Novidades – Benelli TRK 502 X recebe Euro5 sem perder performances

By on 16 Novembro, 2020

A BENELLI VAI INICIAR O NOVO ANO COM A RENOVAÇÃO DA TRK 502 X. UMA NOVA VERSÃO COM HOMOLOGAÇÃO EURO 5, COM UM NOVO PACOTE TÉCNICO, NOVOS PORMENORES E ACABAMENTOS.

No velho continente, a TRK 502 X, juntamente com a sua “irmã” de estrada, são dois dos modelos de peso médio mais procurados no mercado das duas rodas. Ambas as versões da moto possuem um motor de dois cilindros em linha refrigerado a líquido, com dupla distribuição de árvores de cames. O motor está homologado com norma anti-poluição Euro5, mantendo a potência máxima de 47,6 CV (35 kW) às 8.500 rpm, com um binário máximo de 46 Nm a 6.000 rpm.

DESEMPENHO INALTERADO

A versão Euro 5 de aventura traz consigo um novo sistema de escape. Com a introdução do chamado sistema de ar secundário, as emissões durante o arranque são reduzidas e é activado um sistema pós-reacção que permite ajustar rapidamente a temperatura de funcionamento do conversor catalítico. Os conversores catalíticos são também atualizados para o nível Euro 5, contudo, os engenheiros da TRK conseguiram manter intacto o desempenho da 502 X, sendo para o efeito realizadas alterações à calibração da ECU do motor e relação da transmissão primária – esta última mais curta para assegurar uma resposta rápida do motor em todas as velocidades.   

 A espinha dorsal da TRK 502 X de 2021 continua a ter por base a armação tubular de treliça, com placas de aço reforçadas para fazer face a qualquer tipo de percurso (mesmo fora de estrada) com segurança e estabilidade. O amortecimento está a cargo de uma forquilha invertida com hastes de 50 mm e curso de 140 mm, que age em conjunto com o braço oscilante com amortecedor central, regulável em ressalto, compressão e pré-carga da mola, e com curso de 62 mm.

MUDANÇAS NO EQUIPAMENTO

Em comparação com a versão de estrada 502, a versão X tem um terminal de escape elevado para enfrentar os troços de estrada mais irregulares sem risco. O sistema de travagem possui um disco duplo de 320 mm de diâmetro com um calibrador flutuante de dois pistões à frente, enquanto que na traseira atua um disco de 260 mm, com sistema ABS de série. As rodas são de 19″ (à frente) e 17″ (atrás) em liga de alumínio com pneus 110/80 e 150/70. O depósito tem  20 litros de capacidade, pelo que está assegurada uma boa autonomia.

As características da 502 X incluem ainda um frontal volumoso e protector, resguardos de mãos com inserções de alumínio e um logotipo personalizado. O guiador e a embraiagem também mudam em relação à versão anterior, passando a ser facilmente reguláveis. Destaque ainda para os comandos retro-iluminados, os espelhos e punhos com logótipo TRK e abrangente painel TFT colorido que complementam o equipamento. A estética é a de uma pura moto de aventura.

ACESSÓRIOS E CORES

Entre os acessórios, a TRK 502 X de 2021 propõe um conjunto de malas em alumínio e top case, pára-brisas mais alto e uma ponteira de escape aftermarket feita em parceria com a Arrow. Esta Adventure média está ainda preparada para a instalação de luzes de nevoeiro, barras de proteção para a carenagem e motor, assim como punhos aquecidos.

A Benelli TRK 502 X Euro 5, virá nas cores branco ou antracite, estando disponível em todos os concessionários Benelli no início de 2021. Quanto ao preço ainda não se sabem valores, chegando mais tarde uma edição limitada em amarelo durante o próximo ano.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x