Desconfinamento: Os gauleses estão loucos!

By on 14 Maio, 2021

Rodeos nas ruas de Toulouse, uma musculada operação policial, apreensão de motos, vários ciclistas atropelados… O desconfinamento nesta primavera vai complicado em França, bem mais que por cá.

Apesar do endurecimento das medidas para punir os organizadores e participantes de ajuntamentos não autorizados e a destruição regular de muitos equipamentos e motos confiscadas, a prática tem visto um ressurgimento do entusiasmo no último ano e os casos continuam a multiplicar-se por todo o território francês.

Na semana passada, foi o centro da cidade de Lyon que foi palco de cenas improváveis. Mas a cidade está longe de ser um caso isolado. No último fim de semana, uma grande operação foi realizada pela gendarmerie de Yvelines, com cerca de 50 policias mobilizados e até mesmo um helicóptero em patrulha aérea.

No espaço de três horas, seis infrações flagrantes levaram à apreensão de numerosas motos, muitas vezes devido ao não uso de luvas e capacetes. No dia anterior, em Trappes, uma moto de motocross colidiu com um grupo de quatro ciclistas, causando um ferimento na cabeça de um deles, que tinha apenas 14 anos.

Mas foi em Toulouse que a cena mais surreal aconteceu no sábado de 8 de maio, quando motociclistas e pedestres viram quase uma centena de scooters, motos de motocross, quadriciclos e numerosas 125 no centro da cidade. Todos em grupo geraram inumeras filas de automóveis, chegando ao ponto de conseguir bloquear o trânsito na estrada que segue para Espanha. 

No entanto, as entidades policiais não podem fazer muito, uma vez que a legislação francesa é enquadrada por um memorando interno que remonta a 1999 que exige que os policiais sigam um veículo apenas para casos muito graves. Neste caso, encontros de motociclistas não são considerados como tal… o que está a irritar a população em geral. 

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x