Scoop: Protótipo da BMW R 1300 GS surpreendido em testes

By on 22 Novembro, 2022

Estas imagens publicadas pelo site austríaco 1000ps, permitem com clareza perceber como será a tão esperada BMW R 1300 GS. As fotos foram tiradas durante o teste off-road de um protótipo que parece muito próximo da sua forma final.

Os protótipos foram surpreendidos várias vezes durante os testes mas ainda não se sabe quando será lançada oficialmentea BMW R 1300 GS. Talvez algo mude ainda, mas devem ser apenas pequenos pormenores.

Novo motor Boxer

O importante está bem definido, a começar pelo motor que continua bicilíndrico boxer mas é completamente novo. Os cárteres parecem novos e acima de tudo, tanto quanto se pode ver, parece que a lubrificação passa de cárter húmido para semi-seco; além disso , as unidades térmicas agora são totalmente refrigeradas a líquido, não mais apenas as cabeças como no modelo atual. No entanto, à semelhança daquele, estão sempre virados a 90°, ou seja, com os escapes virados para baixo e o coletor de admissão para cima, uma arquitetura que permitiu simplificar o controlo do tempo.

Os dois radiadores maiores e separados são claramente visíveis, na frente dos quais aparecem dois projetores de luz. Na vista frontal fica claro que o grupo óptico assimétrico característico desapareceu. No seu lugar, um pequeno projetor central e luzes DRL separadas. Também visível acima da luz está o radar frontal que permite a operação do cruise control adaptativo e outros dispositivos de segurança, enquanto o radar traseiro está posicionado acima da placa de matrícula.

A linha não difere muito da versão anterior, mas todos os detalhes da ciclística foram redesenhados, incluindo o assento, e a visão geral parece mais leve, talvez também graças à pintura totalmente preta usada no protótipo.

Monobraço oscilante redesenhado

A solução do braço oscilante de um só lado com o veio de transmissão a passar por ele foi mantida, mas o elemento oscilante é novo, assim como a estrutura do espigão. No entanto, o fabricante de Munique não abandonou o tradicional sistema de suspensão Telelever/Paralever. Em vez disso, parece haver novidades para os travões, tanto no que diz respeito às pinças quanto aos discos.

Entre as curiosidades está o facto do protótipo montar pneus off-road, mas ter rodas de liga leve mais adequadas para uso em estrada. Vão existir duas versões diferentes?

O que é certo é que foram registadas várias siglas : para além da R 1300 GS que deverá implicar um aumento da cilindrada, existem a R 1400 GS (talvez a versão Adventure) e a M 1300 GS, que dizem ser uma versão mais off -versão de estrada com roda dianteira de 21″.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments