Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Alemanha aperta o cerco a motos com mais de 90 dB a partir de 2024

By on 22 Dezembro, 2023

Alguns políticos alemães, querem vedar a circulação de veículos de duas rodas em conhecidas rotas motociclistas da Alemanha a partir de 2024.

Desde 2020, existem proibições de circulação no Tirol para motos com ruído superior a 95 décibeis (dB). Infelizmente, estas medidas questionáveis ​​aparentemente têm adeptos na Alemanha, uma vez que os políticos locais do distrito de Holzminden, na Baixa Saxónia, e a associação berlinense ‘Deutsche Umwelthilfe’ estão prestes a introduzir proibições de circulação muito mais rigorosas na fronteira entre a Renânia do Norte-Vestefália e a Baixa Saxónia.

No dia 26 de junho de 2023, o conselho distrital de Holzminden decidiu encomendar à Ajuda Ambiental Alemã (DUH) o “projeto piloto de ruído de motociclos”. Como parte deste projeto, algumas estrada em Weserbergland serão fechadas aos motociclistas com ruído estacionário registado superior a 90 dB(A) nos fins de semana de abril a outubro.

Além disso, os limites de velocidade serão reduzidos, serão instalados radares de velocidade e as estradas serão totalmente fechadas aos veículos motorizados de duas rodas no segundo fim de semana do mês, como uma chamada “pausa sonora”. Se estas proibições de circulação forem implementadas desta forma, não afetará apenas a maioria dos motociclistas da região, mas também o hotel de motociclismo mais antigo da Alemanha.

O Villa Löwenherz, o hotel para motociclistas mais antigo da Alemanha, está localizado no cruzamento das duas ruas de Lauenförde. Este hotel histórico, atrai motociclistas desde o final dos anos 1970. O tradicional negócio emprega hoje cerca de 30 pessoas, oferece alojamento para 70 pessoas, só está aberto durante a estação quente e enche os seus quartos quase exclusivamente com motociclistas. Em Lauenförde é o único e maior negócio turístico significativo.

Resistência às proibições de circulação

O facto do fecho destas estradas alemãs em 2024, estarem oficialmente a ser executados como um ‘projeto piloto’, pode ter sido uma jogada inteligente dos oponentes das motos. As medidas legais já estão a ser examinadas e iniciadas pela resistência local em Lauenförde. De acordo com a lei alemã, as proibições de circulação baseadas no ruído estacionário a um nível municipal pequeno, dificilmente são aplicáveis ​​e teriam de ser decididas a um nível muito mais elevado. Mas como se trata de um ‘projeto piloto’ cujo principal objetivo oficial é a recolha de dados, não são más as probabilidades de que reconvenções e recursos não consigam evitar as proibições de condução antes do final de 2024. Se isso acontecer, o motohotel Villa Löwenherz poderá deixar de existir em 2025.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments