Harley-Davidson: Rumores sobre o regresso do projeto Bronx
Quando o projeto da Harley-Davidson Bronx foi anunciado em 2019, a marca americana preparava-se para atacar o mercado com três modelos – a Bronx, Pan America e Sportster S incluído – servidos pelo novo motor V-twin arrefecido por líquido de 1250cc Revolution Max. A Bronx 975 ficou aparentemente, esquecida na gaveta, mas há rumores recentes sobre o seu regresso.
Hoje em dia, apenas a moto de aventura Pan America e a Sportster S tornaram-se realidade, com o projeto da streetfighter Bronx cancelado após uma série de reformas quando a marca mudou de CEO. E desde então, a Harley-Davidson tem permanecido em silêncio sobre o destino da Bronx.
Contudo, uma recente notícia da CycleWorld dá conta que se reaplicaram os direitos de marca registada arquivados pela Harley-Davidson, indica que afinal o projeto Bronx pode não estar morto e enterrado. A medida foi provavelmente uma resposta à Lei de Modernização das Marcas Comerciais recentemente revista na América, que visa facilitar a retirada das marcas não utilizadas no registo federal e impedir as empresas dos reutilizarem.
Assim, todos os sinais apontam para que o projeto da Bronx esteja ‘atrasado’, em vez de ‘cancelado’ por completo. Inicialmente, a Harley-Davidson Bronx teria sido a primeira moto a aproveitar a nova iteração reduzida de 975cc do Revolução Max V-twin que agora alimenta a recente Nightster. Uma versão de maior especificação com o V-Twin de 145 cv da Pan America, de 1250cc, deveria seguir-se. Tudo isto fazia parte do plano “Mais Estradas” lançado pelo CEO deposto Matt Levatich, o qual implicava um total de nove modelos de modelo standard/streetfighter com base no motor e plataforma da Bronx até 2022. Isto, claro, foi revisto mais tarde pelo substituto do Levatich, Jochen Zeitz.
No entanto, talvez a Harley-Davidson Bronx consiga o renascimento que merece. Dada a boa recepção e sucesso da Pan America, talvez seja agora o momento certo para a marca introduzir no mercado a sua primeira streetfighter de sempre.
0 comments