Scoop – Aprilia prepara uma nova naked A2
Em setembro de 2023, a Aprilia apresentou a nova RS 457, uma desportiva A2 com o novo motor de dois cilindros em linha de 48 cv. Agora, protótipos fotografados, indicam que a nova unidade também irá alimentar uma naked bike.
Construir um motor novo custa uma fortuna, e para rentabilizar esse investimento, não faz qualquer sentido fazer um motor para um único modelo. E é por isso que esta nova moto não nos surpreende, mas vamos ao que está para acontecer.
Em 2024, a Aprilia amplia a família de modelos RS com uma nova desportiva de meio litro, a Aprilia RS 457. Com desempenho adequado para A2, atrai grupos-alvo mais jovens do que a RS 660. No entanto, os italianos também querem estar à altura dos seus padrões desportivos no segmento A2. A relação potência/peso é considerada a melhor da categoria e o quadro de alumínio também é uma novidade entre os utilizadores da licença A2. Agora foram vistos alguns protótipos de teste sem carenagens com o novo motor 457. Será que uma A2 desportiva naked virá de Noale surgirá em breve? Sim e não.
Semelhanças e diferenças entre a Aprilia 457 naked e a RS 457
As primeiras fotos mostram que o bicilíndrico em linha, que foi desenvolvido com base nos maiores 659cc e agora tem uma cilindrada de 457cc , junto com o sistema de escape associado, forma o coração da moto, muito semelhante à sua irmã RS. Também são retiradas as dimensões das rodas (o protótipo tem aros idênticos e os mesmos pneus TVS) e os travões Bybre na dianteira e na traseira. As dimensões básicas também parecem comparáveis. Portanto, esta também é uma moto de tamanho normal. Mas é aí que as semelhanças terminam.
Por exemplo, o quadro de alumínio fundido dá lugar a um clássico quadro tubular de aço, aparentemente totalmente novo. O braço oscilante em caixa de aço também tem formato semelhante ao da RS457, mas é mais simples e o amortecedor, que agora fica do lado de fora, também é perceptível do lado direito. Uma forquilha de suspensão Öhlins de alta qualidade ainda parece estar instalada na frente.
Também não é de forma alguma certo qual a direção o projeto tomará. Mas porque estamos a falar da Aprilia, esperamos que o produto final tenha uma linha bem mais moderna do que o protótipo mostra. Isto ainda está numa fase muito inicial de desenvolvimento e por isso vários recursos ainda são provisórios, como por exemplo a iluminação.
Aprilia Shiver ou Tuono?
Será esta nova moto uma variante a menor escala da Aprilia Tuono? A nova naked da Aprilia, provavelmente não será uma Tuono. Colocamos esse nome fora de questão, porque no passado recente esse nome era reservado exclusivamente para as ramificações diretas da moto naked, o que não parece ser o caso. No entanto, uma Tuono 457 real, com um quadro de alumínio fundido mais leve e mais caro baseado na RS457 não está de forma alguma fora de questão.
Pela história mais recente do modelo, Shiver parece ser um nome possível, cuja última geração, a Shiver 900 com motor V2, expirou em 2020 e que também contava com um mono-amortecedor de mola externo na traseira. No entanto, o modelo mostrado aqui não chegará nem perto de atingir a potência de 95 cv. O peso da RS de 175 kg é provavelmente um pouco maior que o da Shiver 457, caso seja chamada assim, porque a estrutura tubular de aço provavelmente terá um impacto positivo no preço de compra do modelo.
Devido à fase inicial dos protótipos fotografados, suspeitamos que o lançamento no mercado da nova Aprilia Naked não ocorrerá antes de 2025, no mínimo.
Fonte: 1000PS.at
0 comments