Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Yamaha: R9 foi revelada na última ronda do campeonato do mundo de WSBK

By on 21 Outubro, 2024

Durante a última ronda do Campeonato do Mundo de Superbike em Jerez, na sexta-feira, a Yamaha apresentou a nova moto com que vai atacar o Campeonato do Mundo de Supersport, a R9. Foram apresentadas duas motos: a versão de estrada e a versão de competição. A primeira em azul clássico, enquanto a segunda num agressivo esquema de cores preto e dourado que exprime melhor a vocação desportiva de uma moto que irá, na prática, substituir a icónica Yamaha R6 na classe média das derivadas.

No que diz respeito à versão de competição, a R9 foi concebida e produzida de acordo com a filosofia da Yamaha, que, para responder à crise de vendas das motos desportivas de gama média, acredita que estas devem ser mais acessíveis, menos dirigidas a especialistas e mais utilizáveis por aqueles que querem divertir-se na pista sem terem muita experiência nos passeios. A R9 é a primeira de uma nova geração de Supersports.

A versão de competição partilha o motor CP3 de três cilindros e 119 cv com a versão de série – de estrada. Para satisfazer as exigências das bermas, o CP3 é agora mais “musculado”, sendo apoiado por uma ECU dedicada, um escape dedicado e outros equipamentos técnicos que o tornam mais potente. O quadro também foi melhorado com um conjunto de suspensões dedicadas. Graças ao tratamento específico, a suavidade e o desempenho geral no contexto desportivo são melhorados. Na traseira, está instalado um amortecedor Öhlins. O sistema de travagem, já excelente de série (Brembo Stylema), foi atualizado e tornado mais potente.

Remoção dos faróis, espelhos retrovisores e colocação de carenagens com a muito má pintura preta. Coberturas do cárter instaladas, uma carenagem com maior proteção aerodinâmica, prego de um só lugar e um assento GYTR. Detalhes em carbono (incluindo a asa traseira) e instrumentação de competição dedicada completam o conjunto.

No que diz respeito ao Campeonato do Mundo de 2025, o piloto mais representativo, aquele que terá de o desenvolver e depois explorar todo o seu potencial, será Stefano Manzi. O talentoso italiano vai pilotar a nova máquina de três cilindros Pata Yamaha Ten Kate, razão pela qual ainda não foi promovido para a Superbike. Manzi vai liderar o ataque da Yamaha ao título do WorldSSP de 2025, que também vai contar com o francês Lucas Mahias confirmado pela Team GMT94. Ao lado do experiente piloto francês vai estrear-se na categoria um dos grandes novatos do próximo Campeonato do Mundo de SSP: Michael Ruben Rinaldi.

Novas caras também na equipa Evan Bros, que terá a tarefa de completar a maturação de Can Oncu, iniciada pela equipa Puccetti. Ao lado do turco estará o indonésio Aldi Satya Mahendra, que quando falta apenas uma corrida para o fim do Campeonato do Mundo de SSP300 está em primeiro lugar na classificação com 22 pontos de vantagem sobre o segundo classificado, o holandês Loris Veneman.

Imagem:https://www.moto.it

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments