Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Honda CB400, o primeiro passo numa nova série de tetracilíndricas

By on 25 Julho, 2023

Fontes japonesas sugerem que a Honda está a desenvolver um motor de quatro cilindros e 400cc que  alimentaria uma naked e até mesmo uma desportiva.

No próximo outono vão chegar as novas Kawasaki Ninja ZX-4R e RR com motores de quatro cilindros de 400cc capazes de entregar 80 cv a 14.500 rpm, mas parece haver mais novidades a serem preparadas no Japão.

Em 2022 a Honda CB400SF/SB de quatro cilindros deixou de ser vendida no Japão, mas um regresso das ‘quatrocentos’ parece eminente, de acordo com a publicação japonesa Young Machine.

A princípio, pensou-se que o mais lógico seria o fabricante ajustar o conhecido motor da CB400SF/SB para que superasse os padrões mais recentes em termos de homologação. Essa seria a opção menos dispendiosa, mas a imprensa japonesa garantem que o motor será novo.

 Uma das marcas da futura 400cc de 4 cilindros naked será o farol redondo , que lhe dará uma imagem retro e outras informações sobre o novo projeto são escassas. Por exemplo, não se sabe se a Honda conseguirá competir em potência com os 80 CV (com a Ram-Air em plena capacidade) da Kawasaki Ninja ZX-4R.

A novidade não seria apenas o motor, porque também o quadro de berço duplo da CB400SF seria trocado por um do tipo “diamante”, ou seja, berço duplo aberto que acabaria ancorado ao motor, utilizando o motor como elemento de sustentação.

A nova motorização poderia dar lugar a diferentes modelos que apareceriam em 2024 ou 2025: uma naked , outra versão com uma pequena carenagem de farol Bol d’Or e ainda uma RR com carenagem completa e estética muito desportiva. Esta última moto poderia ser uma futura CBR400RR que viria a ser uma rival direta da Kawasaki Ninja ZX-4RR.

Uma coisa parece certa, com a Triumph e a Kawasaki, entre outros fabricantes a apostarem em modelos de 400cc, será lógico que a marca alada também venha a dar este passo com alguns dos seus modelos mais emblemáticos.

Assim que tivermos mais novidades sobre este regresso em força da Honda às 400cc de 4 cilindros, aqui as daremos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments