Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

A crise no Canal do Suez pode ter impacto no mundo das motos?

By on 20 Fevereiro, 2024

Receia-se que com a continuação da crise no Canal do Suez, essa situação possa conduzir a dificuldades logísticas e a um aumento de custos. E que consequências podem haver no mundo das motos?

Devido precisamente aos ataques dos Houthis, que estão a afectar fortemente a passagem de navios de transporte de mercadorias no Canal do Suez, os pneus da Pirelli chegaram com atraso ao porto de Melbourne na Austrália, o que levou a Dorna a ter que reduzir de dois para um só dia os testes do Mundial de SBK em Phillip Island. De acordo com dados recentes, a navegação de navios comerciais pelo Canal de Suez, que liga os mares Vermelho e Mediterrâneo, diminuiu 30% em janeiro. De que forma esta situação também pode afectar a indústria de motos?

O Canal do Suez é certamente uma via de comunicação estratégica, dado que por ele passa uma parte significativa do comércio mundial, incluindo oleodutos. Daí, portanto, passam e chegam até nós os produtos fabricados no Oriente, mas também as matérias-primas, os produtos semi-acabados e os componentes que permitem às nossas indústrias produzir bens que, em muitos casos, viajam em sentido inverso através do Canal, como parte das Exportações  europeias.

Nos últimos dias o Mar Vermelho e o Canal tornaram-se palco de alguns ataques dos Houthis , um grupo armado iemenita, a navios que o atravessam; em resposta a estes ataques, os Estados Unidos e alguns aliados tomaram medidas militares na área do Iémen.

Esta escalada desencorajou muitas empresas de transporte de continuarem a utilizar o Canal de Suez para transportar mercadorias para a Europa, preferindo contornar o Cabo da Boa Esperança – circunavegando assim o Continente Africano – com um aumento significativo de tempo e custos. Com isto aumentam as taxas de seguro eas taxas de frete, com um efeito cascata no custo de cada contentor transportado e dos bens neles contidos.

Crise que nos lembra uma outra que se seguiu à pandemia de Covid19, quando o Canal era livremente transitável mas faltavam contentores e mercadorias para transportar; situação que produziu a infame escassez de semicondutores e componentes na Europa, causando posteriormente transtornos, maiores prazo na entrega de motos e aumentos de preços. Esperemos que o mesmo não se repita e que a paz volte a reinar naquele estreito tão importante para o comércio mundial.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments