A Volta ao Mundo em 800 Dias – por Francisco Sande e Castro

By on 8 Maio, 2019

Francisco Sande e Castro em 2012 abordou a Honda Motor Portugal com a proposta de realizar uma viagem à volta do mundo em 2 anos, referia Carlos Cerqueira, Director de Marketing da Honda , hoje em conferência de imprensa no ACP para celebrar o término da aventura do Chico Sande e Castro…

A aventura acabou por se estender durante cerca de 7 anos em que Sande Castro percorreu 140.000 Kms na sua Honda CrossTourer, visitando 62 países em 6 Continentes, tendo começado primeiro por atravessar a Europa até à Índia, Ásia e Oceania nos seguintes anos, depois América do Norte e no ano a seguir América do Sul e finalmente a África, tendo nesta última etapa, a mais dura, segundo refere, ter realizado o percurso pela África Ocidental, o mais duro devido a grandes extensões de lama e à perigosidade de assaltos e mesmo raptos.

Francisco Sande e Castro tem mil histórias para contar, realidade que irá concretizar no seu primeiro livro a lançar dentro de um mês, mas refere que esta grande aventura teve episódios que marcaram profundamente a sua vida, referindo que foi sistematicamente acolhido de braços abertos e de forma hospitaleira por todos os povos de todas as culturas que pôde conhecer e que a realidade do mundo é muito diferente daquela que de forma violenta as notícias mostram todos os dias.

Francisco superou os 140.000 Kms em 7 anos de viagens, em que foi intervalando com compromissos profissionais, deixando a moto nos locais onde parava e voltando para continuar a sua aventura que apelidou “A Volta ao Mundo em 800 dias “, título que irá dar ao primeiro tomo dos dois livros que pretende editar, em contraste com o título original mais conhecido ( de 80 dias ) para passar a ideia de que a sua viagem foi feita a um ritmo mais lento que lhe permitiu ter contacto com as gentes e as suas culturas.

Francisco disse ainda que nunca se sentiu sozinho e que muitas das vezes em que se encontrou em apuros houve sempre quem o ajudasse e quem tivesse por perto disposto a interagir consigo e muitas vezes convidá-lo para as suas modestas casas. Comeu muitas no chão, com as mãos, tal como os que o recebiam e dormiu nas suas casas e muitas vezes ao relento na companhia de cabras e mosquitos. Nunca adoeceu pois teve sempre o maior dos cuidados na água e nos alimentos que tomava e afirmou ainda que de início se recusou a tomar a medicação para a malária que espera não ter contraído.

Quando confrontado com a pergunta de qual será a sua próxima aventura Francisco Sande e Castro afirmou que será difícil encontrar um desafio maior do que este e que como não vai para novo talvez procure realizar etapas menos ambiciosas de futuro… quem sabe.

Um feito inédito este realizado pelo Chico, pois não há memória de um motociclista português ter realizado tamanha façanha à volta do mundo em duas rodas. Nós que acompanhámos na sua página de facebook e no seu Blog as aventuras que ao longo destes últimos 7 anos teve a generosidade de partilhar estamos agradecidos e enaltecemos a sua façanha com admiração e respeito.

Parabéns Francisco Sande e Castro…

http://voltaaomundoemcrosstourer.blogspot.com/

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!