Italian Bike Week 2023 – As 10 motos vencedoras do Custom Bike Show
Apesar da sua inclinação ‘off-road’ este ano, a Italian Bike Week de Lignano Sabiadoro, não esqueceu as suas raizes custom. Conheça o ambiente deste evento de motociclismo e as máquinas vencedoras do Bike Show 2023.
Evento de motociclismo de final de verão que voltou para trazer de volta a paixão pelas duas rodas a Lignano Sabbiadoro, a Bike Week 2023 voltou a reunir motociclistas, entusiastas e turistas, ao todo 48 mil visitantes participaram na segunda edição de um evento que, ao mesmo tempo que pisca o olho aos entusiastas do Off-Road, não esquece de homenagear as suas origens: concebido como um spin-off de Setembro do Biker Fest International (BFI), a Italian Bike Week tem as suas raízes na cena Custom , a subcultura nascida na década de 1950 nos Estados Unidos da América e que logo chegou ao Velho Continente.
Tal como o BFI – um dos eventos de referência da Cultura Custom Europeia desde 1987 – a IBW também tem o seu Custom Bike Show , arena onde competem os mais qualificados fabricantes de motos especiais do panorama nacional e europeu. Terceira etapa do Campeonato Italiano de Motociclismo 2023-2024 , a etapa Friuliana também faz parte do circuito do campeonato mundial do AMD World Championship of Custom Bike Building , o ‘Campeonato Mundial’ organizado pela revista britânica American Motorcycle Dealer, uma das principais ‘instituições’ internacionais no que diz respeito à personalização de duas rodas.
Dezenas de customizadores aceitaram o desafio, aparecendo com a “chave de fenda entre os dentes” no ringue de Lignano. Entre os convidados de honra também estão as excelências italianas Mirko Perugini e Matteo Fustinoni (Gallery Motocycles e Hazard Motorcycle) e o esloveno Vito Klemenčič (VK #custom Works), o tridente que monopolizou o pódio em Budapeste em junho passado, por ocasião do Bike Show organizado pela Harley-Davidson em comemoração aos seus 120 anos.
Abaixo estão as 10 motos customizadas e os seus fabricantes que triunfaram no Custom Bike Show IBW 2023:
- BEST IN SHOW. Depois de ter vencido Budapeste, Mirko Perugini também assumiu o ceptro da IBW: o título de Best in Show foi para a esplêndida Harley-Davidson JD da Gallery Motorcycles (BS), construída em torno do antigo V-twin do final dos anos vinte. Destaca-se a dianteira, capaz de gerar um agradável contraste com a mecânica quase centenária.
- BAGGER. Os eslovenos da Custom Creations Garage conquistaram o primeiro lugar na categoria #bagger graças a uma Harley-Davidson Touring literalmente capotada : também neste caso a solução adoptada para a suspensão dianteira é particularmente marcante. O motor é um clássico Twin Cam.
- STREETFIGHTER. Os treviso da Motor Attitude reinterpretaram a muscle bike por excelência, a moto que mais do que qualquer outra encarna o conceito de power cruiser: a Yamaha V-Max , uma potente moto de quatro cilindros que nesta versão combina ‘Teutônico’ gosto e referências à cultura japonesa.
- MODIFIED HD. A especial que levou a Custom Thom (MN) a conquistar a coroa da Modified HD, categoria dedicada às motos de dois cilindros da Bar and Shield, é também uma verdadeira road drag bike. É uma Harley V-Rod, uma moto que desde sempre dividiu os Harlistas, mas que é em todos os aspectos um marco na história da marca americana.
- FREESTYLE. A esplêndida ‘Ghisarama’ da Hazard Motorcycle bem colecionando prémios, e não deixou de ‘colecionar’ também em Lignano Sabiadoro: em torno de um motor Harley-Davidson Ironhead Matteo Fustinoni construiu a sua homenagem às lanchas Riva, em particular ao lendário Acquarama 278 encomendado do estaleiro Bergamo por Ferruccio Lamborghini no final dos anos sessenta.
- OLD STYLE. Uma preparação especial dos eslovenos da VK #custom Works, Vito Klemenčič ganhou o primeiro prémio Old Style com uma chopper pura e dura com sabor ‘nórdico’. O quadro autoconstruído, o sissy bar atraente e – obviamente – o garfo dianteiro muito longo chamam a atenção.
- SCRAMBLER. O motor da Buell by GDesign também vem de Milwaukee, uma reinterpretação da XB12 em formato Scrambler que triunfou na classe de mesmo nome. O preparador italiano de Como transformou a naked americana numa offroad agressiva e vagamente pós-atómico, equipando-a – entre outras coisas – com pneus protuberantes e transmissão final por corrente.
- METRIC. Entre as Metric, as especiais construídas com base em modelos não americanos, destacou-se a Honda Shadow de Samuele Gorni : o customizador de Mântua chopperizou uma das motos que, entre as décadas de 1980 e 1990, competiu implacavelmente com cruisers do exterior.
- CAFE RACER. Os Tolmezzini da VM Cycles jogavam ‘em casa’, revelando uma BMW R100 RS muito refinada que usava a coroa de Café Racer: as superestruturas da sport-tourer bávaro deixavam espaço para um vestido justo e um estilo verdadeiramente incrível e limpo. Agora o boxer refrigerado a ar pode se mostrar em toda a sua majestade!
- MOPED. O prémio especial Moped foi para Alessandro Danini, vulgo Alearte Motori, protagonista da iniciativa ‘Creazione di una Special Live’. Utilizando apenas componentes “reciclados”, o fabricante sediado em Varese criou um sidecar para a sua especial baseada numa Benelli durante o fim de semana Italian Bike Week. É o lado sustentável da personalização, mas também a demonstração de que para se destacar na personalização, a imaginação, a criatividade e a “graxa de cotovelo” contam muito mais do que peças especiais caras e acessórios exclusivos de reposição.
0 comments