TransAlenTTejo 2017 está aí! O melhor passeio de todo-o-terreno em Portugal
O melhor programa de todo o terreno para motos em Portugal é o Transalentejo, organizado desde 2009 por João Soares e a partir de 2016 integrado no portfólio da Horizon Adventures.
O TransAlenTTejo marcou uma nova era nos passeios de todo-o-terreno em Portugal com a introdução da navegação por GPS. Desde aí foi evoluindo com 2 a 3 edições por ano, tendo totalizado em todas as edições até à data 50 dias de todo-o-terreno e 10.000 kms de tracks percorridos no Alentejo e Algarve
A 19ª edição decorrerá de 5 a 9 de Abril , num percurso maravilhoso no Alto Alentejo que se iniciará em Evora e que se estende ao longo de 4 etapas, com paragem e dormida em Zêzere, Castelo de Vide e Aldeia da Serra.
Estamos a falar de um tipo de passeio destinado a verdadeiros amantes do todo o terreno, pilotos com alguma experiência e capacidade de aguentar etapas diárias de 200 kms, compostas por tracks escolhidos a dedo, com paisagens fantásticas mas também alguma exigência técnica, em determinadas passagens mais exigentes, sejam subidas e descidas mais íngremes ou trialeiras mais “trabalhosas”. Cada etapa inicia-se no hotel em que se pernoitou, com um excelente pequeno almoço, e depois a meio do dia sempre há um almoço ou piquenique, para retemperar forças. No fim da etapa a chegada a um bom hotel onde o grupo inicia a sua descontração, com as conversas animadas sobre o percurso e episódios mais marcantes do dia, as historias de cada um, a contar os seus próprios “brilharetes” e as “asneiras” dos outros… Bom ambiente, espirito descontraído, os participantes do TransAlenTTejo voltam sempre, ano após ano alguns, pois é aquele o momento do ano em que se gozam as melhores ferias, as ferias egoístas, de verdadeiro prazer a andar de moto pelos caminhos mais bonitos de Portugal.
Só quem já participou consegue perceber o sucesso desta formula, que junta o prazer de andar de moto a uma organização muito profissional que proporciona condições imbatíveis ao nível da escolha dos hotéis e dos locais e qualidade dos almoços e jantares. Não sendo propriamente um programa “barato”, a verdade é que quem o faz uma vez, só tem vontade de voltar rapidamente.
Este ano o programa é o seguinte:
Dia 0:Qua, 05 Abril :CheckIn
Chegada ao hotel durante a tarde.
Motas fora dos atrelados e últimos retoques na preparação das mesmas.
Tempo para desfrutar da piscina e do bar com vistas para a muralha de Évora.
Como muitos só conseguem chegar mais tarde, o jantar não está incluído.
Quem chegar a tempo junta-se para jantar livre no hotel ou proximidades.
Briefing e carregamento GPS noLobby às 22h30.
Dia1.Qui,06Abril: Évora-Zêzere (220km)
Inicio em pistas rápidas até perto da Barragem do Divor, seguindo depois em direção ao Couço e a Montargil em pistas onduladas de piso arenoso e enorme tração. Almoço pic-nic nas margens da Barragem.
À tarde, segue-se rumo às pistas a norte de Ponte de Sôr, em direção ao Gavião, por pistas já usadas no Raide da Ferraria.
Atravessa-se o Rio Tejo e rumo a sul do Zêzere antes de uma ligação por asfalto ao hotel onde se vai dormir com vista soberba sobre o Rio Zêzere.
Jantar no hotel
Dia 2: Sex, 07 Abril : Zêzere -Castelo de Vide (190 km)
Um dia completamente novo em pistas espetaculares que acompanham as margens do Zêzere. Zona enrolada e de enorme beleza. Atravessa-se o Zêzere (ponte) e ruma-se a Sul até chegar a Mação onde se almoça.
À tarde passa-se em zonas clássicas da Baja de Portalegre até chegar a Castelo de Vide. Jantar em restaurante no centro daVila.
Dia3: Sáb,08 Abril : CastelodeVide-AldeiadaSerra (215km)
Inicia-se o dia numa ligação de asfalto por uma das estradas mais bonitas da Europa até chegar a Marvão. Daí segue-se até à antiga Portagem e reabastece-se em Espanha antes de entrar nas pistas sinuosas da Serra de S. Mamede. Terminada a parte da Serra, entra-se em pistas rápidas de planície até Alter do Chão onde se almoça.
Depois de almoço segue-se até Ervedal junto à Barragem do Maranhão, fletindo depois na direção da Serra d’Ossa para um final de tarde bastante sinuoso, antes de chegar a um antigo Convento convertido em Hotel de Charme.
Jantar e dormida no hotel
Dia4: Dom, 09Abril: Aldeia da Serra -Évora(180km)
Inicia-se o dia em pistas sinuosas da Serra d’Ossa, com subidas e descidas de enorme gozo de condução, e vistas magníficas. Daí rumo em direção a Monsaraz para almoço junto às margens do Alqueva.
À tarde haverá um troço de 80km, antes de regressar ao hotel em Évora, onde poderá tomar um banho antes de retomar a casa no final de mais um TransAlenTTejo.
Aí está com esta pormenorizada descrição não hºa duvidas de que vale mesmo a pena, pelo que agora há que perder o amor ao dinheiro e desembolsar os 625€ (levando moto) ou 1.200€ com aluguer de uma excelente KTM Exc 450 f ou 350 f, motos novinhas de 2016, da frota da Horizon Advertures e mantidas com todos os cuidados.
Mais umas pequenas notas importantes:
Os melhores quartos são atribuídos por ordem de chegada das inscrições (formalizadas e pagas).
Nota 1: É obrigatório o uso de GPS por todos os participantes. Quem não tiver poderá alugar, pois existe uma frota de 10 Garmin Montana 610.
Nota 2: O pack mecânica é um opcional. Para assegurar um serviço de qualidade está limitado às primeiras 15 inscrições (formalizadas e pagas).
Nota 3: Não são autorizadas motas que não estejam conforme a lei, ou seja, luzes, matricula, seguro e demais são obrigatórios.
Para mais informações contactar: [email protected]
Para aceder a mais informação, por favor clique neste link http://horizonadventures.pt/pt-pt/tours/offroad/transalenttejo/
0 comments