Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Nova Iorque aperta o cerco ao rúido

By on 22 Fevereiro, 2022

Nova York declara guerra ao ruído. Qualquer condutor com um sistema de escape ruídoso, adulterado em relação ao escape original, está sujeito a pesadas multas. Também o comércio e oficinas são penalizados.

Quantas vezes olhamos para o outro lado do Atlântico e invejamos a liberalidade das autoridades dos EUA em relação a veículos convertidos e modificados. Mas as coisas estão a mudar.

No dia 29 de outubro de 2021, o estado norte-americano de Nova York aprovou uma lei contra sistemas de escapes excessivamente barulhentos em veículos – sejam carros ou motos. A Lei SLEEP – SLEEP (Stop Loud and Excessive Exhaust Pollution) posta em vigor pela governadora Kathy Hochul e aprovada por ambas as câmaras, penaliza severamente a manipulação dos sistemas de escape. Isto significa que as modificações em sistemas de escape do ‘aftermarket’ resultam em pesadas sanções. Refere a lei, que quem for apanhado com um escape ruídoso fica sujeito a uma multa de 500 dólares (440€, à taxa atual de câmbio), subindo a penalização para a oficina ou comércio que venda para 1000 dólares (882€)!

A lei proíbe especificamente a instalação de tubos de substituição do silenciador, sistemas de escape com elementos de silenciador removíveis e sistemas de escape que são mais barulhentos do que o equipamento original.

Em fevereiro de 2022, o Departamento de Proteção Ambiental de Nova York (DEP) começou a emitir as primeira multas de ruído.Se a intimação para inspeção do veículo for ignorada, haverá ameaças de multas ainda maiores. Em paralelo, um sistema de monitorização de câmeras de ruído estará em operação experimental até junho de 2022. Se o resultado for positivo, todo o estado nova-iorquino provavelmente será coberto com câmeras de ruído.

Com a Lei SLEEP o estado de Nova Iorque está a reagir às crescentes reclamações dos moradores sobre as corridas noturnas de arranque e a poluição sonora resultante. Inicialmente, o foco era apenas em carros, mas o número de reclamações sobre motociclistas aumentou.

A lei que agora foi promulgada abrange todos os veículos, com excepção dos veículos construídos antes de 1979.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments