Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Venom X22GT: Porque os americanos preferem as caixas automáticas?

By on 6 Setembro, 2023

Nos Estados Unidos esta 250 construída na China, está a ser vendida a meio caminho entre uma moto e uma cómoda scooter com marchas automáticas. Custa pouco, mas não pode ser aprovada para a Europa.

Desde há muito que sabemos do apreço dos americanos pelos carros com caixa automática, certamente mais difundidas do que a caixa de velocidades de mecânica comum. Trata-se de uma questão de filosofia de utilização e conveniência, mas por vezes de habituação à ausência da caixa de velocidades e o relaxamento de não ter que pensar em qual marcha inserir pode dificultar o grande salto em direção à moto.

Este poderá ser um dos motivos que levou a americana Venon Motorsports a importar da China e comercializar a Venom X22GT,  uma moto-scooter em todos os sentidos da palavra. De facto, se traçarmos uma linha vertical imaginária à altura do pivô do braço oscilante, à esquerda encontraremos uma moto desportiva convencional, à direita uma traseira que mostra claramente a derivação da scooter, incluindo o aro de 14 polegadas e um motor monocilíndrico 4T basculante de 223 cc e 11 kW a 7.000 rpm, associado a transmissão automática e dois amortecedores laterais.

Resumindo, um cocktail que pode fazer sentido, principalmente se for voltado para iniciantes que querem subir imediatamente para o selim e ter que lidar com uma moto, mas sem ter que fazer o treino necessário com a embraiagem e o pedal do marchas.

Os dados declarados referenciam uma velocidade máxima optimista de 145 km/h, roda dianteira de 17 polegadas e um belo sistema de travagem com três discos que, no entanto, parece não dispor de ABS. A acessibilidade é reforçada pela altura do assento em relação ao solo de 762 mm.

O conceito não é novo e certamente retoma, com todas as distinções necessárias, veículos como a Honda Integra que, de facto, tem o melhor da scooter e da moto, mas por outro lado, a Venom X22GT não possui os requisitos para ser aprovado na Europa – nomeadamente, pela falta do obrigatório ABS.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments