Rumores de uma Ducati Diavel V4 em 2023
A Ducati mudaria a Diavel para um motor V4? Em Itália, a imprensa transalpina pensa que sim, que essa mudança pode vir a acontecer na cruiser da marca de Bolonha.
Aberto o programa para as primeiras novidades de 2023 por parte da Ducati – a primeira estreia foi a Ducati Streetfighter V4 Lamborghini – os rumores sobre o que ai vem, aumentaram na imprensa internacional, nomeadamente em vários jornais italianos, que chegaram a dar como certo o aparecimento no 1º episódio da Web Séries Ducati de uma Diavel V4 para 2023 – o que acabou por não se concretizar.
Contúdo, faz algum sentido a troca do V2 pelo motor V4, que por exemplo já equipa as atuais Panigale, Streetfighter e Multistrada?
É um facto que nos últimos tempos, a marca italiana optou por deixar a arquitetura dupla para motores menores, em torno do 1000cc, ou seja, para motos menos caras de produzir que as munidas do L-Twin de 1262cc que atualmente equipa a Diavel. Porém, a simples troca do V2 pelo V4 também implicaria custos elevados na produção – a não ser que se tratasse de uma variante como menos cilindrada e um preço de mercado mais razoável. Nessa perspectiva sim, faria sentido o aparecimento da Diavel V4.
Atualmente a Ducati comercializada a Diavel em duas séries distintas, uma como dois modelos base (Diavel e Diavel) e outra a X-Diavel (Dark, S e Nera), mas todas com um ponto comum: o motor Testastretta DVT 1262 com a transmissão final por correia. Assim, com um total de cinco versões no catálogo, não é todo de excluir, o aparecimento próximo de um modelo mais económico, com uso mais fácil em cidade e preço mais apetecível.
Mas veremos. Nada como, dar tempo ao tempo, esperar, até porque nem tudo do que se fala – ou mesmo se vê – surge depois na produção.
0 comments