Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Viajar de moto no verão

By on 20 Junho, 2023

Para muita gente, a época das viagens de moto está a começar, e não só a segurança como temos o calor para acautelar. Aqui vão alguns conselhos práticos para viajar de moto no verão, e acima de tudo, em segurança.

A moto e pneus em perfeito estado.

O estado da moto e dos pneus, são fatores fundamentais para a segurança de qualquer viagem. A recomendação mínima é ir à oficina, pelo menos, uma vez por ano e, efetuar uma revisão geral. Óleos, filtros, líquido de refrigeração, verificar a folga da embraiagem e tensão da corrente, antes de iniciar uma longa viagem. Os pneus e travões (pastilhas) são dois dos elementos que sofrem grande desgaste no verão pelas altas temperaturas que podem atingir e por isso, no caso de desgaste algo avançado, é melhor não arriscar e mudar.

Viajar com o equipamento correto.

O equipamento de proteção é também fundamental para o conforto e segurança de qualquer viagem. É imperativo andar sempre de moto com o equipamento adequado: O capacete integral, as luvas, blusão e calças com proteções (de preferência de nível 2) e botas com boa sustentação. Em todos estes equipamentos, existem versões mais ventiladas para o verão ou capazes de retirar camadas para se tornarem mais leves e com maior circulação de ar. Não esquecer a camada térmica interior que é muito importante para não ficarmos “ensopados” com a transpiração, assim como, a “gola” que evita uma queimadura solar no pescoço.

Nunca conduzir sem luvas, de calções, t-shirt e chinelos…. A pele deve estar sempre protegida, pois uma simples queda para o lado pode ser bastante dolorosa.

Bagagem devidamente organizada e colocada.

Malas laterais, top case, mochilas ou sacos de depósito. Atualmente existem várias opções para acondicionar a nossa bagagem na moto. É muito importante como a distribuímos para evitar destabilizar a moto durante a viagem. Sempre atrás, evitando que fique saliente e o mais próximo possível do centro de gravidade da moto. Se não viajar com pendura, aproveite esse espaço para colocar carga e não mais para trás. É fundamental sentirmo-nos confortáveis com a moto equilibrada.

Não esquecer que o calor aumenta o desgaste dos pneus, e tendo a moto equilibrada, a eficiência em curva e nas travagens é maior.

Evitar as horas mais quentes

Não só a temperatura ambiente pode ser muito elevada como temos de adicionar o calor vindo do motor da moto. Uma forma de lidar com estas altas temperaturas, é fazer a viagem muito cedo pela manhã ou perto do pôr do sol, embora neste último caso, com a viagem entrar pela noite, os riscos associados são bastantes. Não aconselhável. Se não aguentarmos bem o calor, vamos evitar as horas mais quentes para aproveitar muito mais a viagem.

Muita água e nada de álcool

Mesmo arrancando cedo, vamos certamente apanhar horas de muito calor, e por esse motivo, uma boa hidratação é muito importante para aguentarmos e manter a segurança na condução. Beber muita água, e se necessário, adicionar umas pedrinhas de sal, pois perdemos muitos sais minerais com o vento quente e transpiração. O álcool (cerveja, por exemplo) dá uma falsa sensação de hidratação e apenas vai acelerar a desidratação para além dos efeitos que todos nós conhecemos. Paragens de descanso regulares e de preferência com sombra são fundamentais para reabilitar músculos e tensões.

Cuidado com o excesso de velocidade

Por irmos mais depressa, podemos não refrescar mais ao ponto de comprometer a segurança. Podemos desfrutar da nossa viagem cumprindo as regras porque, vamos sempre reduzir os riscos (e na carteira também). O limite na autoestrada é de 120 km/h e nas estradas secundárias de 90 km/h, mas devemos estar atentos à sinalização porque em alguns troços, pode ser inferior. Portanto, muita atenção, principalmente nas estradas secundárias ou nacionais… e atenção aos radares.

Distância de segurança

Manter as distâncias de segurança é muito importante. Não esquecer que a moto vai carregada e se levarmos pendura, mais diferença vamos notar, tanto na resposta do motor como nas travagens. É necessário ter espaço suficiente no caso de ter que fazer uma travagem de emergência ou ter tempo para reagir a um imprevisto. Mas essa margem de segurança também é importante para facilitar qualquer manobra de ultrapassagem.

Nunca esconder atrás de um camião, temos de estar sempre visíveis e usar as luzes e buzina sempre que necessário para indicarmos a nossa presença.

Prontos para arrancar? Com calor e segurança?

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments