Aplicação de sistema biométrico em parques de estacionamento

By on 28 Fevereiro, 2021

Uma empresa de tecnologia desenvolveu uma “solução de estacionamento” que analisa a face do condutor e a matrícula do motociclo antes de se entrar num parque de estacionamento. É discutível, e até pouco prático, mas vai ser aplicado a partir de Março no Vietname.

A Technology News, e a empresa de biometria ‘Unioncommunity’ decidiu integrar um processo de identificação biométrica nos pórticos de parques de estacionamento do Vietname,  apelidado de Ubio-X MPass.

Biometria é a utilização de dados biológicos para autenticar a identidade, tal como se podem utilizar as nossas impressões digitais ou rosto para desbloquear o smartphone.

Destinada principalmente ao mercado do Sul da Ásia (por enquanto), esta “solução de estacionamento” digitaliza a sua matrícula e rosto, antes de abrir a cancela, estando a ser anunciada como um meio de prevenir o roubo de motos por associar o veículo ao seu condutor. Os criadores do sistema anunciam-no com um tempo de identificação muito rápido, capaz de processar até 15 motos ou scooters por minuto.  

Caso sinta algum cepticismo em relação a este sistema, saiba que também nós o achamos questionável. Numa era de exploração de dados e reconhecimento facial, não podemos deixar de questionar por que razão há uma pressa repentina nestes sistemas de monitorização externos e que estão a ser instalados um pouco por todo o lado para ver o que todos nós andamos a fazer. Por outro lado, será isto realmente uma solução de estacionamento de motos? Porque é que uma máquina de estacionamento precisa de saber quem somos? Como se processa o scanning se usarmos um capacete integral onde só se vê apenas os olhos… teremos de retirar o capacete? Bom… só se for para ver se a pessoa tem multas de estacionamento por pagar, ou eventualmente para descobrir se o individuo tem um mandato de captura pendente.

Aparentemente, o sistema está inicialmente a ser desenvolvido para o Vietname onde os motociclos são de longe o meio de transporte mais popular, e será instalado num “fabricante de porta-bagagens” no início de Março.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x