Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

A KTM irá apresentar uma nova gama 490 em 2020

By on 27 Setembro, 2019

Já nos finais de 2018 tínhamos revelado que fruto do protocolo de colaboração com o fabricante indiano Bajaj Auto que a KTM estaria a desenvolver novos motores de baixa cilindrada e média cilindrada para as equipar unidades de 400cc monocilíndricas de 500cc bicílindricas.

Após um ano de desenvolvimento é quase certo que veremos uma nova linha de motos com motor bicilíndrico de 490cc produzidas na Índia e que irão desdobrar-se nos vários segmentos existentes na gama KTM.

KTM 490 Adventure ( projecção )

Assim é de esperar que proximamente, nas feiras internacionais que se avizinham, vejamos os nossos 5 modelos que têm vindo a ser comentados sob a designação KTM 490 nomeadamente:

  • a KTM 490 Duke
  • a KTM RC 490
  • a KTM 490 Adventure
  • a KTM 490 Supermoto
  • e provavelmente a KTM  490 Enduro ( 490 EXC ? )

A 490 Duke, a RC 490 e a 490 Adventure terão certamente conhecido quadro de trelissa da 390, ligeiramente mais largo para poder encaixar o novo motor. A restante ciclística, suspensões, rodas e travões, deverá ser em tudo semelhante a actualmente existente na gama 390 monocilíndrica de forma a manter os custos de produção baixos. A nível de acabamentos e electrónica é também provável que inclua full LED e painel de informação TFT a cores com a possibilidade de ligação a smartphones via Bluetooth.

KTM 390 Duke actual

Quanto aos modelos Supermoto e Enduro deverão herdar uma adaptação do actual quadro que montam as versões 690, produzidos em tubos de aço cromoly, sendo que a versão 690 de Enduro monta um tubo central com duplo berço.

A nível das suspensões montarão certamente suspensões invertidas na dianteira e mono amortecedor na traseira com ajuste de pré carga de mola. Travões de disco certamente também de apenas um disco à frente com pinça de 4 pistons com ABS de dois canais.

KTM 390 RC actual

O motor bicilíndrico paralelo de 490cc incluirá arrefecimento líquido, 8 válvulas e DOHC. Os valores de potência e binário serão certamente idênticos para toda a gama e a sua potência máxima poderá estar próxima dos 60 CV. O novo motor contará com uma caixa de 6 velocidades e uma embraiagem assistida e deslizante.

Do ponto de vista estético estarão dentro das linhas agressivas a que a KTM nos vem habituando inspiradas no slogan que marca projecta de “Ready to Race”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments