Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Yamaha NEO’s elétrica: Mobilidade urbana suave, fácil e silenciosa

By on 11 Março, 2022

Com muitas cidades a restringirem ou inclusivamente a proibirem os motores de combustão, a mudança para veículos sem emissões está a suscitar uma grande adesão. O lançamento da nova NEO’s económica e acessível, dá a todos a oportunidade de beneficiar de um transporte urbano suave, silencioso, e sobretudo, muito económico!

Durante muitas décadas, a Yamaha tem sido um dos fabricantes de maior sucesso e mais respeitados no importante mercado de scooters de 50 cc na Europa.

A partir da década de 1990, a empresa produziu alguns dos modelos de maior êxito do setor com as marcas Yamaha e MBK, incluindo verdadeiros ícones, com a BW’s/Booster, a Aerox/Nitro e a versão de combustão da NEO’s/Ovetto. A par do seu negócio principal de motores de combustão interna, a Yamaha tem investido no desenvolvimento de scooters elétricas nos últimos 30 anos e, em 1991 apresentou no Tokyo Motor Show a sua primeira scooter elétrica: a Frog. Desde então, a Yamaha tem trabalhado nas scooters elétricas e lançou vários modelos elétricos em diversos países asiáticos.

Para 2022, a NEO’s de nova geração será a primeira scooter elétrica produzida em massa “equivalente a 50 cc” da Yamaha a ser lançada no mercado europeu. Este novo e económico modelo de emissões nulas está pronto para desempenhar o seu papel na transformação da mobilidade urbana nas cidades e vilas europeias.

Estilo desportivo e universal

A NEO’s sempre foi conhecida pelo seu estilo ao mesmo tempo simples e universal. O novo modelo elétrico inclui uma nova carenagem com um estilo vertical, e um balanço dianteiro e traseiro mínimos, por forma a conferir a esta nova scooter um caráter distintivo. O seu design compacto segue linhas suaves e arredondadas. Rodeados por anéis brancos que conferem uma aparência renovada, discreta e contemporânea, os novos faróis “Twin-eye” em LED estão inspirados na dianteira icónica da NEO’s original.

Além do design esteticamente apelativo, a NEO’s conta com detalhes práticos que destacam a sua função enquanto veículo urbano de utilização diária. Além de conferirem elegância à aparência exterior da NEO’s, as molduras em borracha aplicadas ao contorno do interior também ajudam a proteger contra pequenas pancadas e riscos. Além disso, conferem um acabamento mais elegante.

A NEO’s está disponível em duas cores simples e eficazes que captam na perfeição o seu carácter discreto, mas forte: Milky White e Midnight Black. Em ambos os casos, é utilizada uma cor Aqua especial que pretende tornar-se a assinatura da marca Yamaha EV, utilizada como destaque na tampa da bateria e como cor dos logótipos 3D da NEO’s.

YIPU, a unidade de energia integrada da Yamaha

A nova NEO’s é alimentada pela mais recente geração da YIPU (Unidade de Potência Integrada da Yamaha) desenvolvida com os conhecimentos nas scooters elétricas pioneiras, como a Passol e EC-03. No centro do cubo de roda compacto de transmissão direta está um motor elétrico trifásico, sem escovas e arrefecido a ar, desenvolvido recentemente, que oferece elevados níveis de binário para proporcionar um funcionamento suave, uma forte aceleração e um funcionamento extremamente silencioso.

Uma característica chave desta YIPU de segunda geração é o seu design sem engrenagens altamente eficiente que reduz significativamente as perdas de potência de transmissão normalmente associadas às engrenagens e às correias de transmissão. Outra vantagem é o facto de eliminar o ruído mecânico e conseguir um funcionamento extremamente silencioso, e com menos peças móveis, os custos de funcionamento são reduzidos ao mínimo.

O inovador design da YIPU serve como cubo da roda traseira e incorpora o sistema de travagem traseira, com a unidade a ser montada diretamente na jante da roda traseira. O braço oscilante de um só lado contém a Unidade de Controlo do Motor (MCU) que gere a ntrega de potência. A jante da roda traseira pode ser removida facilmente para substituir o pneu ao remover cinco parafusos.

Bateria de iões de lítio amovível

Com apenas 8 quilos e localizada debaixo do assento no centro do quadro, a bateria de iões de lítio de 50,4 V/19,2 Ah proporciona uma elevada saída de potência à roda traseira. Desenvolvida e produzida internamente pela Yamaha, esta bateria de alta densidade energética oferece uma autonomia de aproximadamente 37 quilómetros com uma carga completa quando testada em Classe 1 WMTC em modo STD e a uma temperatura da bateria de 25 °C. Fornecida com uma bateria de série, a NEO’s está equipada com o conector e a caixa para uma segunda bateria opcional que pode ampliar a autonomia para aproximadamente 68 quilómetros.

O carregamento pode ser feito com a bateria instalada na NEO’s ou removida para um carregamento prático dentro de casa. A NEO’s é fornecida com um carregador de bateria portátil dedicado e concebido para se ligar a uma tomada elétrica doméstica. Um carregamento completo demora aproximadamente 8 horas.

A combinação de um motor elétrico montado no cubo de transmissão direta altamente eficiente e da bateria de iões de lítio de 50,4 V/19,2 Ah de alta densidade energética da Yamaha proporciona um binário significativo em todas as aberturas de acelerador para oferecer uma performance instantânea, a par de um fantástico arranque e aceleração contínua. Com uma transmissão sem embraiagem e sem engrenagens que proporcionam uma performance suave, a NEO’s é uma scooter fácil de conduzir e extremamente eficiente, ideal para o ambiente urbano de pára-arranca.

Dois modos de condução  

Os condutores da NEO’s podem escolher entre dois modos de condução diferentes consoante as condições e as preferências individuais. Além disso, é muito fácil mudar de modo em andamento através do interruptor no guiador direito. O modo STD oferece a máxima potência de saída de 2,06 kW a 40 km/h e foi concebido para uma utilização geral numa estrada típica. O modo ECO tem como objetivo reduzir o consumo da bateria e é o mais adequado para as viagens mais longas, em que se pretende atingir a máxima autonomia.

No modo ECO, a potência máxima é reduzida a 1,58 kW a 30 km/h e a velocidade máxima é limitada a 35 km/h, com a potência de saída a ser reduzida em toda a gama de velocidades para prolongar a duração da bateria para uma autonomia aproximada de 38.5km* com uma carga completa.

Painel prático e completo

Além do velocímetro, do conta-quilómetros, e das funções de conta-quilómetros parcial e relógio, o novo painel de instrumentos LCD compacto apresenta os níveis de carga da bateria principal e da bateria secundária, bem como os indicadores de modo de condução STD ou ECO, bem como os ícones de ligação às aplicações de smartphone, chamadas perdidas e notificações por e-mail. O estado do carregamento da bateria pode ser visto na própria bateria ou no medidor durante o carregamento. Conta ainda com outras funcionalidades, como um ícone de tartaruga para quando a saída de potência está limitada, uma luz de verificação de chave inteligente e um indicador “RUN” para quando a scooter está pronta para circular. O sistema sem chave Smart Key permite ao condutor utilizar a scooter ao transportar simplesmente a Smart no bolso.

Conclusão

Inteligente, simples, económica e fiável, a nova NEO’s é a escolha ideal para quem procura uma scooter económica de última geração com emissões nulas para as deslocações urbanas diárias e a mobilidade urbana geral. A utilização do inovador motor elétrico sem escovas montado no cubo de transmissão direta da Yamaha elimina o ruído mecânico associado a engrenagens, correias de transmissão e correntes, o que torna a NEO’s elétrica excecionalmente silenciosa. Neste caso, o silêncio é ouro!

A NEO’s estará disponível em determinados mercados europeus a partir de maio de 2022.

Ficha técnica

MOTOR, BATERIA E CARREGAMENTOS

Tipo de motor: elétrico motor sincronizado trifásico

Potência máxima: 2,5 kW (3,4 cv) 400 r/min

Binário máximo: 136,0 Nm 50 r/min

Tipo de bateria: Iões de lítio

Tensão da bateria, capacidade: 50,4 V, 19,2 Ah (5HR)

Número total de conjuntos de baterias instaladas: 1

Número máximo de conjuntos de baterias: 2

Fixação da bateria: Amovível

Autonomia (Classe 1 WMTC) 37 kmAutonomia, Modo Eco (Classe 1 WMTC) 38.5km: Esta autonomia muda consoante o local, o estilo de condução e a degradação da bateria.

Peso da bateria: 8,0 kg

Consumo de energia (Classe 1 WMTC)31 Wh/km

Tipo de carregador: Carregador de parede de 220 VAC; Saída 58,8 V, 3

Tempo de carregamento total: (0-100%) 8 horas

Tempo de carregamento mínimo: (20-80%) 4 horas

CICLÍSTICA, PESO E DIMENSÕES

Quadro: Estrutura tubular inferior

Suspensão dianteira: Forquilha telescópica com curso de 90 mm

Suspensão traseira: Braço oscilante com curso de 80 mm

Travão dianteiro: 1 disco 200 mm

Travão traseiro: Tambor mecânico

Pneus: 110-70-13M/C 48P e 130-70-13M/C 63P sem câmara de ar

Comprimento x larg. x altura (mm): 1875 x 695 x 1120 mm

Altura do assento: 795 mm

Distância entre eixos: 1305 mm

Peso: 90 kg (sem bateria)

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments