Técnica: Os benefícios que trouxe o motor ‘triplo’

By on 28 Setembro, 2022

Depois de abordarmos o motor V4, as suas vantagens e desvantagens, analisamos agora o motor de três cilindros, normalmente associado às motos da Triumph. Mais leveza, melhor saída a baixos/médios regimes, são algumas das vantagens deste tipo de configuração.

O motor de tricilíndrico em linha, é um motor de combustão interna com três cilindros dispostos em uma única fila, sendo comúm empregá-los em motores até ao 1000cc, também no automóveis.  Na história do motor de três cilindros, há um fabricante de motos que em particular se destaca: a marca de motos Triumph, hoje com uma profusão de modelos com motores triplos.

Depois do fabricante de Hinckley, no Reino Unido, trazer a Trident 750 para o mercado em 1991, foi dado o sinal de partida para toda uma série de modelos de três cilindros que ainda estão no mercado hoje. A ramificação atual mais conhecida e mais potente deste conceito é provavelmente a Triumph Speed ​​​​Triple 1200 RS com 180cv. Com a sua entrega de potência uniforme e harmoniosa, o três cilindros é popular entre muitos grupos de motociclistas e atende às preferências de muitos deles.

TRIUMPH SPEED TRIPLE 1200RS

Modelos como a Triumph Rocket 3R com cilindrada superior a 2 litros mostram até onde é possível chegar com este tipo de configuração. A menor versão atual do motor tricilíndrico de Hincley até hoje, pode ser encontrada na Triumph nos modelos Trident 660 ou Tiger Sport 660.

TRIUMPH ROCKET 3 R

Mas outros fabricantes, como a MV Agusta, também optaram com uma solução semelhante, como é o caso Brutale 800 RR de motor triplo. Resta saber como e de que forma este conceito evoluirá, para cima ou para baixo em termos de cilindrada e desempenhos.

MV AGUSTA BRUTALE 800 RR

Características do motor triplo

As características do motor de três cilindros são indiscutivelmente mais próximas das de um motor de quatro cilindros do que de um motor de dois cilindros, embora muitas vezes se diga que o motor de três cilindros combina as melhores coisas de um motor de dois e quatro cilindros.

O motor tem uma capacidade de rotação semelhante a um quatro cilindros, e em termos de sonoridade o três cilindros encontra mais facilmente novos fãs do que os bloco de quatro cilindros, graças ao seu som áspero e característico. Ao mesmo tempo, o três cilindros tem mais torque na faixa de rotação mais baixa do motor e oferece mais força de tração, de modo que a troca de marchas precisa é menos importante. Outra vantagem a considerar é que a unidade motriz de três cilindros, comparativamente, é um dos conceitos de motor mais baratos e mais compactos de construir, graças a menos materiais e uma forma menor.

O combustível também é economizado graças a menos peças móveis no seu interior. Comparado com o motor bicilindrico, o motor triplo também roda mais suave e não reclama mesmo em velocidades baixas (mas não muito baixas). É claro que nem tudo neste conceito de motor é imbatível: comparado ao seu grande irmão de quatro cilindros, o três cilindros não atinge as mesmas velocidades na faixa superior de rotações. Não é excelente mas é muito equilibrado, cobrindo uma ampla gama de preferências e conseguindo desempenhos notáveis. Não é por caso que o motor triplo da Triumph é utilizado no Campeonato do Mundo de Moto2.

MOTOR DE TRÊS CILINDROS DA TRIUMPH SPEED TRIPLE 675 RS

Recentemente, o motor triplo de 765cc da Triumph, derivado da Street Triple RS de produção empregue na classe intermédia do MotoGP, foi aumentado nas rotações, potência e desempenho. Os últimos desenvolvimentos para a Moto2 colocaram-no com um aumento de 5 cv na potência máxima e mais 400 rotações por minuto. Isto foi conseguindo com alterações na extremidade superior do motor, aumentando a taxa de compressão com uma nova cabeça de cilindros, válvulas mais longas para aumentar a elevação, juntamente com um novo perfil de árvore de cames e molas de válvula revistas. Para manter o impressionante recorde de fiabilidade do motor – que já completou quase um milhão de quilómetros na Moto2 -, outras melhorias  concentraram-se nos pistões, bielas e cambota para lidar com a pressão mais alta do pistão de 90 BAR (acima de 85 BAR).

Os motores de dois tempos de três cilindros também foram no passado, a opção escolhida pela Suzuki e pela Kawasaki em alguns modelos de motos.

Vantagens do motor de três cilindros

+             Mais veloz que um motor de dois cilindros

+             Tem mais saída que um motor quatro cilindros usando menos peças internas e tem menos peso

+             Sonoridade poderosa e característica

+             Funciona suave e silencioso

Desvantagens do motor de três cilindros

–              Menor capacidade de rotação na faixa de velocidade superior

–              Pode fornecer menos potência na faixa de baixa velocidade do que um bicilíndrico bem regulado

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments