Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Qual é a vida útil de um capacete de moto?

By on 25 Maio, 2023

Depois de quanto tempo devo trocar de capacete? Muitas vezes, essa é uma pergunta que fazemos a nós mesmos. Não existe um prazo estabelecido sobre a sua durabilidade, mas sim uma recomendação geral.

É tomado como aconselhável trocar os capacetes a cada 5 anos, excluindo quedas/acidentes de trânsito. No entanto, os capacetes obviamente não têm prazo de validade. Observe também que muitos fabricantes escolheram esse período de 5 anos para sua própria garantia. Na verdade, também encoraja a renovação.

Concretamente, é a degradação progressiva dos elementos de proteção interna, ou seja, a almofada EPS (poliestireno) que teria levado a esta longevidade aceite de 5 anos, às vezes 7 anos para alguns fabricantes. Da mesma forma, as tintas de capacete não resistem bem ao ataque UV, mas os revestimentos externos (tintas e vernizes) têm feito grandes progressos a este nível e especialmente para a proteção de capacetes de policarbonato (capacetes de fibra terão melhor resistência ao tempo)…

Hoje, os fabricantes mantêm essa vida útil de 5 anos, mas nada comprova que com 5 anos e 1 mês o seu capacete esteja bom para a reforma… Simplesmente, o envelhecimento de certos elementos (espuma interior, parafusos, viseiras, estofamento gasto ) pode incentivar a essa troca. Alguns fabricantes têm caminhões de manutenção itinerantes, às vezes presentes em grandes eventos e os técnicos presentes, observam que alguns capacetes ainda apresentam um bom estado, apesar da sua idade avançada. Muitas vezes, se o capacete for inspecionado e mantido e passarem mais de 8 anos na estrada, os técnicos aconselham a renová-lo.

Por fim, estamos num período de transição, com a substituição gradual de todos os capacetes do mercado com a troca entre o padrão ECE 22.05 e o padrão ECE 22.06. Os fabricantes estão a renovar a sua gama no momento e ainda há capacetes padrão ECE 22.05 para vender. Se um capacete com a norma 22.05 realmente o seduz, não se prive: obviamente estará protegido.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments