Yamaha TW 200 de 2025 revelada, era bom chegar à Europa, não era?
A TW da Yamaha, a pequena enduro com rodas rechonchudas que apareceu pela primeira vez em 1987 e que continua a ser uma das “beach bikes” mais adoradas de todos os tempos. A TW desapareceu da lista da Yamaha há cerca de um quarto de século.
Outra diferença reside na cilindrada: aqui a atenção centrou-se mais na TW 125 enquanto aquela em que a Yamaha ainda insiste noutros mercados como os EUA é a TW 200, que tem sido menos apreciada num mercado como o nosso. Em todo o caso, ficámos surpreendidos ao ver no site da filial americana da Yamaha o modelo 2025 da TW 200, o que nos fez repensar há quantos anos era uma moto apenas disponível em segunda mão. No entanto, é um daqueles produtos cuja simplicidade tem um toque de genialidade e que mantém um certo apelo após algum tempo. Diferentes requisitos de homologação permitem que estas motas continuem a ser utilizadas nos Estados Unidos, embora não estejam cá.
De tal forma que o modelo TW200 de 2025 que encontramos nos EUA não difere em substância da primeira TW200 de 1987. Claro que no início dos anos 90 chegou o travão de disco, mas de resto ainda é a mesma. Até mesmo a fonte de alimentação é confiada a um Mikuni de 28 mm. Lá se foram os mapas de condução… E o tamanho caraterístico dos pneus manteve-se inalterado: 130/80 numa jante de 18“ à frente e 180/80 numa jante de 14” atrás. Dois pneus grandes se considerarmos as dimensões ultra-compactas da TW. O peso é de 126 kg, a altura do assento de 78 mm e o depósito de combustível de apenas 1,8 galões, ou seja, pouco menos de sete litros. Para terminar, o preço: os motociclistas americanos podem adquiri-la por cinco mil dólares, o que, à taxa de câmbio atual, seria cerca de 4.600 euros.
Para além das questões de homologação, e tendo em conta a tendência dos últimos anos que tem assistido à redescoberta de motos de cilindrada mais baixa e mais simples, tanto como primeira como segunda moto, graças sobretudo às marcas indianas e chinesas, coloca-se a questão: haveria mercado para a “nova” Yamaha TW 200 aqui na Europa?
Imagem:https://www.moto.it
0 comments