Scoop: Honda CB1000 Hornet S em 2025?
Após o recente lançamento da nova CB1000 Hornet 2024, já se fala do Japão numa variante carenada chamada “CB1000 Hornet S”, destinada a todos aqueles que procuram uma sport-turismo equilibrada e de alto desempenho em termos de performance.
De facto, depois da chegada da nova CB1000 Hornet, é mais do que provável que a marca japonesa tenha em pleno desenvolvimento uma nova variante com carenagem. Pelo menos é o que concluem os nossos colegas da Webike após analisarem cuidadosamente a categoria em que se enquadra a maxi-naked japonesa. E isto faz algum sentido, tendo em conta que este segmento foi reduzido com a saída do mercado de modelos como a ‘saudosa’ VFR1200F, e antes dela a CBR1100 XX. Agora a marca da asa dourada poderia aproveitar o sucesso da nova CB1000 Hornet, para sem muito esforço e investimento, trazer para o mercado uma variante carenada do modelo.
Assim como a concorrência conta com a Ninja 1000SX da Kawasaki , ou a GSX-S1000GT da Suzuki , a Honda apostaria numa versão de estilo e filosofia semelhante – muito no seguimento do que foi a CBF1000 lançado na Europa em 2006.
Embora nos últimos tempos tenha havido especulação sobre um possível modelo com motor em V, preenchendo a lacuna deixada pela extinta VFR800 de última geração, a realidade é que a abordagem de uma Hornet S faz muito mais sentido. Além disso, a Honda já aplica há algum tempo a política de usar a mesma plataforma para diferentes modelos, algo que é mais do que provável que aconteça também neste caso.
As imagens que correm nos mídia japoneses
Depois de conhecer as imagens renderizadas que a mídia japonesa tem divulgado, podemos ter uma ideia do que viria com a Hornet S. Embora compartilhasse a mesma plataforma da CB1000 Hornet de 2024 (motor e quadro), podemos perceber como estrearia uma carenagem completa que agrega extra conforto e versatilidade ao modelo.
Mecanicamente, a Hornet S teria o conhecido motor DOHC de quatro cilindros em linha de 999 cc com 16 válvulas à cabeça que herdou diretamente da CBR1000RR de 2017, ancorado num quadro de viga dupla de aço completamente novo. O resultado seriam mais de 150 CV de potência e um binário máximo superior a 100 Nm.
Estaria igualmente bem equipada como a CB1000 Hornet com uma forquilha invertida Showa SFF-BP de 41 mm com amortecimento ajustável de compressão e extensão e um monoamortecedor traseiro com sistema Pro-Link. A travagem por sua vez, seria fornecida pela Nissin, com disco dianteiro duplo de 310 m e pinças de quatro pistões com montagem radial.
Além disso, teria um pacote eletrónico rico com acelerador eletrónico Throttle By Wire (TBW) , 3 modos de condução padrão, controle de tração, Honda Selectable Torque Control (HSTC) e embraiagem assistida/deslizante de série.
Ainda de acordo com os mídia japoneses é muito provável que a nova CB1000 Hornet S seja apresentada oficialmente em meados deste ano, para ser lançada posteriormente tanto no Japão como na Europa, embora isto seja algo que ainda não foi confirmado pela própria marca. E se assim fosse, surgiria já como um modelo de 2025.
0 comments