Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Fábrica da Ural vai mudar para o Cazaquistão

By on 21 Abril, 2022

Com a Guerra da Ucrânia o fornecimento de componentes e materiais para a Rússia está cada vez mais comprometido, ao ponto da Ural – fundada pela antiga União Soviética – ter de deslocar a sua fábrica para o Cazaquistão.  

Há algum tempo, a Irbit Motozavod anunciou a suspensão da montagem de novas motos da Ural. Problemas com logística na Rússia e no exterior, levaram à impossibilidade de fornecimento de componentes para a fábrica, e de acordo com as estimativas da fábrica, a lacuna no fornecimento de novas motos Ural para o mercado já se aproxima de 6 meses. Para não agravar ainda mais a situação, a direção da IMZ está considerando a possibilidade de proceder à montagem das motos fora da Rússia.

Recentemente, um post apareceu numa das contas em inglês da Ural Motorcycles com a informação “Hello new home!” (“Olá, nova casa!”) e a bandeira do Cazaquistão. Aparentemente, num futuro próximo, a montagem das motos da Ural será em novas instalações de produção, no território de um estado vizinho.

Nascida na Segunda Guerra Mundial

As origens da IMZ-Ural estão ligadas aos desenvolvimentos na Frente Oriental durante a Segunda Guerra Mundial. A União Soviética preparava-se para uma possível acção militar da Alemanha nazi. Joseph Stalin ordenou aos militares soviéticos que se preparassem em todas as áreas possíveis, incluindo as forças terrestres que iriam defender a União Soviética contra a invasão de tanques e infantaria alemães. A mobilidade foi especialmente salientada depois da União Soviética ter testemunhado o efeito da blitzkrieg sobre a Polónia.

Foi então realizada uma reunião no Ministério da Defesa Soviético para conceber uma moto que fosse adequada para o Exército Vermelho. O Exército Vermelho quis modernizar o seu equipamento após a suspensão da Guerra de Inverno com a Finlândia. As motos utilizadas até então não tinham sido satisfatórias; a sua tecnologia estava ultrapassada e a qualidade de fabrico era inadequada para suportar o clima e o terreno rigorosos da Rússia.

A moto foi “modelada” a partir de uma moto BMW de fins de 1930 chamada R71, que a Alemanha Nazi forneceu à União Soviética após os países terem assinado o pacto de não agressão Molotov-Ribbentrop em 1939.

Fábrica da Ural em Irbit, Rússia

Em 1940, a União Soviética adquiriu as técnicas de concepção e produção de motociclos e sidecars BMW R71. O primeiro modelo M-72 foi terminado em 1941. Originalmente, as fábricas deviam estar localizadas em Moscovo, Leninegrado (agora São Petersburgo), e Kharkov, mas devido à aproximação das tropas nazis alemãs, as instalações de Moscovo foram transferidas para Irbit, e as instalações de Leninegrado e Kharkov para Gorkiy (agora chamada Nizhny Novgorod). Os planos para a M-72 foram mais tarde vendidos à Nanchang Aircraft Manufacturing Corporation, uma empresa industrial chinesa, para construir a Chang Jiang.

Vladimir Putin orgulhoso de mais uma herança do antigo império soviético
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments