Harley-Davidson Sportster S: Incontrolável explosão de adrenalina

By on 13 Julho, 2021

A nova Harley-Davidson Sportster S, foi criada para proporcionar uma experiência de condução enraizada na emoção de desencadear uma potência extraordinária em cada acto de aceleração. Após cada travagem e a cada saída de curva, o incontornável super-binário do motor Revolution Max 1250 produz uma explosão de impulso e adrenalina incessantes.

A Harley-Davidson Sportster S é uma nova custom sport, concebida para proporcionar uma experiência de condução emocionante e dar início a uma nova era de performances. Para tal, foi crucial a adopção do novo motor Revolution Max 1250T, o novo V-Twin, já aplicado na Adventure Pan America e que nesta nova Sportster S é apresentado com 121 cavalos e um binário implacável a pedido do condutor. 

Um quadro longo e leve, com uma suspensão premium são outros dos ingredientes do fabricante americano para nos proporcionar um manuseamento rápido e intuitivo. De travagem para travagem, e de curva para curva, a Sportster S foi criada para ser uma máquina inpertinente, que sobe os nossos níveis de adrenalina a cada instante, com potência e desempenhos pouco convencionais.  

“A Sportster S é a nossa próxima moto totalmente nova, construída sobre a plataforma Revolution Max e estabelece um novo padrão de desempenho para a linha Sportster”, disse hoje na apresentação Jochen Zeitz, presidente e CEO da Harley-Davidson. “Esta é a próxima geração Sportster definida pelo poder, desempenho, tecnologia e estilo”. E faz parte do nosso compromisso de introduzir motociclos que se alinhem com a nossa estratégia para aumentar o desejo de conduzir o legado da Harley-Davidson”.

Lobo em pele de lobo

O perfil da Sportster S é baixo, longo e poderoso. O depósito de combustível e a secção traseira enquadram o motor como a peça central dominante. O enorme pneu dianteiro recorda a extremidade dianteira sem pára-lamas de uma bobber clássica, enquanto a secção da cauda, o escape de montagem elevada e o assento fino de um lugar são inspirados pela flat-track Harley-Davidson XR750. A forquilha grossa invertida e os pneus de perfil largo, sugerem uma moto desportiva de alto rendimento.

“Cada elemento de design visual do modelo Sportster S é uma expressão da potência bruta da moto”, esclareceu Brad Richards, vice-presidente de estilo e design da Harley-Davidson. “Este é um lobo em pele de lobo”.

O motor V-Twin destaca um acabamento Chocolate Satin nas capas leves do motor em magnésio. Texturas, cores, acabamentos e detalhes foram seleccionados para dar ao modelo Sportster S o aspecto de uma moto de exposição personalizada que, por acaso, está estacionada na garagem do proprietário.

A ‘alma’ do Revolution Max

O motor de 1250cc Revolution Max 1250T é o coração mecânico do modelo Sportster S. Esta nova versão do mais recente motor Harley-Davidson refrigerado a líquido V-Twin da Harley-Davidson, foi regulado para produzir um tremendo binário a baixas rpm, com uma curva de binário que se mantém plana através da banda de potência – desempenho do motor concebido para proporcionar uma forte aceleração desde o arranque com uma potência sólida até à gama média de rotações. 

Para minimizar o peso global da moto, este motor foi integrado na moto como membro central e integrante do quadro. A utilização de materiais leves ajuda a alcançar uma relação potência/peso desejável. Pronto a circular com o depósito de combustível de 11,7 litros, a nova Sportster S pesa 227.7 kg.

O escape com a configuração de 2 em 1 em 2 de montagem alta e lateral foi concebido para produzir um agradável tom de baixa frequência – o que bem é necessário nos dias que correm. 

Tecnologia em função de cada momento

O modelo Sportster S está equipado com uma série de tecnologias concebidas para melhorar a experiência de condução. Existem três modos de condução pré-programados e seleccionáveis (Sport, Road e Rain) que controlam electronicamente as características de desempenho da moto, e o nível de intervenção tecnológica. Dois Modos Personalizados podem ser utilizados pelo condutor para criar um conjunto de características de desempenho para satisfazer a preferência pessoal ou para situações especiais. Por exemplo, o Cornering Rider Safety Enhancements by Harley-Davidson, é um conjunto de tecnologias destinadas a aumentar a confiança do condutor durante situações inesperadas ou condições adversas da estrada. 

Foram criadas para adequar o desempenho da moto à tracção disponível durante a aceleração, desaceleração e travagem, em linha recta ou durante uma curva.

Um ecrã TFT redondo, de 4,0 polegadas de diâmetro, exibe toda a instrumentação e suporta o entretenimento informativo gerado pelo dispositivo móvel equipado com Bluetooth® e auricular do condutor, incluindo música, chamadas recebidas e efectuadas, e navegação fornecida pela Harley-Davidson® App. A iluminação All-LED inclui um farol LED Daymaker® Signature, concebido para produzir uma propagação homogénea da luz, eliminando os “pontos quentes” que distraem. O farol tem uma forma oval ou em cápsula distinta que acrescenta estilo à parte da frente e identificará facilmente o modelo Sportster S.

Quadro e equipamento

Com o motor como elemento estrutural do quadro, eliminando o quadro tradicional, este desenho permitiu reduzir significativamente o peso geral, resultando num quadro muito rígido que contribui para um manuseamento preciso. Um braço oscilante em aço tubular soldado apresenta um design escorado e um membro X estampado para endurecer ainda mais o chassis, enquanto a sua forma acrescenta um estilo distinto à motocicleta.

O modelo Sportster® S está equipado com suspensão dianteira e traseira totalmente ajustável – garfos de cartucho invertido Showa com bainhas de 43mm e um amortecedor traseiro de reservatório separado Showa Piggyback. 

A suspensão traseira dispõe de ajuste hidráulico de pré-carga, usando um conveniente botão localizado no lado esquerdo da moto. Rodas leves de alumínio fundido com um desenho escalonado e de cinco raios são calçadas com uns largos Dunlop Harley-Davidson Série GT503. Os componentes de travagem são Brembo Premium. O travão dianteiro único apresenta um novo travão radial Brembo monobloco de quatro pistões e um disco de 320 mm. O travão traseiro é uma unidade Brembo de dois pistões com um disco de 260 mm.

Posição baixa e longa

Os comandos do pé dianteiro e um guiador baixo colocam o utilizador da Sportster S numa postura agressiva. A altura do assento sem carga é suficientemente baixa para a maioria dos condutores descerem os pés numa paragem. Os travões e as alavancas manuais da embraiagem são facilmente alcançáveis para melhor corresponder ao tamanho ou preferência do motociclista. 

O modelo Sportster S vem preparado para ter punhos aquecidos para maior conforto em tempo frio, existindo ainda uma porta USB-C para carregar um telefone ou outro dispositivo. Um sensor externo de temperatura ambiente e um aviso de baixa temperatura presentes no ecrã de visualização alertam o condutor para as condições variáveis do tempo. O Cruise Control e um sistema de segurança baseado na proximidade fazem parte do equipamento de série. 

A nova Harley-Davidson Sportster S é proposta em 3 cores distintas: Vivid Black, Stone Washed White Pearl e Midnight Crimson. 

Uma adição à linha de motociclos Harley-Davidson de 2021, a Sportster S chegará aos concessionários Harley-Davidson neste Outono. Quanto ao preço, ainda não existe um valor para o nosso mercado. 

Acessórios

Os Harley-Davidson Genuine Motor Accessories da Sportster S disponíveis no lançamento incluem:

•     Kit de conversão Mid-Control

Desloca os footpegs e controlos de pé do condutor de uma posição avançada para uma posição intermédia na moto. Isto pode colocar o condutor numa posição mais atlética e também pode fornecer um ajuste melhorado para os condutores que não conseguem alcançar confortavelmente os controles avançados.

•     Acessórios para Passageiro

Um kit Pillion, um kit de footpeg do passageiro e um kit de encosto do passageiro (cada um vendido separadamente) podem ser instalados. O pillion e o encosto apresentam um estofo desenhado para combinar com o assento do condutor.

·         Assento Sundowner Solo

Este assento oferece um design bucket e uma construção de espuma spherical-void para maior conforto em viagens longas e modelação para uma condução mais agressiva. As linhas de costura seladas evitam que a água penetre na espuma. Os detalhes na cobertura do assento aprimoram o look geral.

·         Para-brisas removível compacto

O hardware de montagem e os suportes pretos, além da tonalidade escura do para-brisas, combinam com o estilo da moto. O para-brisas é montado nas forquilhas com grampos quick-release e pode ser instalado ou removido de forma rápida e fácil.

·         Tailbag Sportster® S

Este tailbag foi projetada especificamente para ter um excelente “fit and look” na Sportster® S e oferece ao condutor uma opção de bagagem conveniente para o essencial da viagem. Recomenda-se que o Tailbag seja instalado sobre o pillion (acessório vendido separadamente). A capacidade de carga é de 2,3 kg. O volume do compartimento principal é expansível de 8,2 litros a 11,5 litros.

Galeria de imagens

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments