Subscreva a nossa Newsletter

Email Marketing by E-goi

Andar de moto no Inverno – 1ª Parte

By on 12 Fevereiro, 2024

Inverno é a época do ano em que muitas motos desaparecem da estrada e estacionam na garagem, envoltas em lonas à espera de dias mais ensolarados. Mas, há alguma razão lógica para isso?

Por que razão a diversão sobre duas rodas deve ser suspensa só porque a chuva e as temperaturas caiem? Na verdade, não há razão para que deixe de andar de moto no inverno e há muitos motivos para não parar a sua moto.

Em primeiro lugar, não há nada melhor do que sentir o ar fresco do inverno enquanto andamos pelo campo no nosso cavalo de aço. É refrescante, revigorante e faz-nos sentir vivos. Em segundo lugar, as estradas são menos movimentadas neste período, o que significa que podemos andar mais livremente. Porém, atenção… Andar de moto no inverno exige mais habilidade e atenção, pelo que dever aprimorar as suas habilidades.

E finalmente, há aqueles dias ensolarados de inverno. Sim, são raros, mas quando chegam são um presente. O sol brilha, o céu está azul, as estradas estão secas – é como se a Mãe Natureza nos convidasse a dar uma volta. E quem resiste a um convite da Mãe Natureza? Então, agasalhe-se, prepare a sua moto e aproveite ao máximo o inverno. Porque, como disse uma vez um homem sábio: Não existe mau tempo, apenas roupas más.

A moto

Agora que concordamos que andar de moto no inverno é uma ideia brilhante, vamos falar sobre como preparar a sua moto para o inverno.

Em primeiro lugar, tenha atenção aos pneus. O inverno significa muitas vezes condições escorregadias, então precisa de pneus aderentes. Existe uma grande variedade de pneus de inverno para scooters e também para algumas motos , mas a maioria dos motociclistas tende a não utilizá-los para viagens ocasionais no inverno. Mas, em qualquer caso, ao conduzir em estradas frias, precisa de pneus que aguentem bem essas temperaturas. São pneus de turismo com mistura de sílica. Pneus muito desportivos não são adequados para conduzir no inverno

Em seguida, o anticongelante. Se não quer que o seu motor congele, então certifique-se de que seu líquido refrigerante tenha anticongelante suficiente. Depois a bateria. O frio é o inimigo natural de qualquer bateria, e as baterias de motos não são exceção. Um carregador de bateria é um bom investimento para garantir que a sua bateria esteja sempre totalmente carregada e pronta para uso.

Por fim, manutenção. As condições de inverno podem ser duras para a sua moto, portanto, cuide bem dela. Limpe-a regularmente para remover sal e sujeira que podem causar corrosão e verifique todos os fluidos, travões e luzes para garantir que tudo esteja em perfeitas condições.

O equipamento

Quando se trata de andar de moto no inverno, ter o guarda-roupa certo é fundamental. Não se trata apenas de permanecer aquecido – embora isso seja obviamente importante – mas também de permanecer seguro e visível. E sim, você pode conseguir tudo isso e ainda assim ter uma boa aparência.

Vamos começar pelo óbvio: o blusão. Você precisa de um que o mantenha aquecido, mas que também ofereça liberdade de movimento suficiente. Procure um blusão com uma camada externa à prova de vento e impermeável e uma camada interna isolante. Preste atenção aos elementos reflexivos, principalmente no inverno. Porque no inverno o sol está mais baixo, a visibilidade costuma ser pior e os colegas nos carros não esperam motociclistas nas estradas. Se o seu blusão de moto não estiver quente o suficiente, pode ajustá-la um pouco com uma camada adicional. Mas certifique-se sempre de que a sua liberdade de movimento não seja restringida.

Em seguida, as calças. Assim como o blusão, procure calças que protejam das intempéries e ao mesmo tempo sejam confortáveis. Calças térmicas com camada impermeável são uma boa escolha. Depois as luvas. As suas mãos ficam particularmente expostas ao andar de moto, então precisa de um par de luvas que as mantenha aquecidas e ao mesmo tempo proporcione uma boa aderência. Vale a pena considerar luvas aquecidas se você não tiver punhos aquecidos. Com a combinação de punhos aquecidos e protetores de mão, poderá realizar um passeio mais longo mesmo sem luvas aquecidas. Sem esses recursos, as luvas aquecidas são uma coisa apetecível.

E não se esqueça do capacete! Um capacete com viseira Pinlock antiembaçante vai ajudar a evitar o embaçamento. Conduzir no inverno é muito difícil sem uma viseira Pinlock. No que respeita a roupas interiores, certifique-se de que se ajustem bem e realmente eliminem o suor do corpo. Roupa interior de algodão seria uma escolha errada, tem que ser roupa interior funcional!

Nota: Na segunda parte deste artigo, abordamos os cuidados que deve ter no arranque da sua moto, o planeamento das suas viagens e a preparação para diferentes condições climáticas.

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments