Motos de sonho: Uma Ducati Desmosedici RR colocada à venda
Dar uma notícia de uma réplica da Ducati Desmosedici RR ‘tirada’ das pistas é sempre um prazer. Se ainda por cima tiver duas configurações para poder usá-la em circuito ou em “modo civil”, tanto melhor. Está à venda na Shelter Garage, em Espanha, e vai decerto tirar o sono a muita gente.
Ao longo da história, as motos de competição serviram de laboratório para as marcas desenvolverem posteriormente modelos de estrada, utilizando parte dessa experiência adquirida nas pistas. Entre elas podemos destacar máquinas tão exóticas como a Honda NR 750 ou a Ducati Desmosedici D16RR, da qual apenas 1.500 exemplares foram construídos.
Segundo comentários da Shelter Garage, empresa que atualmente é responsável pela gestão de vendas, esta unidade exclusiva tem duas configurações: a de circuito e a de estrada (dois conjuntos de carenagens, dois conjuntos de rodas, dois conjuntos de escape, etc. . ).
Este exemplar que vêm nas fotos foi matriculado em 2008 e tem atualmente apenas 4.500 quilómetros. Embora nas fotografias apresentadas no anúncio se apresente com roupagens de pista, não é especificado se ela entrou no circuito ou qual foi o uso que lhe foi dado.
A Ducati Desmosedici D16RR nasceu no mesmo ano em que Casey Stoner conseguiu levar para casa o título de MotoGP aos comandos da moto de competição da marca de Borgo Panigale. Em homenagem a esse marco histórico, a Ducati decidiu lançar uma série limitada exclusiva de 1.500 unidades desta exótica moto a um preço final de mais de 70.000 euros na época , cerca de 93.000 euros hoje se aplicarmos a inflação acumulada desde então.
Tecnicamente, a Desmosedici tinha todos os avanços tecnológicos do momento, alguns deles utilizados pela própria marca na moto pilotada por Stoner no Campeonato do Mundo de MotoGP , como por exemplo o equipamento de travagem. Também tinha suspensão “black leg” com uma forquilha Öhlins FG353P pressurizada de 43 mm junto com um monoamortecedor PRXB, assim como um quadro projetado com base no usado em competição . Além disso, incorporou elementos tão exóticos para o momento, como um painel de instrumentos LCD ou uma carenagem totalmente em fibra de carbono.
Impulsionada pelo impressionante motor V4 de 90º e 989 cc, equipado com elementos como cames acionados por engrenagem, ignição de pulso duplo, cambota de aço forjado e cárter e cabeças de alumínio fundido em areia, o resultado foram 200 CV de potência na roda traseira para um peso final com carga total de apenas 192 quilos. Tudo isso complementado com sistemas tecnológicos de alto nível, para torná-la o mais dócil possível em estrada.
A Ducati Desmosedici D16RR é uma moto que já faz parte da história da marca em particular, e do mundo das duas rodas em geral. Esta unidade exclusiva está à venda pelo “modesto preço” de 80.000 euros.
0 comments