7 conselhos para não errar na hora de escolher a sua moto

By on 11 Abril, 2024

Errar na hora de escolher a sua moto é algo que pode acontecer por diversos motivos. Para que isso não suceda, vamos ajudá-lo (la) com alguns conselhos.

Às vezes, não conhecer bem as suas próprias necessidades pode levá-lo a tomar a decisão errada. Outro aspecto é a impulsividade. A emoção de comprar uma moto nova pode atrapalhar o julgamento e levar a uma escolha precipitada, sem considerar adequadamente as suas necessidades ou experiência como condutor. A pressão externa também pode ser um fator. As opiniões de amigos, familiares ou até mesmo de vendedores podem influenciar a sua decisão, levando-o a escolher uma moto que não seja a mais adequada para si.

  1. Nível de experiência

Não considerar o seu nível de experiência também é um erro comum. Comprar uma moto potente ou grande sem ter experiência suficiente pode ser inseguro e aumentar as possibilidades de problemas.

2. Utilização da moto

Antes de tomar qualquer decisão, reflicta sobre o uso que vai dar à moto. As condições de condução dentro da cidade são muito diferentes das condições fora dela. Para virar em estradas estreitas ou estacionar em vagas destinadas a veículos de duas rodas, precisará de uma moto leve e fácil de manobrar.

Pode usar uma moto de grande cilindrada para viagens, mas no longo prazo perceberá que uma moto mais leve e com dimensões menores, não só seria adequada para o mesmo fim, mas também lhe proporcionará vantagens que tornam o seu dia a dia mais fácil e prazeroso.

3. Naked ou com carenagem

Motos com e sem carenagem proporcionam sensações muito diferentes, principalmente quando conduzidas em altas velocidades ou em condições climáticas adversas. Embora a instalação de um pára-brisas possa ajudá-lo em motos naked, a verdade é que, se faz viagens longas ou viaja frequentemente por estrada, será muito mais confortável nas suas viagens mudar para uma moto com uma carenagem que o proteja do vento. Por outro lado, se anda de moto predominantemente na primavera/verão, nos dias tórridos e ensolarados, uma naked serve-o bastante melhor. Já para não falar daquelas motos grandes que nos atiram com calor para o corpo no verão, deixando-nos como ‘frangos assados’.

4. Espaço sob o assento

A capacidade de carga necessária é um elemento importante, pois determina se pode deixar o capacete na moto ou scooter para ir a lugares com conforto ou se deve carregá-lo consigo. Existem motos com espaço para guardar um capacete jet, um capacete integral e até dois capacetes: um capacete integral e outro capacete jet ou ambos os capacetes integrais – sobretudo em scooters.

5. Com ou sem ‘pendura’?

Se vai transportar passageiro, seja para viagens específicas ou viagens mais longas, é importante levar em consideração o assento na hora de escolher o modelo da sua moto. Existem motos que podem ser desconfortáveis ​​para quem está atrás e outras que são muito confortáveis. Isto não afeta apenas o passageiro, mas também a sua forma de conduzir, devido ao seu cansaço ou movimentos.

Por isso, se você sabe com antecedência que estará acompanhado, procure no mercado modelos com poltronas largas e posição confortável no encosto. Se também tiver algum encosto ou puder levar uma mala atrás, o seu parceiro (a) ficará muito grato.

6. A altura do assento

A altura da sua moto é um fator importante a levar em consideração, pois, embora quando está em movimento seja algo que não atrapalha a condução, pode ser um problema se você não chegar bem ao solo com os pés e tiver que fazer muitas paragens no trânsito.

Hoje em dia é possível diminuir a altura do assento em praticamente qualquer moto. Mas, mesmo assim, pode haver momentos em que se sinta inseguro ao fazer paragens e isso não lhe permita aproveitar ao máximo a sua moto. Nesse caso, procure uma moto com a qual você consiga chegar ao solo com mais facilidade.

7. A potência da moto

Pode-se cometer o erro de pensar que quanto mais potência, maior será o prazer. Novamente, o uso que dará à sua moto determinará se precisa de ter uma mais potente nas sua garagem.

Quando passa para a licença A é normal que a sua tendência seja comprar uma moto com mais potência. No entanto, é melhor que a potência da sua moto se adapte ao seu uso e tipo de condução porque, entre outras coisas, economizará dinheiro.

Conclusão

Errar na escolha de uma moto pode ser resultado de vários fatores , incluindo falta de compreensão das suas necessidades, impulsividade, pressão externa, falta de investigação, inexperiência, não considerar os custos associados e não ter em conta o seu físico. Assim, é importante avaliar todas essas variáveis ​​antes de tomar uma decisão de compra.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments