Uma Versão Especial Yoshimura da nova Suzuki Katana com 200 CV para 2020 ?

By on 23 Julho, 2019

Será que a Suzuki irá apresentar uma versão especial da sua nova Katana para 2020 preparada pela Yoshimura, marca com a qual sempre manteve relações próximas, sobretudo na preparação das suas motos para a competição ?

Os japoneses da Young Machine pensam que sim e inclusivamente sugerem aquilo que poderá vir a ser a versão Yoshimura da nova Katana através de um “rendering” que apresentaram recentemente.

Suzuki Katana de 1981 – 1.097cc e 105 CV

No passado já a Yoshimura desenvolveu uma versão especial da antiga Katana, cujo modelo original apresentado em 1981, e que na altura rompeu com todos os padrões estéticos existentes, com as suas linhas futuristas e que inspiraram novos modelos até aos dias de hoje. A versão original dos anos 80 tinha um motor de 1097cc com 105 CV, mais 10 CV que a versão naked da Suzuki desse mesmo ano a GSX 1100 E.

Versão Especial Katana 1175R produzida em França sobre a versão final comemorativa japonesa

A Suzuki Katana continuou a ser produzida no Japão em versões especiais e edições limitadas sendo que no final já nos anos 2000 a Suzuki produziu uma versão especial das quais um preparador francês adquiriu 5 unidades para produzir esta fantástica versão 1175R Yoshimura, com menos 40 Kg de peso e mais de 150 CV.

Com a nova Katana 2019 recentemente apresentada e da qual realizámos já o seu ensaio ( ver aqui ) nasce novamente a vontade de recuperar a mística de outrora e associar ao novo modelo as marcas que contribuíram para o converter num verdadeiro icon do sector. E a Yoshimura é sem dúvida alguma aquela que mais aparece relacionada com o histórico do modelo e da própria marca.

Versão actual da Suzuki Katana 1000 com escape da SC Project

Esta realidade leva-nos a pensar que uma eventual Suzuki Katana Yoshimura tendo por base o modelo actual pode ser de facto uma forma de criar uma nova dinâmica comercial em torno do mesmo e ir de encontro às expectativas do mercado e de todos os fãs da Suzuki Katana.

Suzuki Katana Yoshimura 2020 – Rendering realizado pela Young Machine

A ser uma realidade veremos uma preparação mais desportiva do modelo actual, com um guiador numa posição mais baixa, talvez peseiras mais recuadas, linha de escape Yoshimura especialmente desenvolvida para o novo modelo e certamente melhores suspensões e travões, com elementos de topo de gama da Showa e da Brembo. Se a Yoshimura decidir avançar para a intervenção ao nível do motor poderemos ter uma unidade a debitar uma potência perto dos actuais 200 CV da GSX-R 1000 e uma velocidade de ponta que poderá alcançar os 300 Km/h.

Aguardemos então mais desenvolvimentos sobre este rumor que parece ter bastante fundamento segundo os nossos colegas japoneses da Young Machine.

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!