A Ducati Desert X e o Audi RS Q e-tron lado a lado na Sardenha

By on 4 Maio, 2022

Nunca existiu tal oportunidade. A Audi e Ducati deram as boas-vindas aos meios de comunicação internacionais na Sardenha para uma dupla estreia. Pela primeira vez, os jornalistas puderam conduzir a nova moto DesertX e o RS Q e-tron que se estreou no último Rally Dakar.

O evento contou com a presença de Danilo Petrucci, vencedor de uma etapa no Dakar 2022, e dos pilotos e copilotos oficiais Audi, Emil Bergkvist, Stéphane Peterhansel, Edouard Boulanger, Carlos Sainz e Lucas Cruz. Para celebrar este evento, o Centro Stile Ducati criou um esquema de cores para a DesertX inspirado no do RS Q e-tron. Esta moto especial foi pilotada por Petrucci, que deu espetáculo, em conjunto com Sainz/Cruz, a par numa técnica pista de off-road.

Dois veículos invulgares, terreno generoso fora de estrada e o apelo do novo: o entusiasmo foi avassalador. A Ducati entra no segmento off-road pela primeira vez com a DesertX. No primeiro evento de pilotagem, a marca italiana, que até agora tem estabelecido padrões com a sua estrada desportiva e motociclos de turismo, transmitiu a sua nova experiência off-road.

Com o seu potente motor Testastretta, generosa distância ao solo e longo curso de suspensão, o novo modelo é capaz de dominar qualquer declive com facilidade. Ao mesmo tempo, a DesertX também impressiona nas estradas pavimentadas como um veículo funcional, competente e eficiente de duas rodas. Quando se deslizam juntos sobre as pistas de gravilha num terreno a sudoeste de Olbia, a moto e o carro apresentam-se com um desenho idêntico.

Com as cores preto, cinzento e vermelho,  a DesertX captou os gráficos que estilizam a tecnologia avançada do Audi RS Q e-tron no seu corpo. O protótipo do rally do deserto com os quatro anéis encarna pura eficiência. O inovador motor eléctrico do RS Q e-tron com baterias de alta tensão e conversor de energia puxa os limites do que é possível. Fez a sua estreia no Rally Dakar em Janeiro e impressionou com as quatro vitórias em etapas.

Em março, o carro alcançou a sua primeira vitória global no Desafio do Deserto de Abu Dhabi.  Danilo Petrucci, que corre pela Ducati na MotoAmerica Superbike Series, é um antigo vencedor do MotoGP e fez o seu primeiro Rally Dakar em 2022. Andar  no carro ao lado de Carlo Sainz fascinou o experiente profissional. “É um sonho tornado realidade para mim, porque já em criança era fã do Carlos Sainz”, disse o italiano. “Não se pode descrever a sensação no cockpit. Eu não esperava que o RS Q e-tron fosse tão rápido fora de estrada. A sua tecnologia mostra o caminho para o futuro do automóvel”.

Por seu turno o piloto de fábrica da Audi sublinhou a importância do modelo para o programa de automobilismo de fábrica da marca. “O que a Audi conseguiu com este conceito é tecnicamente único e um benefício real para nós, condutores”, disse Carlos Sainz que ganhou o Rally Dakar três vezes e foi o vencedor da primeira etapa no RS Q e-tron. Sainz, Petrucci e todos os pilotos Audi foram saudados entusiasticamente pela imprensa durante o evento, que confirmou a grande ligação e constante colaboração entre a Ducati e a Audi.

Andrea Ferraresi, Diretor do Centro Stile Ducati: “Quando vimos o RS Q e-tron pela primeira vez, não conseguimos deixar de o imaginar em ação entre as dunas e rochas juntamente com a nossa DesertX. Este evento deu-nos a oportunidade de o fazer e, por isso, decidimos criar um esquema de cores exclusivo, inspirado pelas cores e grafismos do protótipo Audi. Ver carros e motos juntos em off-road é verdadeiramente um grande espetáculo. A colaboração entre as duas marcas e entre os respetivos Centros de Estilo é forte e importante”.

A nova DesertX, que desde a sua apresentação tem conhecido um assinalável sucesso, estará disponível em todos os Vendedores Autorizados da rede Ducati a partir de junho. O novo modelo está também disponível numa versão com potência limitada a 35 kW, para os detentores da carta A2.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments