EICMA 2021, Kymco: AK 550 ST, a versão mais turística!

By on 29 Novembro, 2021

A Kymco é hoje conhecida como líder global em scooters e desenvolve novas plataformas para interceptar solicitações de mobilidade com particular atenção ao respeito ao meio ambiente e à vida de quem mora nas cidades. No topo da sua gama está a AK 550, a maxi-scooter desportiva que consagrou a casa de Taiwan entre os melhores players mundiais.

A AK 550 representa o estado da arte e o altíssimo nível de planeamento alcançado pelo Kymco . A nova versão da ST – Sport Touring, que a partir de 2022 se juntará à AK 550, foi pensada para quem deseja percorrer longas distâncias com o máximo conforto, sem nunca abrir mão da desportividade da AK.

A Kymco AK550 tem sido extremamente bem-sucedida ao longo dos anos (desde o seu lançamento em 2018). Muito apreciada pela sua tecnologia e espírito desportivo, a nova AK 550 ST tem uma conotação mais turística, caracterizada por um novo perfil de blindagem para maior proteção em viagens longas e um pára-brisa elétrico mais alto, facilmente ajustado através de dois botões no guiador.

A excelente base técnica do AK 550 também é confirmada na ST. Portanto, o motor horizontal de dois cilindros de 550 cc e 8 válvulas, capaz de desenvolver 51 cv e levar esta maxi-scooter acima dos 160 km/h, adota na transmissão final uma nova relação  para refiná-la para o sport-turismo, reduzindo ainda mais o ruído e a necessidade de manutenção.

O acelerador está equipado com o sistema de controle ETS, Electronic Throttle System, também conhecido como Ride by Wire, que agora é usado para gerenciar o novo controle de tração (TCS), uma importante inovação técnica que melhora a segurança ao conduzir. O Controlo de Tração estreia-se agora na AK 550 ST em conjunto com o Cruise Control, um verdadeiro mimo para o viajante que lhe permite manter a velocidade constante premindo um botão, tornando as viagens longas mais relaxantes.

Também se confirma o excelente quadro de alumínio que fez da AK uma das scooters mais desportivas do mercado, o qual alberga o motor em posição central e ao qual está acoplado uma forquilha hidráulica telescópica na frente e um braço oscilante unilateral em alumínio na traseira.

A instrumentação foi renovada. Sempre composta por 3 mostradores digitais, possui maior brilho e definição para ser lida em qualquer condição de luz externa. Os dados estão bem ordenados e a borda dos mostradores muda de cor de acordo com o modo de acionamento selecionado. O display circular central alberga sempre o sofisticado sistema de navegação e entretenimento Kymco Noodoe, um equipamento dedicado aos veículos de topo da gama Kymco , que evoluiu ao longo dos anos e que lhe permite ligar ao smartphone e ter navegação Turn by Turn no display.

A ponte também foi atualizada. Os botões-chave do guiador foram redesenhados para controlar as novas funções. Todos estão bem posicionados para serem alcançados, mantendo as mãos firmes nos botões e sem possibilidade de erro. O arranque é sempre com chave inteligente mas o rotor de arranque desaparece substituído por uma prática chave de ignição central “click and go” que desbloqueia automaticamente o fecho eléctrico da direcção.  Os punhos aquecidos, que juntamente com o pára-brisas alto, agora eletricamente controlado, permitem viajar em qualquer temperatura externa, são confirmados como equipamento de série.

A chegada da AK 550 ST está prevista para o primeiro semestre de 2022, estando o preço por definir.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments