Y-AMT: A nova transmissão manual automática da Yamaha

By on 25 Junho, 2024

A nova Transmissão Manual Automática da Yamaha (Y-AMT) assinala o início de uma nova era para a Yamaha, oferecendo uma tecnologia avançada de mudanças de velocidades que introduz uma nova dimensão na condução desportiva.

A Y-AMT permite aos condutores concentrarem-se em desfrutar do desempenho desportivo que a sua moto oferece ao proporcionar mudanças consistentemente lineares para criar a experiência de condução mais envolvente, com a opção de mudanças manuais suaves operadas com o dedo (MT) ou de transmissão totalmente automática de dois modos (AT).

A nova tecnologia Y-AMT estará brevemente presente em vários modelos da Yamaha.

MT: TRANSMISSÃO MANUAL

Com a MT, as mudanças de velocidade rápidas e precisas estão na ponta dos dedos, sem ter de acionar manualmente uma alavanca de embraiagem. As mudanças são controladas com o dedo indicador e o polegar, através de duas alavancas de mudanças em forma de serra – uma alavanca “plus” para as mudanças para cima e uma alavanca “minus” para as mudanças para baixo. Para um maior controlo numa condução mais desportiva, a alavanca “plus” também pode ser puxada para subir e empurrada para descer as mudanças apenas com o dedo indicador, oferecendo maior liberdade, uma vez que não é necessário retirar o polegar do guiador.

AT: TRANSMISSÃO AUTOMÁTICA

Com a transmissão totalmente automática (AT), os condutores podem escolher entre dois programas que se adaptam aos diferentes cenários de condução: facilmente comutáveis em qualquer altura ao premir um botão dedicado de “modo” operado pelo polegar. Quem procura uma condução dinâmica em estrada, pode optar pela opção “D+”, que oferece mudanças de velocidades desportivas ao engrenar mais tarde na gama de rotações para manter a emoção da condução, ao mesmo tempo que oferece as vantagens de uma transmissão totalmente automática. Os condutores em deslocações urbanas ou que percorrem longas distâncias em autoestrada podem optar pelo modo “D”, que proporciona uma experiência de mudança de velocidades mais suave e mantém as rotações baixas para maximizar a confiança ao condutor durante as manobras e a condução urbana a baixa velocidade.

NASCIDO DO PRINCÍPIO JIN-KI KANNO

O sistema Y-AMT é um exemplo perfeito da relação piloto-máquina realçada pela filosofia Jin-Ki Kanno da Yamaha ao proporcionar uma experiência de condução nova e divertida, independentemente das condições de condução, da estrada ou do objetivo da viagem.

As motos equipadas com o sistema Y-AMT vão marcar uma mudança na perceção de como as motos são conduzidas, o que resulta numa experiência de condução ainda mais envolvente e proporciona Kando, uma palavra japonesa que exprime o sentimento de profunda satisfação e intensa emoção sentida quando se encontra um produto de valor, qualidade e desempenho excecionais.

A Yamaha vai começar a introduzir o sistema Y-AMT numa gama de modelos num futuro próximo, e levar esta inovação para a condução desportiva, de passeio e para as deslocações diárias.

DESTAQUES TÉCNICOS

  • Mudanças manuais através das alavancas basculantes acionadas com os dedos
  • Dois modos de mudanças automáticos: D+ (mudanças de velocidades mais desportivas) e D
  • Embraiagem automática e mudança de velocidades acionada por motor elétrico
  • Peso: 2,8 kg

UM POUCO DE HISTÓRIA… NOVAS TECNOLOGIAS RESULTANTES DA INVESTIGAÇÃO

A Yamaha já esteve na vanguarda das mudanças automáticas em motos, tendo desenvolvido o Sistema eletrónico de mudança de velocidades Yamaha (YCC-S) para a Sport Tourer FJR1300 há quase duas décadas. O sistema YCC-S contava com um sistema hidráulico automático de acionamento da embraiagem que permitia ao condutor mudar de velocidades manualmente através de uma alavanca de velocidades acionada com os dedos.

Em muitos aspetos, o sistema YCC-S estava à frente do seu tempo e agora, fruto do desenvolvimento tecnológico da Yamaha, o sistema Y-AMT está pronto para mudar o mundo da condução desportiva.

Ao contrário do sistema YCC-S acionado hidraulicamente, o sistema Y-AMT utiliza dois atuadores elétricos para assumir as funções tradicionalmente desempenhadas pela mão e pelo pé esquerdos do condutor. O sistema pesa apenas 2,8 kg e foi concebido para permitir uma instalação fina e leve, o que respeita a famosa filosofia de design de chassis compacto da Yamaha. A largura do motor mantém-se, assim como a sensação de leveza de uma moto convencional, o que assegura a condução e o desempenho da máquina.

Ao trabalhar em conjunto com o sistema de controlo da aceleração “ride-by-wire” da Yamaha (YCC-T), os modos de condução comutáveis e as funções de controlo da velocidade de cruzeiro, uma moto equipada com o sistema Y-AMT pode ser configurada para todos os tipos de condução.

Enquanto as anteriores transmissões semelhantes para motos se destinavam normalmente a aplicações de passeio, a Y-AMT foi desenvolvida para aumentar a pureza da condução desportiva ao permitir que o condutor se concentre mais nos aspetos mais emocionantes da condução.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments