Suzuki GSX-R 750 e Vitara: O espírito pioneiro dos anos oitenta

By on 23 Fevereiro, 2023

A Suzuki pode orgulhar-se de ter inaugurado muitos segmentos, tanto em duas como em quatro rodas. Os anos 80 viram nascer dois dos pioneiros da Suzuki mais famosos da sua história: a GSX-R 750, a primeira superdesportiva “hyper sport”, e o Vitara, o primeiro SUV moderno.

Com estes dois modelos inauguraram-se uma série de capítulos que nos levarão aos SUV, crossover, utilitários; motos desportivas, naked ou maxi-scooters, com as quais a marca de Hamamatsu criou novos segmentos.

O design inovador e pioneiro da Suzuki refletiu-se em inúmeros modelos que criaram novas categorias de veículos que, antes deles, simplesmente não existiam, e que agora formam parte da história da indústria. No primeiro capítulo desta série de pioneiros, debruçamo-nos sobre dois veículos que revolucionaram o mercado nos anos oitenta e que ainda hoje se mantêm: o Suzuki Vitara e a Suzuki GSX-R.

Suzuki GSX-R750 (1985): a primeira ‘hiper desportiva’

A Suzuki GSX-R 750 é possivelmente a moto desportiva mais icónica da história. Apresentada no IFMA Motorcycle Show em Colónia (Alemanha) em 1984, foi lançada no mercado em 1985 e revolucionou toda a indústria, criando a nova categoria das “Hyper Sport”. Nasceu então uma moto projetada para competir ao mais alto nível em campeonatos de resistência e velocidade, mas adequada para ser desfrutada diariamente em estradas abertas. A sua tecnologia, imagem (com carenagem integral e farol duplo) e posição de condução são de uma moto do mundial de resistência.

Etsuo Yokouchi, responsável pelo desenvolvimento dos novos modelos da linha “Hyper Sport” da Suzuki, criou uma moto em que a performance estava acima de tudo. A sua obsessão era lutar contra o peso e conseguiu criar uma superdesportiva de apenas 179 quilos em vazio.

O primeiro passo foi projetar um quadro composto por 26 peças de seção retangular de alumínio e três grandes peças fundidas do mesmo material. A suspensão traseira, com um enorme braço oscilante, e os triângulos dianteiros foram peças nascidas da competição. O depósito de combustível também era de alumínio, e a carenagem integral, de plástico injetado. Até o simples painel de comandos estava montado sob espuma de borracha, para economizar peso.

No motor DOHC de 4 válvulas por cilindro, inspirado em hélices de aviação, surgiu o Twin Swirl Combustion Chambers (TSCC) e Suzuki Advanced Cooling System (SACS), um sistema de última geração que arrefecia as cabeças dos cilindros e os pistões utilizando jatos de óleo .

Combinando o Direct Air Intake System (DAIS) com carburadores flat-gate, a GSX-R750 gerou uma potência máxima de 105 cv às 10.500 rpm. A GSX-R foi um estrondoso sucesso de vendas e permaneceu no catálogo da marca até hoje. Também alcançou tudo na competição. Kevin Schwantz travou as suas primeiras batalhas com Wayne Rainey numa GSX-R750 da equipa Suzuki Yoshimura no North American AMA.

Suzuki Vitara (1988): o primeiro SUV moderno

Passaram-se 35 anos desde que foi tomada a decisão de criar o Vitara com um design e tipologia automóvel absolutamente inovador, que lançaram as bases para o conceito de SUV que hoje domina o mercado. Durante a sua apresentação oficial, no Salão de Automóvel de Tóquio de 1988, o Vitara surpreendeu pela sua filosofia atrevida, que desafiava os segmentos, categorias e convenções da época. Este modelo tornou-se o primeiro SUV moderno da história, fundindo várias tipologias de automóveis num único automóvel que reunia o melhor de vários mundos.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments