Yamaha lança a nova unidade motora PWseries S2
Para muitos são as coisas mais básicas que encantam, como é o caso das e-bikes, as bicicletas elétricas assistidas, um segmento onde a Yamaha foi uma das percursoras quando em 1993 lançou no mundo o primeiro veículo do género.
A gama da Yamaha é reforçada para 2023 com o lançamento da nova unidade motora PWseries S2, que oferece uma gama de funcionalidades novas e melhoradas para a categoria Sport e Trail.
Desenvolvida com a filosofia de que “menos é mais”, a unidade motora PWseries S2 é significativamente mais leve e mais potente do que o êxito de vendas que foi o motor elétrico PWseries ST, lançado em 2018. Este novo sistema de e-Bike proporciona uma experiência de condução natural e agradável e foi concebido para ir ao encontro das necessidades dos fabricantes de e-Bikes europeus. A nova unidade motora PWseries S2 é complementada com o novo Ecrã B, uma interface de utilizador, concebida para fornecer informações acessíveis e facilitar as operações. Este sistema simples, destina-se ao mercado dos condutores de lazer que valorizam um design “pronto a utilizar” que exigem uma configuração mínima.
Com um binário máximo de 75 Nm, a nova e compacta unidade motora PWseries S2 é 7% mais potente do que a PWseries ST e o peso foi reduzido para apenas 2,85 Kg, menos 16% do que no design anterior, o que faz dela a mais leve da sua categoria. Esta combinação altamente desejável de aumento de potência com redução de massa e de diminuição de volume de 20% assegura que a nova PWseries S2 gera uma das mais altas relações peso-potência no segmentos de motores multiuso.
Por outro lado, as dimensões mais pequenas da nova unidade oferecem aos fabricantes de e-Bikes uma liberdade ainda maior para produzir uma nova geração de quadros, com funcionalidades como uma maior distância ao solo para melhorar o desempenho em terreno técnico, aumentando a rigidez global, melhorando a manobrabilidade e colocando uma maior tracção na roda traseira.
Acelerando para a neutralidade de carbono na Europa
As unidades motoras da Yamaha serão produzidas nas instalações da MBK Industrie detidas integralmente pela empresa, com sede em França. Além de contribuir para a meta da Yamaha de neutralidade em matéria de carbono em 2050, a relocalização da produção da unidade motora PWseries do Japão para a Europa Ocidental vem reduzir a necessidade de operações logísticas dispendiosas e recentemente pouco fiáveis, oferecendo vantagens adicionais aos fabricantes de bicicletas.
Atualmente, a fábrica de St Quentin da MBK Industrie fabrica mais 80.000 motos, scooters e veículos de lazer da Yamaha todos os anos. Titular das certificações ISO 14001 (em matéria de proteção ambiental) e ISO 9001 (e em matéria de melhoria da qualidade), a MBK Industrie fornece um seviço absolutamente essencial no domínio das elétricas e-Bike.
0 comments