As Novidades Prováveis para 2023 – Todos os modelos que queremos ver em Milão este ano

By on 26 Setembro, 2022

Decorrerá em Milão, nos próximos dias 8 a 13 de novembro, o Salão EICMA 2022, o evento mais representativo do sector das motos e o mais aguardado do ano, evento onde ficaremos a conhecer todas as novidades para 2023 dos diversos fabricantes . 

O certame dura os habituais 6 dias e acolherá milhares de visitantes de todo o mundo no enorme espaço de exposição da Fira Milano, com a presença este ano de mais de 1000 expositores, período durante o qual as principais marcas do sector apresentam as suas novidades para o próximo ano e também alguns protótipos para testar o mercado.

Analisando as tendências e considerando os rumores que circulam sobre os modelos possíveis para 2023, assim como aqueles que todos queremos que as marcas apresentem, fizemos o presente resumo que traduz as nossas expectativas para o próximo ano.

Aprilia Caponord 660

A firma de Noale desde há muito que não explora o segmento das Sport Touring ou das Trail com características mais estradistas pelo que o crescente sucesso dos segmentos de média cilindrada e o novo motor bicilíndrico da Aprilia que monta já a Tuono, a RS e a Tuareg, pode levar a marca a recuperar o nome Caponord e apresentar em Milão uma nova versão 660.

Benelli TRK 702

O sucesso que a Benelli TRK 502 tem tido no mercado poderá levar a marca a pretender explorar um segmento superior, mantendo a configuração bicilíndrica paralela do seu motor, agora com 700 cc e potência a rondar os 75 CV.

BMW R12 Roctane

Depois de novamente apostar no segmento Cruiser com a sua impactante R18, que monta o maior motor boxer jamais fabricado pela marca bávara, é possível que vejamos no curto prazo uma versão mais compacta que poderá inclusivamente integrar também a gama R Nite T, sendo que para já se sabe que a BMW registou as marcas R12 e Roctane

BMW G310 RR

Uma desportiva de baixa cilindrada, com o motor de 314cc. monocilíndrico que equipa as 310GS e 310 R, é quase certa para 2023. Digamos que será uma evolução esperada e lógica na oferta de modelos de entrada na marca.

BMW R 1300 GS

Já foram detectados os protótipos das novas GS  para 2023 e, pese embora a BMW tenha já revelado as novas cores para o próximo ano das actuais R 1250 GS é muito possível que em Milão seja já apresentada a nova R 1300 GS como modelo 2023.

Brixton Cromwell 1200

A marca europeia de produção chinesa aposta agora num segmento superior, com motores bicilíndricos paralelos e com uma configuração que aponta claramente ao segmento das Triumph neo-clássicas como as Bonneville T120. O preço será certamente um argumento sempre e quando a qualidade e fiabilidade estejam ao nível do que o mercado europeu exige.

Bimota KB5

Depois da aquisição da marca por parte da Kawasaki parece ser que um novo modelo, depois das Roadsters KB4 e da desportivas Tesi H2 , está prestes a ser anunciado. De acordo com algumas imagens divulgadas pela marca poderá ser uma Sport Tourer com base na desportiva Tesi.

CF Moto 450

A CF Moto revelou um novo modelo com motor de 450cc, uma pequena desportiva que debita 50 CV e que irá rivalizar com a Honda CBR 500.

CF Moto 1250 TR-G

A CF Moto já comercializa esta versão GT super equipada no seu mercado e sabemos que tem intenção de muito em breve a lançar também na Europa. A 1250 TR-G conta com um motor bicilíndrico paralelo de origem KTM, já com homologação Euro 5, e tem como objectivo disputar mercado com a Honda NT1100 e a BMW R 1250 RT.

Ducati Scrambler 800

Lançada em 2015 e desde então praticamente mantida inalterada, com apenas o lançamento de versões de estilo que utilizam praticamente a mesma base ciclística, a Scrambler da Ducati irá para 2023 sofrer por uma profunda evolução.  Embora a o motor se deva manter o mesmo, a nova Scrambler incorporará electrónica mais recente e certamente uma evolução da sua ciclística ( processo pelo qual a Monster passou recentemente ).

Ducati Streetfighter V4 / Phase 2

A Ducati Streetfighter apresentada em 2020  irá manter certamente as suas características principais para 2023, evoluindo em alguns pormenores estéticos e no incremente ligeiro da potência do seu motor. Certo será uma evolução no pack de electrónica no sentido de a dotar da mais recente tecnologia em termos de ajudas à pilotagem.

Ducati Monster SP

Depois da última evolução que a assistimos na Ducati Monster, com o motor V-Twin de 937cc, que a marca tem mantido apenas um modelo em catálogo. Para 2023 veremos chegar a versão especial SP, que incluirá componentes de topo e esteticamente poderá também incluir alguma evolução nalguns pormenores.

Fantic Caballero 700

A gama Caballero da Fantic tem obtido por toda a Europa, e sobretudo em Itália um enorme sucesso pelo que uma evolução que inclua uma nova versão para 2023 com mais cilindrada é quase certa. Dada a relação que o seu fabricante, a Zongshen, tem com a Yamaha é de esperar que a nova Caballero 700 venha a montar o já conhecido e testado motor CP2 da marca nipónica.

Honda Hornet 750

Já é do conhecimento de todos que a Honda irá lançar brevemente uma nova Hornet que monta um motor bicilíndrico em linha de 750cc que deriva do motor de 1100cc da sua Africa Twin.  A sua apresentação está prevista para o próximo Salão de Milão.

Honda Transalp 750

Também no segmento das Trail de média cilindrada a Honda recupera o nome Transalp e irá apresentar um novo modelo com certamente o mesmo motor bicilíndrico de 750cc desenvolvido para a Hornet.  A nova Transalp virá posicionar-se entre a mais estradista NC750X e a sua mais sofisticada e referência no segmento OffRoad, a Africa Twin 1100. Supostamente a nova Transalp irá manter a sua filosofia de Dual Sport, com capacidade aumentada para enfrentar o for a de estrada mas sem sacrificar o conforto para rodar a dois..

Honda Scrambler 500

É quase certo que a Honda irá lançar um novo modelo no segmento neo-clássico recuperando a sigla CL do passado, conotada com a sua gama de Scramblers dos anos 60/70. Certamente irão utilizar a base ciclística da Rebel 500  e fala-se também na possibilidade de aparecer uma versão de 300cc.

Honda Hawk 11

Esta será uma versão Café Racer com motor 1100 da Africa Twin. Nada está confirmado mas no Japão o modelo já existe e é possível que chegue ao mercado europeu.

Harley-Davidson Pan America 975

A evolução que poderá fazer sentido para a primeira moto da gama Adventure da firma Norte-americana, ter uma segunda versão com o motor 975cc que integra a nova Sporster e assim captar o interesse de um público mais jovem, rivalizando com as F900GS da BMW e as Tiger 900 da Triumph.

Harley-Davidson Bronx

Depois de ter sido descontinuada e nunca ter chegado ao mercado por decisão da direção da Harley, eis que novamente se fala sobre a possibilidade de recuperar o Roadster norte-americano e vê-la no mercado num futuro próximo, talvez com uma ou com duas cilindradas, 975 e 1250.cc. Aguardemos novos desenvolvimentos.

Harley-Davidson LiveWire S2

A primeira versão da LiveWire não foi o sucesso comercial que a marca esperava. No entanto a nova versão S2 poderá vir a relançar o conceito e a ver melhores dias. Comercializada nalguns mercados desde a primavera de 2022, a nova versão S2 é mais acessível e mais leve que a versão anterior, realidade que poderá contribuir para conquistar o mercado em 2023.

Gas Gas Trail 400

A Gas Gas, actualmente pertencente ao Grupo KTM,  está a desenvolver novos modelos de características Dual-Sport e de estrada partindo da base dos modelos da marca austríaca. Já vimos recentemente o lançamento das novas versões 700, Supermotard e Enduro e é quase certo que uma nova moto do estilo “Raid” que tem por base a KTM 390 Adventure, será brevemente anunciada.

Kawasaki ZX-4R

Uma versão que abandona o bicilíndrico em linha e propõe um motor de 4 cilindros paralelos, realidade que segundo alguns media japoneses está em desenvolvimento na Kawasaki para a sua próxima desportiva de 400cc.  Uma moto que se encontra numa fase avança de desenvolvimento mas que não se sabe se chegará ao mercado europeu.

Kawasaki Z 650 RS Café

Embora não exista nenhuma informação oficial da marca parece-nos ser uma evolução natural da versão 650 RS  tal como aquela que a versão 900 RS também apresentou. Uma forma pouco dispendiosa da Kawasaki aumentar a sua oferta na gama de cilindradas médias para 2023.

KTM 890 Adventure

Embora um enorme sucesso do ponto de vista do desempenho da sua ciclística e motorização a KTM reconhece que a sua 890 Adventure tem sido algo penalizada por uma estética discutível e algo desequilibrada na frente da moto. Nesse sentido para 2023 a novas 890 vêem a sua frente redesenhada sendo que na sua principal evolução constatamos pelas imagens já publicadas, a colocação de uns painéis laterais que unem a parte superior do depósito ao farol dianteiro, criando um maior equilíbrio estético do conjunto. Em 2023 veremos várias declinações da 890 Adventure estando prevista uma Adventure Sport com rodas de 17”.

KTM 1290 Super Adventure Sport

À imagem do vimos assistindo nas versões Adventure de outras marcas, a adopção de rodas de 17” nas versões Maxi Trail parece ser uma tendência incontornável, dotando as motos de características que favorecem a sua utilização no asfalto. Para 2023 veremos certamente uma versão Sport da 1290 Super Adventure, uma alternativa menos radical  que a Super Duke GT.

KTM Duke 490

A gama 490 da KTM há muito que tem vindo a ser comentada, sobretudo pela adopção de um novo motor bicilíndrico de 490cc que irá ser utilizado em várias versões ( 5 ).  Porém continua incerto seu lançamento para 2023 sendo que certamente o primeiro modelo poderá ser uma Duke 490. Aguardemos Milão.

KTM RC 990

O novo motor bicilíndrico 990 será também adoptado numa nova desportiva que a KTM em breve irá revelar. A versão protótipo recentemente revelada mostra uma desportiva de estilo menos radical que as versões RC8C, estas mais orientadas para uma utilização em pista, sendo que a RC 990 apresenta um estilo desportivo mais descontraído em linha com por exemplo a R7 da Yamaha.

KTM Duke 990

Esta sem dúvida uma moto mítica da KTM Duke que regressa agora à cilindrada 900. No entanto não será com motor em V mas sim com o novo motor 890 bicilíndrico paralelo.

KTM Duke 125 e 390

As pequenas Duke monocilíndricas, produzidas pela Bajaj na Índia, irão sofrer uma evolução para 2023, com novo quadro de trelissa e um novo braço oscilante, inspiradas na sua irmã maior, a Duke 890.

Moto Guzzi V100

A V100 foi uma das atrações do Salão anterior em Milão  embora a sua chegada ao mercado vindo a ser sucessivamente adiada. Aparecerá finalmente na gama 2023 da Moto Guzzi

Moto Guzzi Scrambler V850X

Modelo V7 Scrambler anterior

O protótipo com base no actual modelo V7 incorpora um motor V twin de refrigeração líquida com 850cc. A sua aparência estética final não é conhecida pelo que aguardamos que a mesma nos seja apresentada em Milão em novembro próximo.

Moto Morini Seiemmezzo versão Roadster e Scrambler

As novas Roadsters e Scrambler da Moto Morini que incorporam o motor de média cilindrada que dá alma a Adventure X-Cape estarão finalmente no mercado após terem sofrido um atraso significativo no seu lançamento. Em Milão a grande novidade será a nova Granpasso 1200 com motor bicilíndrico em V de 130 CV. Do ponto de vista estético será uma moto de estilo Rally Raid de grande beleza.

MV Agusta Lucky Explorer 550 e 950

Depois de termos conhecido os protótipos apresentados no último Salão de Milão que a expectativa de chegada ao mercado das novas motos Adventure da MV Agusta é enorme. A versão 550 é de origem chinesa mas a versão 950, que monta motor tricilíndrico, foi desenvolvida pela própria MV Agusta. No entanto parece ser que os dois modelos estão a sofrer de um processo de legalidade de marca e que eventualmente poderão chegar ao mercado sob o nome da marca Cagiva. Aguardemos novos desenvolvimentos.

Suzuki GS 750

Versão GSX -S950

Finalmente a Suzuki irá apresentar a nova Roadster de gama média que vem substituir a SV 650. A nova naked virá com um novo motor bicilíndrico paralelo de 750cc  com uma potência acima dos 75 CV para competir no segmento das Yamaha MT07 e afins.

Suzuki V-Strom 750

versão V-Strom 250 SX / mercado asiático

A nova Adventure da Suzuki é também quase certa para 2023, adoptando o novo motor bicilíndrico paralelo da versão naked e certamente mantendo a denominação V-Strom. Poderá tal como as actuais motos Adventure da Suzuki, ter diferentes declinações, umas mais para estrada e outras mais para OffRoad.

Royal Enfield Hunter 350

Uma nova versão de estilo clássico com base na recente Meteor 350 e com um estilo mais contemporâneo irá integrar a gama de baixas cilindradas da Royal Enfield em 2023

Royal Enfield Metor 650 e Bobber 650

Utilizando os bem sucedidos motores bicilíndricos de 650 cc da Royal Enfield é quase certo que dois novos modelos poderão ver a luza do dia em 2023, sendo o primeiro uma custom Meteor 650, evolução da versão 350, e uma versão Bobber ao estilo da antiga Sportster da H-D.

Triumph Bonneville 500

A Triumph prepara-se para entrar num novo segmento com um modelo de 500 cc que monta motor monocilíndrico produzidos pelo seu parceiro indiano Bajaj. O estilo neo-clássico, próximo às actuais Bonneville, marcará a nova gama de entrada da Triumph e veremos certamente diferentes modelos neste novo segmento a serem apresentados para 2023.

Triumph Tiger 660 XC

Na gama 660 falta ainda uma versão Adventure. O esboço daquela que poderá em breve vir a complementar a a Roadster Trident 660 e a Tiger Sport 660, foi já apresentado no passado e deverá integrar a gama 2023. A nova Tiger 660 poderá montar roda dianteira de 19” ou 21” dependendo do seu posicionamento, mais DualSport ou mais OffRoad, e irá competir com as Tuareg 660 e Ténéré 700 ou ainda com as novas V-Strom 750 e Transalp 750.

Triumph Street Triple 765 RR

Versão RR da Speed Triple 1200

Um protótipo de uma nova Street Triple 765 mais equipada já foi fotografada em testes pelos “paparazzi” do sector. A nova versão RR virá certamente com suspensões topo de gama da Ohlins e travões Brembo de última geração. Possivelmente e à imagem da sua irmã maior a Speed Triple 1200 RR, poderá ou não vir semi-carenada e com avanços. Haverá que aguardar o salão de Milão pata conhecermos mais pormenores.

Yamaha Ténéré 900

Descontinuada a Super Ténéré 1200,  há muito se fala numa nova Ténéré num segmento acima da actual 700 que adopte o motor CP-3 da MT-09.  Parece-nos mais do que óbvia esta evolução e segundo consta, a nova Tenéré 900 será menos radical que a actual 700 e mais orientada para viagens aventura a dois, montando na dianteira uma roda de 19” em vez de 21”. Uma estratégia que nos parece acertada e complementar à actual gama que integra 3 modelos da Ténéré 700 ( Standard, Rally e World Raid ).

Yamaha XSR 900 GP

Uma nova desportiva de estilo neo-clássico é esperada para 2023. Certamente desenvolvida sobre a base XSR900, com motor tricilíndrico CP-3, a nova XSR 900 GP deverá montar uma carenagem de estilo neo-retro, com farol redondo e avanços ao garfo. Parece ser que uma R9 ( ao estilo da actual R7 ) terá sido preterida a favor da nova XSR 900 GP.

Yamaha R1 RACE

Uma versão da R1 não homologada para rodar em estrada chegará em 2023. O objectivo da Yamaha é proporcionar ao mercado uma versão da sua R1 exclusivamente preparada para a competição, sem se preocupar com as limitações do Euro 5 e mais acessível em preço uma vez que se exclui tudo que é equipamento e componentes para rodar legalmente na via pública.

Esta é a seleção que preparámos como os prováveis mas existiram muitos mais modelos que vão ser novidade no Salão EICMA 2022 em Milão… Se tiverem oportunidade não deixem de participar presencialmente naquele que é o certame mundial de referência do sector do motociclismo.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments