Kawasaki Versys 1000 SE de 2021 recebe nova suspensão Skyhook

By on 5 Outubro, 2020

A MOTO DE TURISMO DE AVENTURA COM ESPECIFICAÇÕES DE TOPO DA KAWASAKI É ATUALIZADA PARA 2021. A VERSYS 1000 SE RECEBE UMA NOVA SUSPENSÃO ELETRÓNICA SKYHOOK DA SHOWA.

A Kawasaki Versys 1000 SE está a receber um upgrade para 2021, já que a casa de Akashi adiciona a suspensão Showa Skyhook ao seu modelo de aventura mais rico em especificações.

Na verdade tudo isto lhe pode soar ainda um pouco familiar, uma vez que a Versys 1000 SE já tinha suspensão eletrónica, embora fosse o sistema interno chamado KECS (Kawasaki Electronic Control Suspension) que experimentámos num recente teste. O que se passa é que esta nova suspensão da Showa vai colocar a  Versys 1000 SE em linha com as Multistrada 1260 S e 950 S, visto que ambas as Ducati já usam este sistema há alguns anos.

O comunicado divulgado pela Kawasaki não explica totalmente por que o sistema está a ser adotado, embora parte da declaração se refira à precisão do novo sistema, sugerindo a sua superioridade. “O software Skyhook atualizado oferece uma experiência de pilotagem mais suave e confortável ao andar sozinho ou com um passageiro. Usando os sensores KECS para “ler” a estrada 1.000 vezes por segundo, a Skyhook é capaz de melhorar ainda mais a versatilidade e o conforto do Versys 1000, aprimorando o seu o comportamento para os condutores milha após milha”, lê-se.

Como funciona a suspensão Skyhook?

A teoria por trás do Skyhook, como o nome sugere, é manter a moto perfeitamente equilibrada e nivelada, independentemente das condições da estrada – como se estivesse pendurada no gancho de um açougueiro ancorado no céu. Para isso, as suspensões dianteira e traseira trabalham juntas, reduzindo o mergulho na frente e agachamento na parte traseira, alterando constantemente as taxas de amortecimento.

O sistema usa os sensores para medir a velocidade e a altura a que a suspensão se está a movimentar. Um desse sensores está localizado na massa inerte da moto, o quadro, por exemplo, o segundo na massa em movimento da moto. À medida que a distância entre esses sensores muda, o sistema calcula a quantidade de ajuste de amortecimento necessária e altera-o de acordo.

No restante, a Kawasaki Versys 1000 SE 2021 permanece praticamente igual: motor, painel, opções e estilo parecem ser os mesmos. Há duas cores disponíveis para o modelo 2021, verde e preto com toques cinza, ou cinza e preto com secções vermelhas. Os preços ainda não são conhecidos.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x