Yamaha EMX: A elétrica de motocross mais perto da estreia
Servindo-se da base estrutural da YZ250F, o protótipo elétrico da Yamaha estará pronto em breve, fruto do esforço conjunto de várias empresas e será capaz de competir com a atual geração de motocross de 250 cc.
Se é verdade que a energia elétrica é o futuro, os grandes fabricantes de motociclos como a Yamaha não vão ficar de braços cruzados a assistir. Se, de facto, a Harley-Davidson, BMW, Triumph e muitos outros já lançaram, ou estão prestes a lançar os seus veículos de duas rodas com propulsão eléctrica, a Casa de Iwata também está pronta para o grande salto. Isto é confirmado pelo provável lançamento em 2021 da Yamaha EMX, a primeira motocross elétrica capaz de competir com o segmento de 250 cc da atual geração.
UM PROJECTO PARTILHADO
A ideia de produzir um modelo deste tipo nasceu, agora, há mais de um ano e meio, quando a Yamaha, a empresa holandesa Spike Technologies e a Dohms Projecten decidiram inserir um motor elétrico na estrutura de uma YZ250F. Em suma, adeus ao motor DOHC de 4 tempos com injecção electrónica, adeus ao depósito e adeus ao sistema de escape e bem-vindos ao novo mundo, onde um novo pacote de baterias pode proporcionar diversão e durabilidade.
PAPEL MARGINAL PARA A YAMAHA
Contudo, para o projecto, a Yamaha forneceria apenas o chassis e alguns componentes para a transmissão e baterias, enquanto o desenvolvimento seria completamente confiado à Dohms e à Spike Technologies.
“Estamos felizes por apoiar este projecto pois acreditamos que é importante promover o desenvolvimento da tecnologia eléctrica”, disse Leon Oosterhof, Product Planning na empresa com sede em Iwata-, há algum tempo atrás. “Estamos ansiosos por testar e avaliar o protótipo para ver como a tecnologia da Dohms e Spike funciona no nosso quadro YZF”.
De acordo com declarações recentes, então, não deve faltar muito para que o protótipo faça a sua estreia oficial e muito provavelmente será revelado ainda em 2021. Só temos de esperar…
0 comments