Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Yamaha XV750 Fighter: Transformando uma Virago numa streetfighter

By on 28 Março, 2024

A Purpose Built Moto é uma conceituada oficina de customização australiana que está pronta para tudo, com um portfólio que apresenta uma grande variedade de marcas e estilos de motos personalizados. Ainda assim, muitas dúvidas e uma certo ar de desconfiança se instalou quando o dono desta Yamaha Virago parou à porta.

“Não tinha a certeza se faríamos essa construção”, diz o fundador do workshop, Tom Gilroy. “A XV750 não é uma das minhas motos favoritas para trabalhar e isso não é segredo. Acho-as supersaturadas no mundo da personalização e são muitas vezes mal trabalhadas.” Mas no final, o entusiasmo do cliente conquistou Tom e após um aperto de mãos a moto foi entregue na loja Gold Coast da Purpose Built Moto (PBM), com uma caixa de peças extras.

“Ele estava apaixonado e muito interessado em ter uma moto construída especificamente para esse fim e estava decidido a apostar na sua Yamaha XV750 Virago Midnight Special de 1981”, acrescentou Tom. “Inclusive já tinha começado a adquirir peças e a fazer algumas modificações. A partir daí, pude perceber que ele queria que o trabalho fosse feito corretamente.”

A moto chegou à PBM com a frente de uma Yamaha R1 e a roda traseira de uma outra Yamaha XV. Os objetivos do projeto rapidamente ficaram claros; melhor desempenho e manuseamento, e uma linha afiada e moderna. Um escape agressivo também estava na lista de desejos do proprietário.

OS PRIMEIROS PASSOS

As anotações de Tom também incluíam um trabalho muito específico; “consertar aquele braço oscilante feio.” Assim, a equipa PBM retirou o braço oscilante de origem de tubo quadrado e soldou uma atraente unidade de cromoly treliçada. Um amortecedor traseiro personalizado da Ride Dynamics sustenta a traseira.

Foi então ajustada a altura da moto, sendo alongados os garfos dianteiros. Em seguida, a PBM abordou o subquadro e o sistema de escape, alternando entre várias áreas da moto para garantir que tudo se encaixasse perfeitamente. Logo ficou claro que o suporte traseiro do motor iria atrapalhar o escape do cilindro traseiro, então Tom e a sua equipa reforçaram a  seção traseira do quadro. Acima do par de silenciadores robustos, foi colocado o curto assento monolugar, com o suportte de matrícula e os piscas traseiros agora posicionadas mais abaixo. A Yamaha XV750 começa aos poucos a ganhar o perfil de uma digna streetfighter.

MOTOR V-TWIN ‘PUXADO’ PARA 1050 CC

Em seguida, a PBM voltou sua atenção para o motor da XV750. O mesmo seria modificado na  relativamente nova divisão de construção de motores, a Purpose Built Performance. Foram introduzidos novos pistões de alta compressão, bielas atualizadas e válvulas maiores. A equipa da PBM também redirecionou a entrada da caixa de ar original para um único filtro de DNA e, em seguida, cortou os respiradores originais da caixa de ar e preencheu os espaços vazios. Depois de algumas mudanças criteriosas, o agora V-twin de 1.050 cc estava pronto para começar a ‘soprar’ nos discos da embraiagem… “No dinamómetro com o meu companheiro Jamie da Dynomite Moto, a moto atingia 45 a 50 cavalos de potência na roda traseira e começava a girar a embreagem”, conta Tom. “Já havíamos atualizado para um novo conjunto de placas e molas de alto desempenho, mas evidentemente isso não foi suficiente. A solução foi usar algumas placas e molas Barnett, adequadas para uma Harley Sportster de estágio dois, que permitiram à XV colocar sua potência na estrada.”

A atualização de potência também se refletiu no som do motor. Embora a maioria das XV’s façam um ‘pop pop’ distinto, esta Virago ganhou um ‘latido’ diferente, muito mais próximo de uma H-D Sportster do que qualquer outra coisa. “A XV750 não foi projetada para funcionar com um único carborador, então aposto que com um Mikuni duplo poderíamos extrair com segurança ainda mais potência do motor atualizado.” Disse Tom Gilroy.

O depósito de combustível original da Yamaha XV750 foi reposicionado na parte superior e adoptado um novo guarda-lamas dianteiro feito à mão. O que agora PBM precisava de encontrar era um esquema de cores adequado. As rodas já estavam revestidas com pó de bronze, então as discussões iniciais sobre preto ou vermelho eventualmente se transformaram em algo que estalaria nas rodas. O pintor preferido da PBM – Justin da PopBang Classics – veio ao resgate com uma deslumbrante pintura verde oliva metálica.

ÁGIL E DIVERTIDA

A PBM mergulhou então no seu catálogo de peças para levar a construção até a linha de chegada. Um farol LED de 7” fica na frente, seguido por um painel de reposição e clip-ons equipados com interruptores PBM e espelhos. Os piscas traseiros ‘três em um’ são um novo produto PBM, projetados especificamente para serem visíveis de todos os ângulos.

A abordagem da PBM sobre a venerável Yamaha Virago parece selvagem e intransigente, com rosnado suficiente para irritar os vizinhos. Mas será que tem a mordida que combina com sua casca? Tom diz que sim. “Depois de rodar a moto, era hora de esticar as pernas no test-ride. Não decepcionou; potência onde quer que se precise na faixa de rotação, basta pisar no acelerador e pronto. Diverti-me bastante a experimentá-la em algumas estradas e, quando puxei com um pouco mais de entusiasmo do acelerador, a roda dianteira levantou assim que arranquei  e aguentou no ar  até que passei para segunda.”

Fonte: BikeExif

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments