Yard Built coloca lenda do MotoGP a construir moto com a Krugger Motorcycles
Ao longo dos últimos três anos, o programa Yard Built, desenvolvido pela Yamaha, tem vindo sempre a crescer, trabalhando de forma consistente na criação de novas abordagens à gama de motos Sport Heritage. A mais recente colaboração, com o construtor belga Fred “Krugger” Bertrand, permitiu alcançar um nível totalmente novo, com uma parte espantosa da história do MotoGP incorporada de forma inteligente na Yamaha SR400 personalizada.
Tendo aceitado colaborar com a Yamaha num projeto Yard Built, Fred optou por se inspirar no grande amigo e compatriota Bernard Ansiau, que é mecânico no campeonato de MotoGP de Valentino Rossi, provavelmente o maior piloto de todos os tempos.
Apesar de esta função ser, por si só, suficiente para tornar Bernard num dos mais invejados mecânicos vivos, o seu currículo está pejado de momentos altos, tendo anteriormente preparado máquinas de corrida para lendas da Yamaha como Wayne Rainey, Kenny Roberts, Randy Mamola e Norick Abe, entre outros.
Fred e Bernard aceitaram partir de uma humilde Yamaha SR400 como base e reviver o espírito da competição da década de 1970, num tributo às máquinas Yamaha TZ e também para marcar a carreira de Bernard.
Como seria de esperar de uma versão inspirada no auge do MotoGP, o pequeno motor da SR400 faz um excelente trabalho, especialmente com a aplicação de um elegante compressor volumétrico Aisin 300 com um coletor de ar de admissão personalizado. O sistema de escape em aço inoxidável de uma só peça é complementado por um carburador S&S de 48 mm no lugar do sistema de injeção de combustível. As suspensões dianteiras polidas e elegantes foram rebaixadas e equilibradas com um conjunto de amortecedores FOX na traseira. Mantendo a SR400 no asfalto estão dois Dunlop K81 inspirados pelo pneu usado na primeira volta à pista TT da Isle of Man a mais de 160 km/h.
Há quase demasiados detalhes a realçar, pois a obsessão de Fred está bem presente na SR400. O velocímetro personalizado, os interruptores e os punhos estão atrás de um minúsculo para-brisas adaptado, acima da mesa de direção modificada e de um guiador personalizado. Os travões e a embraiagem foram atualizados e são da Beringer, acrescentando uma potência mais de acordo com a 400 sobrealimentada
O depósito de combustível de fábrica da SR400 foi mantido, mas trabalhado a fim de ser mais estreito e comprido, e a traseira personalizada oculta os componentes elétricos. Uma fantástica interpretação da Yamaha Speedblock em azul e branco completa o esquema de cores, com os nomes de todos os pilotos ligados à carreira de Bernard inscritos no design. Por baixo do banco traseiro, quem tiver o olhar mais atento poderá mesmo distinguir uma pequena, mas sentida, homenagem ao próprio Doutor! Não há realmente nada melhor; uma verdadeira obra de arte.
0 comments