Três motos de luxo do clube VIP dos ‘Seis Dígitos’
As motos são desde há muito, uma maneira barata de nos deslocarmos rápido, mas no mundo atual de excesso e tecnologia insana, o conceito de uma moto com um preço sugerido de seis dígitos não é notícia rara. E, o mais surpreendente, é que se vendem num abrir e fechar de olhos!
Considere por exemplo a Ducati Superleggera V4, a Honda RC213V-S réplica MotoGP, ou a NCR MH TT de Mike Hailwood, e muitos outros. Na maioria dessas motos, abundam novidades e tecnologia de ponta vinda das corridas.
Contudo, hoje em dia estamos a assistir a uma nova forma de construir uma moto no valor de seis digitos. Estas três novas ofertas da Praga, Arch e Aston Martin & Brough Superior são um bom exemplo e trazem à tona uma nova experiência de exclusividade, imagem e níveis variados de tecnologia. Apesar disso, valerá a pena passar um cheque com seis digitos para comprar algumas destas ‘obras de arte’? Qual escolheria?
Praga ZS 800 – Preço a partir de 92.000 dólares
Começando pela mais ‘baratinha’, a Praga ZS 800 como uma bobber de edição limitada, repleta de materiais exóticos e engenharia de truques, tudo embrulhado num pacote evocativo do passado.
Há uma linha ténue quando se mistura nostalgia e tecnologia moderna, e a equipa da Praga fez um ótimo trabalho ao criar uma bobber moderna que não esqueceu as suas raízes. Em espírito, a ZS 800 é uma interpretação moderna da primeira moto a usar o emblema da Prada – a célebre BD 500. A Praga fabrica automóveis e componentes em Praga desde 1907. Mas em 1929, a empresa comprou o negócio de motos da ČKD e, ao longo com ele veio o trabalho de um jovem e brilhante designer chamado Jaroslav František Koch.
Koch projetou uma brilhante moto monocilíndrica de 500cc da ČKD, e Praga prontamente a rebatizou como Praga BD 500. O monocilíndrico de 15 cv permitiu que a BD 500 atingisse 105 km/h, e o próprio Koch estabeleceu um recorde na moto, viajando de Roma a Praga em 35 horas e 40 minutos.
Avançando quase 100 anos, Praga voltou a construir carros, desta vez o supercarro Bohemia de alta tecnologia. Mas enquanto não estava a trabalhar no Bohemia, o engenheiro Jan Žuži interessou-se pelo conceito de uma ode moderna à lendária BD 500. Familiarizado com as duas rodas, Žuži e os seus colegas designers colocaram todos os recursos técnicos da Praga no projeto, e a aplicação religiosa de fibra de carbono, titânio e cromo usinado em CNC, sugere imediatamente que esta moto é mais do que apenas um retrocesso. E porque a Praga ZS 800 não esquece as suas raízes, tudo se desenvolve à volta de uma estrutura rígida, portanto não há suspensão traseira além do monoamortecedor Öhlins sob o assento. À frente foi usados uma forquilha dianteira estilo viga, travões de tambor e um motor paralelo Kawasaki refrigerado a ar, proveniente do modelo W800.
Como o assento, o garfo é suspenso por um amortecedor Öhlins com mola de titânio, e toda a peça é uma arte de liga por si só. O depósito de combustível foi feito de fibra de carbono forjada, mas isso é uma espécie de ilusão, já que o depósito real parece ser um componente de alumínio cortado em CNC, usado como parte estrutural do quadro. As tampas do depósito de carbono complementam os suportes do guarda-lamas de carbono e a proteção da corrente, mas principalmente as rodas.
As rodas também são construídas a partir de fibra de carbono forjada, atadas com raios de carbono tensionados. Há uma entrada de ar direto nos tambores hidráulicos ventilados e a borracha Dunlop de 18 polegadas com aparência vintage completa o visual. Sob o assento, o bicilíndrico refrigerado a ar de 800 cc da Kawasaki fornece 50 cv para uma transmissão de cinco marchas. Serão construídas apenas 28 unidades da Praga ZS 800 e para ter uma terá que desembolsar 92.000 dólares para obter uma. A ZS 800 é a moto mais acessível da nossa lista e certamente a mais fácil de montar e pilotar – especialmente por condutores menos experientes.
Arch Motorcycle 1s – Preço a partir de 128.000 dólares
O mercado de motos está mais quente do que nunca, com marcas como a Indian, Buell e Harley Davidson a lançarem motos mais agressivas voltadas para aqueles que se preocupam com as performances. Mas a Arch Motorcycles, com sede na Califórnia, está no topo de 1% do mercado com a novo Arch 1s com motor S&S.
A Arch Motorcycle foi formada em 2011 como uma espécie de encontro de mentes, entre o famoso ator e entusiasta Keanu Reeves e o construtor de bicicletas Gard Hollinger. Os dois conheceram-se vários anos antes, quando Reeves encarregou Hollinger de construir uma Harley Davidson totalmente personalizada, com quase todos os aspectos da moto reformulados. Reeves ficou chocado com o desempenho da moto e acabou convencendo Hollinger a abrir um negócio juntos. Desde então, a dupla fez o seu nome aperfeiçoando o que eles chamam de “American Performance Cruiser”. Os seus designs nítidos enfatizam o desempenho por meio da simplicidade mecânica e as matérias-primas mais complicadas que o dinheiro pode comprar.
A nova Arch 1s baseia-se no modelo KRGT-1 anterior, com geometria e ergonomia mais agressivas, e o mesmo V-Twin S&S. Todo o pacote é muito mais desportivo do que a KRGT-1, com uma distância entre eixos mais curta, inclinação mais agressiva e um novo braço oscilante de alumínio de tarugo de um lado cinzelado. A carroceria é feita de vários bits de fibra de carbono e alumínio e facilita uma ergonomia mais agressiva do que a KRG-1.
Por baixo da cobertura, um quadro de aço suporta as cabeças e o motor refrigerado a ar, enquanto um subquadro de tarugo de alumínio suporta a suspensão traseira. A suspensão Öhlins totalmente ajustável mantém os solavancos sob controle, e os travões ISR de quatro e seis pistões com ABS devem fornecer uma capacidade de travagem mais do que adequada a pilotagem animada.
O motor T124 de 2032cc foi projetado como uma boa atualização para os modelos big-twin da Harley-Davidson de 2007 a 2016, e a Arch aumenta um pouco o calor com um sistema de escape e admissão de aço inoxidável personalizado. A Arch tem uma caixa de seis marchas para a corrente de transmissão.
Rodas de fibra de carbono BST de 17 polegadas são envoltas em borracha Michelin Power RS, dimensionadas 120/70 e 240/45, respectivamente. O peso a seco chega a 255 kg, ou seja, 13 kg mais leve que a KRGT-1, mas é definitivamente a moto mais pesada do ‘clube dos seis digitos’… por uma margem significativa.
A chave de ignição é feita de alumínio e ativa um painel LCD colorido. Escondido no depósito de combustível de carbono, está um sistema de indução exclusivo que canaliza o ar fresco através dos filtros e para baixo no corpo do acelerador. O suporte, os comandos e a tampa do acionamento por correia também são feitos de alumínio – todas peças de arte funcional por si só. A compra da Arch 1s também inclui a oportunidade de personalizar a aparência e a ergonomia da moto com a equipa de design, garantindo que o assento e os controles sejam configurados para o estilo de pilotagem do comprador.
Aston Martin & Brough Superior AMB 001 Pro – Preço a partir de 120.000 dólares (estimativa)
Um fabricante de luxo que se une a um fabricante de motos para construir uma moto de pista inspirada em hipercarros. Isto parece caro, e é . Mas no caso da Aston Martin & Brough Superior AMB 001, esses dois nomes ingleses históricos parecem ter trazido o melhor um do outro com a edição limitada AMB 001 de 180 cv, lançada em 2019. Com todas as 100 unidades de edição limitada da moto vendidas, a dupla agora aumenta a aposta com a nova AMB 001 Pro de 225 cv, limitada a apenas 88 unidades.
Se o nome Brough Superior não lhe é familiar, aqui está uma atualização rápida. A Brough Superior foi fundada em 1919, depois que George Brough deixou a empresa do seu pai, a Brough Motorcycles. Buscando maximizar a qualidade, cada produto Brough Superior foi supostamente montado duas vezes.
Avançando para 2008, o nome Brough Superior foi adquirido pelo entusiasta Mark Upham, que se encontrou com o designer francês Thierry Henriette para projetar uma nova linha de motos Brough Superior. A produção começou em 2016 sob a propriedade de Thierry, e vários modelos sofisticados foram lançados desde então.
Embora as ofertas recentes da Brough Superior tenham se tornado cada vez mais exóticas, a parceria de 2019 com a Aston Martin e a AMB 001 resultante é um salto significativo no desempenho da marca. Inspirada no supercarro híbrido Valkyrie AMR Pro da Aston Martin (do qual apenas 25 serão construídos), a AMB 001 Pro é o próximo nível para a parceria Aston e Brough Superior, apresentando uma nova aerodinâmica e um motor V-twin de 997 cc mais potente.
Especificações mais detalhadas sobre o motor são poucas, mas presumimos que um turbocompressor de geometria variável e intercooler foram usados, como na AMB 001, a potência é relatada em 225 cv, fornecida por meio de uma transmissão de seis marchas com embraiagem deslizante e peso a seco declarado é de 176 kg.
A cobertura (presumivelmente) toda em fibra de carbono é muito semelhante à AMB 001, com exceção da nova aerodinâmica frontal. Um spoiler dianteiro de carbono foi afixado ao corpo, juntamente com asas estabilizadoras para melhorar a força descendente. Diz-se que outras características aerodinâmicas ao longo do corpo criam um efeito de túnel, direcionando o ar ao redor do condutor, junto com uma barbatana traseira para melhorar a estabilidade.
Anunciada como uma moto ainda mais exclusiva do que o AMB 001, não deve surpreender que apenas 88 AMB 001 Pros sejam construídas e o preço realmente não tenha sido publicado. Mas, considerando que as 100 AMB 001s construídos foram vendidos a 120.000 dólares cada uma, espere pagar significativamente mais pela Pro. A desvantagem desta moto é que foi construída apenas para a pista.
0 comments