Aprilia Caponord V4 – Uma realidade para já virtual

By on 27 Junho, 2023

De acordo com a Motorrad alemã existe enorme probabilidade de vermos no curto prazo uma nova Aprilia Caponord a chegar ao mercado. A Aprilia tem uma excelente base para o seu desenvolvimento e uma unidade motriz V4 com provas mais que dadas em modelos como a RSV4 e a Tuono V4 para poder concretizar este novo modelo.

Se olharmos para a actual gama Aprilia constatamos que existe uma lacuna precisamente no segmento das Big Trail e apenas a Tuareg 660 representa ( com distinção, diga-se ) e o segmento de topo das motos Adventure é aquele que mais dinâmica de mercado tem apresentado e aquele que do ponto de vista de rentabilidade tem mais interesse para as marcas.

Vemos uma evolução no segmento Adventure em marcas concorrentes da Aprilia com a adopção de motores cada vez mais potentes, provenientes dos modelos de segmentos desportivos, e adaptados para proporcionar um alto desempenho nas motos Maxi Trail. Como é exemplo a Ducati Multistrada V4 com os seus 170 CV.

A Aprilia no passado já teve uma Big Trail de 1000cc com cerca de 100 CV , a Caponord, que chegou ao mercado em 2001 e que montava motor V2 de 1000cc, tendo mais tarde, a partir de 2012 subido a sua cilindrada para 1200cc e a potência a atingir os 128 CV, moto que entretanto foi descontinuada.

Ou seja, neste momento a Aprilia tem tudo para fazer chegar ao mercado uma nova Caponord e bater-se por conquistar uma importante faixa de mercado. Uma Caponord com motor V4 com 170 cv poderia ser um complemento lógico da sua actual oferta num segmento altamente disputado e interessante para as marcas. Inclusivamente a Aprilia poderia aumentar a cilindrdada do actual motor para que o mesmo tivesse um comportamento mais redondo e responsivo desde os baixos e médios regimes e diminuísse ligeiramente os consumos, garantindo também uma autonomia superior.

Reconhecendo esta eminente possibilidade o gabinete KarDesign idealizou aquela que poderia vir a ser a nova Caponord V4 da Aprilia. Uma moto de linhas agressivas com ciclística de topo e com o seu potente motor V4, o mesmo que montam as Tuono V4 e as desportivas RSV4. Tal como tem sido estratégia em modelos modelos Aprilia, veríamos uma versão standard e uma versão Factory que integraria ciclística e componentes premium tais como suspensões Ohlins, travões Brembo de topo e elementos em fibra de carbono.

De acordo ainda com o que outras marcas propõem em termos de opções do mesmo modelo, poderíamos ter uma versão V4 da Caponord mais vocacionada para asfalto, com roda de 17” na dianteira, uma outra versão do tipo Crossover com roda dianteira de 19” e com capacidade para realizar uma ou outra incursão fora de estrada e finalmente uma versão “Enduro” com roda dianteira de 21” para aqueles que levam o OffRoad mais a sério e não gostam de se sentir limitados nas viagens que decidem realizar.

Teremos que aguardar até ao próximo Salão de Milão para saber se  a Aprilia tem em mente um novo modelo para este importante segmento de mercado, o das Big Trail, e se recupera o nome Caponord para a sua próxima Adventure de topo, certamente com motor V4.

fonte : Motorrad e Kardesign

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments