015 sendo esta a versão mais indicada para utilização em pista e em competição. A versão CUP EVO foi um upgrade da versão Power Cup, e garante maior aderência e duração.
O Michelin POWER CUP EVO é um pneu mais flexível que os anteriores e por isso mais difícil de acertar na combinação certa. Tal como o Battlax R10 necessita também de mais tempo para atingir a temperatura ideal.
O Power Cup EVO só tem uma opção de composto de borracha
Conclusão
Depois de muitas considerações e análises e tendo em conta que o factor preço pode ser relevante e ou determinante penso que a melhor relação preço/qualidade , sobretudo se estão a considerar adquirir pneus novos só para os Track Days , poderá ser o Continental CONTI RACE ATTACK COMP .
Recomendamos no entanto que façam um levantamento dos preços praticados nos diferentes fornecedores e em função dos objectivos de utilização e do budget disponível e das características aqui referidas, tomem a melhor decisão.
… e não se esqueçam : Acelerem na pista e não na estrada !!!
0 comments