Dunlop RoadSmart IV: Mais forte durante mais tempo!

By on 8 Novembro, 2021

A Dunlop revelou detalhes do novo RoadSmart IV para 2022, o seu mais versátil pneu sport-touring até ao momento.

O RoadSmart IV utiliza uma combinação de tecnologias inovadoras da Dunlop para dar origem a um pneu com múltiplas qualidades. O objetivo da Dunlop foi o alcance de  novos padrões, em termos de comportamento, estabilidade, aderência em piso molhado e quilometragem, em todo o amplo espectro de motos e estilos de condução no segmento sport-touring.

O segmento sport-touring tornou-se incrivelmente diversificado, dado que os tipos de motos acabam por sobrepor-se. Roadsters, nakeds, hyper-nakeds, conceitos crossover, motos de aventura de vocação estradista, bem como as tradicionais sport-tourer, foram todas contempladas no âmbito da concepção do RoadSmart IV.

A Dunlop viu este alargamento do segmento como uma oportunidade para criar uma geração totalmente nova do RoadSmart. O critério foi amplo e abrange não só aqueles que efetuam deslocações pendulares do tipo casa-trabalho-casa, mas também os viajantes de longa distância e os motociclistas que utilizam a sua moto para divertir-se ao domingo. De acordo com uma pesquisa do fabricante, os motociclistas pretendiam um pneu que poderia oferecer um equilíbrio perfeito entre um excelente desempenho em piso seco e uma aderência excecional em piso molhado, um comportamento neutro e estável, e que proporcionasse um desempenho consistente mesmo após ter percorrido vários pontos de quilómetros. Desta súmula nasceu o RoadSmart IV.

Ampla gama e duas especificações distintas

De acordo com a Dunlop, o RoadSmart IV foi desenvolvido para equipar 17 das 20 motos mais vendidas na Europa. Desde utilizadores estradistas de motos de aventura, como a BMW R1250GS, a motos como a Yamaha Tracer, Yamaha MT ou as gamas Z da Kawasaki Z, até às motos de turismo de grande porte, a equipa de desenvolvimento do fabricante centrou- se em conceber um pneu que fosse sobretudo, versátil.

Nas medidas mais populares (120 / 70ZR17 na frente; 180 / 55ZR17 e 190 / 55ZR17 atrás), foram desenvolvidas duas versões distintas do RoadSmart IV. A variante SP está otimizada para motos de estrada mais leves e desportivas, ao passo que a variante GT foi apurada para proporcionar uma maior destreza em termos de comportamento a motos touring de maior porte. 

Tecnologias adoptadas

Todas as variantes do RoadSmart IV contam com um conjunto de tecnologias patenteadas pela Dunlop, com o inovador composto que incorpora quatro resinas de aderência totalmente novas, e uma aplicação JointLess Tread para as medidas mais importantes, a encabeçar uma série de tecnologias e caraterísticas.

Com uma gama de 21 medidas e 24 referências SKU, o RoadSmart IV eleva a gama completa de pneus de turismo desportivo RoadSmart da Dunlop para mais de 40 medidas, cobrindo mais de 700 modelos e 97% do segmento de pneus radiais.

Para ficarem com uma ideia mais exacta sobre o Dunlop RoadSmart IV, saibam que ele concorre com outros modelos de topo, tais como o Michelin Pilot Road 4 GT, Bridgestone T30 Evo e Pirelli Angel GT.

Luca Davide Andreoni, Diretor de Marketing da Dunlop Europa, comentou o novo produto: “Ao reunirmos uma gama de tecnologias, criámos um pneu que pode atender às exigências de um leque incrivelmente diversificado de motociclistas e máquinas. Ao aplicar esta mentalidade, criámos um novo nível de pneus com o RoadSmart IV que é um pneu-touring desportivo que vai bem para além do segmento sport-touring ”.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments