Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Triumph Thruxton Final Edition: Celebrando um ícone

By on 17 Outubro, 2023

Apontada como a mais autêntica Café Racer desde 1964, a Triumph Thruxton terminará a sua produção em 2024. Para a despedida desta moto premiada, a Triumph apresenta a Thruxton Final Edition, uma moto exclusiva e marcante com especificações, desempenho, capacidade e estilo intemporais incríveis.

Baseada na Thruxton RS, com o seu desempenho sublime, agilidade e especificação premium, esta edição especial é o resultado de gerações de desenvolvimento da Thruxton, culminando nesta bela e altamente colecionável moto de edição limitada. Com um esquema de pintura exclusivo Competition Green com linhas douradas pintadas à mão e assinada pelo autor, a Thruxton Final Edition combina o estilo e a elegância tradicional da RS, homenageando a rica história de competição da Thruxton.

Construída para se tornar um desejável item de colecionador, cada Thruxton Final Edition virá com um certificado de autenticidade com o número VIN exclusivo da moto. Cada um destes documentos especiais é assinado por membros da equipa de design da Thruxton 1200 e pelo CEO da Triumph, Nick Bloor. Um emblema de motor exclusivo Final Edition também será fornecido com cada moto. Com um contorno dourado e preenchimento gráfico ‘Final Edition’, este belo emblema certamente dará uma excelente peça de exibição.

Esta é uma oportunidade emocionante e exclusiva para os entusiastas da Triumph Thruxton reivindicarem um pedaço raro da história da Triumph e possuírem a derradeira Thruxton no auge do seu desenvolvimento.

Construída com a mesma especificação que define o segmento da Thruxton RS, aqui estão apenas alguns dos destaques da Final Edition:

  • Motor Bonneville de 1200 cc de alta potência (HP) — a versão mais potente do clássico bicilíndrico paralelo britânico. Em conformidade com a norma Euro 5, e produzindo 105 cv com 112 Nm de binário, o motor de baixa inércia com grande capacidade de resposta, pistões de alta compressão, admissão e cames revistidas proporciona um desempenho emocionante — e aquela nota de escape Thruxton que é marca registada

• A forquilha Showa USD ‘Big Piston’ totalmente ajustável e os dois amortecedores Öhlins na suspensão traseira contribuem para o incrível comportamento da Thruxton Final Edition, proporcionando a melhor agilidade, controlo e feedback do condutor da sua classe

• As jantes leves de 32 raios em alumínio de 17″ equipadas com pneus Metzeler Racetec RR proporcionam uma estabilidade segura e uma aderência incrível

•As pinças radiais monobloco Brembo M50 proporcionam níveis de desempenho de travagem próprios da competição com a confiança e segurança acrescidas do ABS para a estrada

• Três modos de condução: Road, Rain e Sport oferecem ajustes imediatos no mapa do acelerador e das configurações do controlo de tração

• A configuração da instrumentação com mostrador duplo fornece informações imediatas, incluindo a configuração do modo de condução, o indicador da velocidade engrenada, o nível de combustível e o conta-quilómetros

• Iluminação LED, incluindo um DRL distinto com farol com logotipo na tampa da lâmpada e uma luz traseira compacta.

• Conveniente porta de carregamento USB ideal para navegação por satélite, telefone e outros dispositivos

As funcionalidades exclusivas da Edição Final incluem:

• Esquema de pintura Competition Green metalizada

• Painéis laterais e guarda-lamas pretos contrastantes

• ‘Lining’ pintado à mão no depósito de combustível e na cobertura do assento com iniciais do autor ocultas

• Logótipo Heritage Triumph dourado no depósito

• Inscrição Thruxton Final Edition

• Emblema do motor Final Edition

• Certificado de autenticidade

DESEMPENHO MÁXIMO

A derradeira café racer, a Thruxton Final Edition apresenta o motor Bonneville de 1200cc mais potente da gama clássica moderna da Triumph.

Ajustado especificamente para a Thruxton, o bicilíndrico paralelo produz 105 cv @ 7.500 rpm, com potência disponível tanto na faixa de rotações mais baixas quanto na aceleração emocionante, em toda a faixa intermediária e até ao topo. O binário é igualmente impressionante, com 112 Nm entregues mais cedo na faixa de rotações do que noutras motos equipadas com o motor a Bonneville, a 4.250 rpm. Desempenho máximo que se adequa à marca para o fôlego final desta moto icónica e que torna a Final Edition verdadeiramente especial.

MANOBRABILIDADE MODERNA, ÁGIL E INTUITIVA

A Thruxton é apreciada pelos proprietários e pela imprensa pela sua condução em estrada intuitiva, dinâmica e focada no desempenho. A partir da posição de condução inspirada nas corridas com os punhos clip-on, todos os componentes são cuidadosamente selecionados e, em seguida, ajustados para realçar o melhor da ciclística desportiva da Thruxton Final Edition.

As forquilhas Showa “Big Piston” de elevada especificação premium, combinadas com duas unidades de suspensão traseira Öhlins piggyback, proporcionam uma capacidade de regulação total, oferecendo o equilíbrio perfeito entre conforto e excelente condução em estrada. As melhores pinças de travão radiais Brembo M50 combinadas com discos Brembo flutuantes de 310 mm proporcionam um enorme poder de travagem com uma sensibilidade intuitiva da manete e a tranquilidade do ABS.

As jantes leves de 32 raios e 17″ de diâmetro sem câmara de ar ajudam ainda mais a agilidade da Thruxton, enquanto a ligação à estrada é segura e inspiradora de confiança graças à montagem dos pneus Metzeler Racetec RR — proporcionando níveis de aderência próprios da pista e um excelente feedback do condutor.

ESTILO CAFÉ RACER ICÓNICO

O inimitável estilo café racer da Thruxton, com as suas linhas contemporâneas escurecidas, o que inclui tampas do motor revestidas a pó preto, acabamentos da tampa das cames e jantes pretas anodizadas premium – com atenção aos detalhes que vão até às molas da unidade de suspensão traseira Öhlins – foi levado para um nível ainda mais elevado na Final Edition.

O esquema de pintura Competition Green celebra a herança de competição britânica da Thruxton com o clássico logótipo da Triumph e detalhes em linha dourada, pintados à mão, no depósito de combustível e na cobertura do banco do passageiro. Este deslumbrante verde profundo contrapõe-se ao brilho preto brilhante dos painéis laterais e guarda-lamas, os painéis com um logótipo exclusivo Thruxton Final Edition.

Todos os detalhes característicos da Thruxton permanecem — desde o assento ‘bullet’ à tampa de enchimento de combustível estilo Monza até à bracelete do depósito em aço inoxidável escovado, braço oscilante de alumínio anodizado, poisa-pés desportivos e punhos ‘clip-on’.

O resultado final é uma impressionante edição especial da moto que sintetiza o espírito e a alma de uma lenda.

CARENAGEM DE COCKPIT À COR DA ‘FINAL EDITION’ COMO ACESSÓRIO

Existem mais de 80 acessórios Triumph Thruxton genuínos, incluindo uma “configuração de passageiro” com assento, apoios para os pés e barras de apoio, e uma infinidade de opções para adicionar estilo, proteção, conforto e segurança.

À medida da Final Edition, está também disponível uma carenagem de cockpit como acessório com cor a combinar perfeitamente com o esquema de pintura Competition Green da edição limitada. Tão bonita quanto prática, esta deslumbrante carenagem traz uma estética alternativa à impressionante Thruxton Final Edition.

SER PROPRIETÁRIO DE UMA LENDA DA TRIUMPH

O Diretor Comercial da Triumph Motorcycles, Paul Stroud, afirmou: “A Thruxton tem um lugar especial no coração de muitos motociclistas, e estamos todos imensamente orgulhosos desta Final Edition, que capta a essência da cena café racer britânica. A Thruxton vai sair de produção no auge do seu desenvolvimento com uma edição especial que garante o seu lugar nos livros de história da Triumph Motorcycles.”

A Thruxton Final Edition irá custar 19.595€ PVP. As encomendas podem ser feitas agora nos concessionários Triumph, com as motos a chegarem a Portugal em Julho de 2024.

UMA CRONOLOGIA DA MAIS FAMOSA CAFÉ RACER

Os vencedores anos sessenta

Embora as suas raízes Bonneville remontem aos anos cinquenta, a Thruxton nasceu em 1964 como moto em competição edição limitada. Com um sucesso instantâneo em corridas de resistência, a exclusiva Thruxton teve o seu maior reconhecimento ao conquistar os três lugares do pódio na corrida das 500 milhas de Thruxton, em 1969. Com o sucesso no TT da Ilha de Man pouco depois, a Thruxton tornou-se a primeira moto de produção a percorrer o percurso da montanha a uma média superior a 100 mph (160 km/h). O estilo, o comportamento e o desempenho de competição intransigentes da Thruxton tornaram-na obrigatória para os protagonistas do ‘Grande Prémio dos Semáforos’, em todo o mundo.

A Thruxton moderna

Em 2016, a primeira Thruxton de 1200cc, a R, chegou aos concessionários, criando uma nova referência de desempenho nesta categoria em rápido crescimento. Três anos depois, a Thruxton RS levou o género para novos territórios. Maior potência, mais agilidade e uma especificação como nenhuma outra garantiram que a Thruxton RS 2019 tivesse um desempenho inigualável e aparência à altura. A evolução final

O auge do desenvolvimento da Thruxton, celebrado com a exclusiva e requintada Final Edition. Perfeição pintada à mão, e disponível para apenas uma última série de produção.

FICHA TÉCNICA

MOTOR E TRANSMISSÃO
Tipo: 2 cilindros paralelos, refrigerado a líquido, 8 válvulas SOHC,, intervalo de ignição de 270°

Cilindrada: 1200 cc

Diâmetro x Curso (mm): 97,6 x 80

Taxa de compressão: 12.1 : 1

Potência máxima: 105 cv @ 7.500 rpm

Binário máximo: 112 Nm @ 4.250 rpm

Sistema de combustível: Ride by wire, injeção eletrónica sequencial multiponto

Sistema de escape: 2 em 2 escovado com silenciadores duplos escovados

Transmissão final: por corrente com O-ring

Embraiagem: assistida, multidisco em banho de óleo

Caixa de velocidades; 6 marchas

CICLÍSTICA
Quadro: tubular com berço de aço com braço oscilante em alumínio anodizado

Roda dianteira: jante em alumínio, ‘tubeless’, de 32 raios 17 x 3,5”

Roda traseira: jante em alumínio, ‘tubeless’, de 32 raios 17 x 5”

Pneus (FR./TR.): 120/70 ZR17 e 160/60 ZR17

Suspensão dianteira: forquilha ‘big piston’ Showa 43 mm invertida, curso de 120 mm, totalmente ajustável

Suspensão traseira: 2 amortecedores Öhlins totalmente ajustáveis com reservatório piggyback, curso da roda traseira de 120 mm

Travões dianteiros: discos flutuantes Brembo duplos de 310 mm, pinças radiais monobloco Brembo M50 de 4 pistões, ABS

Travões traseiros: disco único de 220 mm, pinça flutuante de 2 pistões Nissin, ABS

Painel de instrumentos: LCD com velocímetro analógico, tacómetro analógico, indicador de posição da velocidade, indicador de combustível, indicação de autonomia, indicador de serviço, relógio, computador de bordo, botões scroll e mode no guiador, pré-instalação punhos aquecidos, visor do consumo de combustível, estado do controlo de tração e visualização do modo de condução

DIMENSÕES E PESOS
Largura (guiador): 745 mm

Altura sem espelhos: 1.030 mm

Altura do assento: 810 mm

Distância entre eixos: 1.415 mm

Rake: 22.8°

Trail: 92 mm

Peso a seco: 197 kg

Capacidade do depósito de combustível: 14,5 litros

SERVIÇO
Intervalo de serviço 16.000 km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments